segunda-feira, 3 de julho de 2023

WILLYS/FORD RURAL

WILLYS/FORD RURAL

 

Acima, a "nossa" Rural até 1959

Em julho de 1956 a Willys Overland do Brasil lançou a RURAL (idêntica ao modelo americano), equipada com a mesma mecânica do Jipe.

Em 1960 o modelo aqui vendido foi reestilizado e logo se transformou em um interessante veículo urbano, mas que oferecia bom desempenho em estradas ruins.


Pesando 1.522 kg,  podia transportar até 420 kg de carga. A velocidade máxima era de 117km/h (baixa mas compatível com a proposta) e o veterano motor 6 cilindros acelerava de 0 a 100 km/h em 21,5 segundos.

Bastante espaçosa, a Rural acomodava bem até seis pessoas. Um terceiro banco opcional podia acomodar mais três pessoas em condições precárias.



Às duas portas laterais juntava-se uma ampla porta traseira, que se abria em duas metades horizontais que davam acesso a um amplo compartimento de carga. O pneu de reserva ficava do lado direito, apoiado na caixa de rodas e rente ao vidro lateral traseiro, poupando espaço útil para as bagagens. O porta-malas ficava ainda maior com o rebatimento do encosto do banco traseiro.



Em 1964 a Rural ganhou novo estofamento, frisos e grades brilhantes, assentos ajustáveis, suspensão mais macia e aperfeiçoamentos mecânicos.

Em 1965 (como o jipe Universal) o câmbio recebeu sincronização em todas as marchas. Suspensões dianteiras independentes deram-lhe maior conforto e estabilidade.

Em 1966 a novidade era, na versão de luxo, a nova grade do motor, semelhante à do Aero.


O alternador passou a ser oferecido opcionalmente.

De quebra, o utilitário ganhou um termostato para "regular a temperatura do motor e garantir partidas mais rápidas".

A rural ganhou e a inscrição "FORD" na tampa traseira e parte dos instrumentos do painel do Aero 2600. Abaixo, detalhe do teto, que fica mais largo rumo à traseira.

 

Em 1967 - ano em que a Willys foi absorvida pela Ford - o modelo ganhou novo câmbio sincronizado de 4 marchas para a versão 4x2, enquanto a versão com tração integral (4x4) continuou com câmbio de 3 marchas. 

No fim da década de 60 a Rural a Ford disponibilizou o novo motor de 3.000cm3 e dupla carburação (140 cavalos), além de um terceiro banco (opcional) no lugar reservado às bagagens.

Na década de 70 a versão 4x2 passou a ser a mais vendida, dando a Rural um perfil mais urbano, “de família”, oferecendo o veterano sistema de tração integral como opcional.

Em 1975 o o veterano motor 6 cilindros cedeu a vez ao moderno motor 4 cilindros, 2.300 cm3 e 91 cavalos, que também era oferecido para o Maverick. 

Com vendas cada vez mais baixas, a Rural saiu de linha em 1977 e os exemplares sobreviventes preservaram o valor e continuam sendo amplamente usados nas zonas rurais e exibidos nos encontros de carros antigos como "relíquias". 

WILLYS/FORD - RURAL (CADASTRO NACIONAL)


CADASTRO NACIONAL DE WIILYS/FORD - RURAL

Placas cinzas, pretas ou MercosulAAA 1132 – AAE 1293 - AAF 2165 - AAG 7056 – AAJ6475 - AAL 5745 – AAM1690 - AAN 3651 - AAP 8863 - AFH 8060 - ABA 9085 – ABC 4511 - ABC 5968 - ABC 6932 – ABD 3687 – ABH 4392 - ABI 5717 – ABI 9717 - ABQ 0772 – ABT 8475 - ABU 4110 - ABZ 8740 – ACA 3906 – ACE 6315 – ACG 2289 - ACG 3043 – ACK 0544 – ACV 8168 - ACW 3267 – ACY 9480 - ADB 7595 – ADC 1546 - ADE 0697 - ADF 8256 – ADJ 2587 - ADJ 9740 – ADP 4347 - ADZ 5546 – ADZ 5748 – AEA 5937 – AEC 8102 - AEC 8268 - AED 9468 – AEG2566 - AEH 3214 - AEL 0173 – AFE 7122 – AFI 4092 - AFO 7609 – AFP 0013 - AFP 4172 - AFU 0449 – AFV 7182 – AFZ 1961 - AGB 3892 – AGD 2647 - AGD 5541 - AGF 5131 - AGH 2724 - AGJ 3181 - AGK 8874 - AGK 9311 - AGN 4049 – AGU2180 – AHC 2719 - AHF 8933 - AHH 7170 - AHK 2564 – AHK 6196 - AHO 1960 – AHO 3887 - AHO 8078 – AHQ 1279 - AHQ 6987 – AHR 6751 - AHX 0413 - AHX 9127 - AHY 1021 – AIC 4252 - AIC 7833 - AID 1526 - AID 3067 - AIH 6713 – AIH 8212 - AII 2270 – AII 3830 – AIJ 2659 - AIJ 5073 – AIK 1013 - AIK 4844 – AIL 0353 - AIL 4189 - AIM 2955 - AIM 4103 - AIN 2509 – AIN 4135 - AIN 7096 – AIO 6J06 - AIO 8505 – AIO 8582 – AIP 7478 – AIP 8976 - AIQ 2782 - AIQ 3103 - AIR 3219 – AIR 4489 – AIR 6875 - AIR 8949 - AIR 9277 - AIS 5609 – AIS 5960 - AIS 8063 - AIS 9877 – AIT 5814 – AIU 8439 - AIU 8587 - AIU 9258 - AIV 0860 - AIV 3129 – AIV 6365 - AIV 9280 - AIW 0876 – AIW 1205 - AJA 9203 – AJB2405 - AJE 6711 – AKB 3949 - AKG 2895 - AKI 2026 – AKJ 9233 – ALS 1155 – AMS6A43 - AOM 8957 - AQM 1966 – ARD2A00 – ARD 5732 - ARL 2626 – ARM 1959 - ARU 1959 – ARU 1972 - ARU 1973 - ARW 1959 – ASS 2990 - AST 7589 – ASU 1966 - AUK 1966 - AWG 7087 - AWO 1959 – AWO 1963 - AWY 1969 – AZI 1314 - BGA 5919 - BGB 2211 – BGF 4794 - BGT 0527 – BHJ 6423 - BHP 8119 - BHR 1819 – BHS 5651 - BIG 3640 - BIP 5210 – BJI 1378 - BJI 1967 – BJK 1431 - BJR 0433 - BJR 1973 - BKM 2166 – BKM 7657 - BKT 9101 – BLC 6135 – BLP5F91 - BLR 5186 - BLV 9657 - BMF 1251 – BMK 7496 – BMN 6811 - BNE 0582 - BNF 0578 – BNQ 9956 – BNV7I22 - BOO 3912 – BOR 1966 – BQP4432 - BQT 3332 – BRB 8756 - BSQ 2518 – BTP 3746 – BUX 8824 - BVM 0448 - BVX 4623 – BWI 6422 - BXN 9761 - BZD 5798 – BZJ 3696 - BZQ 4295 – BZT1150 - CAB 5129 – CAH 4412 - CAJ 1960 - CBY 3791 – CCJ 0521 – CCQ 2744 - CCT 5172 – CDD 0692 - CEX 8815 – CFQ 4251 - CGL 9131 - CHY 7586 – CIC 1294 – CIH 1814 - CJE 9762 – CKB 6687 – CKE5G20 - CLC 9065 – CLM 2911 - CMA 2654 – CMD 3752 - CNH 7046 – CNS 4360 - CNZ 7082 - COB 4125 - COF 4954 – COF 7321 – COL 0339 - COL 5830 – COM 4347 - COO 8254 - COW 9236 - COY 0842 – CPB 2415 – CPN 2374 - CPT 8183 - CQA 6119 – CQD 1022 - CQI 9335 - CQJ 2794 - CQN 1870 - CQN 1967 – CQN 8732 - CRP 2518 – CRR 3817 – CRR 4255 - CRR 9972 – CRS 4744 - CRT 6165 - CRU 0484 - CRV 1592 – CRX 7862 - CSJ 4476 - CSM 0817- CSM 1060 – CSM 2237 - CSM 5382 - CSP 6182 – CSS 4663 - CSU 3963 – CSY7I06 - CTD 1775 - CTD 4485 - CTR 1975 – CTS 9559 - CVJ 4773 - CVU 9074 – CWA 2654 - CWE 5424 - CWH 2815 – CWN9287 - CWX 1592 - CXG 5062 – CXE 6386 – CXG 5062 - CXH 1964 - CXH 4012 - CXH 9298 - CXT 0378 – CYC7519 - CYD 8609 – CYE 1968 - CYF 3278 - CYF 9246 – CYI 1976 - CYP 5521 - CYU 6431 - CYY 1261 - CZB 1983 - CZD 1936 – CZP 5075 - CZV 8072 - DAQ 3320 – DAW 6858 - DAY 1970 – DAY 5360 – DAZ 3169 - DBG 4625 – DBK1B22 - DBK 7536 - DBN 2427 – DBU 6966 - DBV 4216 - DBX 1973 -  DCC 3640 - DDH 9765 - DDK 6124 -  DDH 9766 - DDS 1909 – DDY 3218 -  DEW 9405 – DFO 5958 – DFU 1964 – DKC 1971 - DKR 2763 – DTP 0581 - ECL 1970 – EGH 7944 - EUQ 1972 – EWQ 2068 – EXH 1968 - FIO 1776 - FOW 1958 - FUR 1971 -  FVT 1963 – GAC 1972 - GDT 6286 -  GDU 3101 - GKI 6932 - GKL 0194 -  GKM2434 - GKQ 1555 – GKY 4885 - GKZ 1408 - GKZ 3401 – GLA 5652 - GLA 6215 - GLE 4391 -  GLF 2175 -  GLH 2860 - GLI 1395 - GLL 1696 - GLP 3788 – GLU 0067 – GLU 8307 – GLV 5786 - GMD 0746 – GLT 4088 - GLV 5786 - GLV 6307 - GLW 9628 – GLW 9900 – GLZ 8966 - GMA 3565 - GMD 0746 - GMD 3893 - GML 8122 -  GML 9454 - GMO 3983 - GMP 0645 - GMU 3035 – GMX 1271 – GMZ 1231 - GNH 7046 – GNH 8472 - GNI 4397 – GNK 8841 - GNS 0247 – GNS 1273 - GNT 3734 – GOH 0267 – GON 5407 - GON 9232 - GON 9282 – GOR 8944 - GPD 4952 - GPH 0744 – GPH5676 - GPJ 7178 - GPL 9684 – GPM 8817 - GQS 7479 - GPY 0161 - GQC 4446 – GQQ 4731 - GQR 1395 - GQX 4904 – GRD 6197 - GRI 1145 - GRK 3847 – GRO2H98 - GRR 2810 – GRV 5179 - GRW 3651 – GSB3052 - GSC 2709 – GSD 8815 - GSJ 2946 – GSK 2165 - GSY 1702 – GSY 3308 - GSZ 6695 – GSZ 6699 – GSZ6I74 - GTO 5922 – GTO6G24 - GTP 6697 - GTR 1966 - GTR 9599 – GTT 9764 - GUA 4008 - GUE 1134 - GUE 1713 - GUM 1005 - GUM 1374 – GUO 3391 - GUS 7887 – GUZ 3297 - GUZ 7357 – GVL 0447 - GVS 9170 - GVU 5177 - GVW 2791 – GXG 1959 - GWB 6812 – GWJ 1382 – GWJ 5603 - GWJ 9074 – GWK 8482 - GWL 2945 – GWO 6556 – GWT 2399 – GWT 9913 - GXC 7208 - GXG 1959 – GXJ 3214 - GXJ 3735 - GXJ 5683 – GXJ 5738 - GXK 1754 -  GXT 9031 -  GXY 7414 - GZN 3140 -  GZT 6704 -  GZV 8072 - HAD 7461 – HCA6I66 - HCM 8978 – HCS 1384 - HDT 8197 - HIU 1963 - HOX 3904 – HQT 3677 - HQX 3790 – HQX 5445 – HQY2A82 -  HQZ 0531 – HRD 3435 - HRJ 6148 – HUZ 1964 - HVF 1975 – HVG 3265 – HVY 0171 - HZA 2712 – HZJ 6450 - IAS 9542 -  IAT 2115 – IAT 3632 - IBC 2332 - IBH 4419 – IBK 0037 - IBN 3506 -  IBR0A68 - IBR 3679 – IBW 0940 - IBW 8213 – ICA 7551 - ICA 8080 -  ICC 9324 - ICE 0463 -  ICH 1678 – ICL 5563 - ICN 3264 - ICR 2665 -  IDF 5986 -  IDG 7672 -  IDI 2555 -  IDJ 2454 - IDP 0089 - IDR 5022 -  IDS 1144 - IDS 8219 – IDT 8070 – IDX 0998 - IEA 2792 - IEB 9912 -  IEF 4502 - IEG 5566 – IEH 5431 - IEI 2907 - IEK 2883 - IEK 8314 – IEL 1775 - IEM 0079 -  IEM 2112 – IEN 6854 - IEO 3985 - IEO 5154 -  IEP 2718 - IEQ 3985 - IES 9479 – IEU6H35 - IEU 8892 – IEX 9538 - IEY 8403 - IFA 7840 – IFB 3734 - IFB 5234 – IFD 8592 – IFEV1546 – IFF 0632 -  IFF7832 - IFG 7926 -  IFH 4635 – IFI 2781 - IFI 3287 - IFJ 5213 – IFS 7069 - IFM7092 -  IFU 4850 – IFU 5589 - IFV 1487 - IFY 7182 - IFY 9663 – IGA 2748 -  IGG 7595 - IGH 4687 - IGH 8944 – IGJ1H41 – IGJ 8559 - IGJ 9364 – IGO 0851 - IGO 1609 - IGP 4887 - IGP 8330 -  IGT 0165 - IGT 4532 -  IGU 1384 -  IGU 1804 - IGU 9138 – IGV 1260 - IGX 2505 - IHB 3274 – IHD 9163 - IHF 2484 - IHF 5285 – IHH2123 - IHH 4221 - IHJ 3362 - IHK 1721 - IHK1954 - IHL 0473 - IHL 0679 - IHL 9972 -  IHM 4291 – IHM 4935 - IHN 1416 – IHN 4935 – IHN 4H34 - IHN 5996 – IHN 7678 -  IHN 8785 -  IHO 4147 - IHP 7679 – IHQ 6157 – IHR 4197 - IHR 5390 -  IHR 6086 - IHR 6754 -  IHT 9615 - IHU 0805 - IHV 5593 - IHV 8962 – IHX 9884 - IHY 7381 - IHR 5390 -  IHR 6754 -  IHR8A54 - IHV 8962 -  IIA 5517 - IIA 8539 – IIF 2483 - IIF 4552 -  IIG 4125 - IIG 4575 – IIG8689 - IIH 0342 -  III 4028 – III 6511 – III 8647 - IIK 9278 – IIK 9467 – IIL 6197 - IIL 7885 – IIM 3079 - IIM 9776 – IIN 2230 - IIN 4253 -  IIO 9443 – IIP 9596 – IIQ 4115 - IIV 3112 - IIW 1824 – IIX 9190 - IIY 5552 -  IIY 6200 – IIZ 4980 - IJH 6242 – IJI 7940 - IJJ 9298 – IJK 2301 - IJL 4550 - IKM 8624 – IKN 1338 - IKV 3246 – ILF 1592 - ILZ 3481 - IMF 5609 – IMV 5075 - INI 6874 - INQ 2694 – INU5656 - IQI 3465 - IRM 7125 - IRU 1954 – IRU 1959 - IRW 1960 – ISW 1636 – IVO 6285 – IZK 1958 - JBB 1975 - JBM 3354 - JDD 0902 - JFA 8870 - JFG 9674 – JFH 1387 - JGQ 3763 – JKO 1964 - JLS 3823 - JMP 4220 – JMT1I39 - JNT 9348 -  JOA 3532 - JOG 0392 - JOR 5422 – JTA 7736 – JTN 0808 - JTP 0644 – JWG 8425 - JWM 0119 – JZD 8248 - KAZ 1408 - KBQ 4751 – KBU 4548 - KFF 2784 – KFS 3592 – KFZ 9387 - KGA 7838 – KGB 1123 - KGD 5168 – KHA 0296 - KJA 1134 - KLS 5411 – KPK7A03 - KPY 3889 - KQC 2455 – KRF 7940 – KSB 3680 – KSG 6694 - KSR 4559 - KSS 8642 - KST 1742 - KSU 4347 - KSW 2778 - KSZ 3362 – KTD 4844 -  KTE 5606 -  KTH 0673 -  KTJ 0440 - KTJ 8219 -  KTM 0179 -  KTP 0273 - KTQ 9412 – KTT 4982 - KTU 8739 -  KTZ 3836 – KUA 6901 - KUM 1374 -  KUN 1162 – KUO 8505 – KUS 4599 – LDB 5235 - LDH 3868 - LDJ 3971 – LDM 7215 - LDQ 6166 - LDR 3824 – LDR 9300 - LDR 9834 – LDS 8828 – LDW 8162 - LDY 7736 - LEA 0183 -  LEA 4750 -  LEB 6690 – LEF 2447 – LEP 9433 - LEQ 5250 – LER 8874 – LET 6313 - LFY 9778 – LGL 4248 - LHK 9737 - LHN 2277 – LHP 4313 – LHUB4H50/LHU 4750 - LIA 2496 – LIJ 3365 - LIN 8019 - LIP 6592 – LIR 4776 – LIW 5521 - LIY 1936 - LJA 5124 – LJI9C38 - LJS 1523 - LKA 9181 – LSJ 5634 - LVH 7495 – LVS 4096 - LWL 4850 - LXF 4261 - LXG 5044 - LXI 3211 - LXQ 4836 - LXU 1117 - LXV 7802 -  LXX 3813 - LYE 6454 – LZE 6123 - LZI 3715 – LYD 0191 – LYE 6454 -  LYI 3693 - LYN 8041 - LYU 0831 – LYW 3774 - LZD 9213 - LZE 6422 – LZF 4676 - LZG 9423 – LZJ7886 - LZJ 7997 - LZK 2364 -  LZN 4067 - LZN 9576 - LZO 5985 - LZR 7677 -  LZS 4878 – LZS8D78 - LZS 8296 - LZS 8847 – LZU 1897 - LZU 4513 -  LZU 9978 - LZW 5057 – LZY 3797 - LZY 9976 – LZZ 0646 - LZZ 0778 - MAC 1959 -  MAD 1958 -  MAF 3741 – MAF9441 - MAG 6559 -  MAH 5953 - MAI 9954 - MAL 9078 - MAP 4036 - MAQ 5796 -  MAS 6295 -  MAS 1972 – MAV 4827 - MAZ 5727 - MBH 9879 – MBJ 0679 - MCD 8433 - MCK 3349 – MCL 5561 – MDB 5830 - MDE 6920 -  MEA 5860 - MDK 8290 – MIW 1965 - MJS 1970 - MJZ 1958 – MMI 1968 - MMP 1961 - MMU 9277 – MMZ 8868 – MNG 8750 – MNJ 4768 - MNM 2212 - MNO 1080 – MNZ 7385 - MQC 4504 -  MQK 1680 - MQN 2234 – MRF 4671 - MRL 2521 – MRU 5898 – MSE 1966 - MUK 0581 – NIX 1951- ODD 1862 - OFX 1948 - OWR 8049 -  PPF 0802 – PRF 1960 - PUR 9159 – QUO 3500 - SGB 1954.

Total: 819 exemplares.

Última atualização em 17 de julho de 2025.

domingo, 18 de junho de 2023

PICK-UP JEEP/WILLYS - F 75 e F 85 (E CADASTRO NACIONAL)

 

Acima e abaixo, picapes Jeep americanas (nacionalizada a partir de 1960, e modernizada)

 

Inicialmente eram encontrados no Brasil alguns exemplares da picape Willys importados dos EUA, mas seu início de produção, no Brasil, se deu em meados de 1960, já como modelo 1961.

Denominado “Pick-up Jeep”, o veículo adotava o mesmo visual dianteiro da Rural brasileira, e também uma caçamba em aço, mais moderna, sem pára-lamas destacados como a da americana.


Também foi lançada uma variação com caçamba em madeira, chamada “Comercial Jeep”.

Com capacidade de carga de 750 Kg, a picape chegou apenas na versão 4x2.

A versão 4x4 estreou na linha 1962, mesmo ano em que este modelo também ofertou, opcionalmente, um motor a óleo diesel fornecido pela Perkins.

Ainda em 1962 a Willys lançou uma versão especial para o exército – era a "Pick-up Militar" (F 85) chamada popularmente de "CACHORRO-LOUCO", pois era brava e valente como tal.


Ela foi amplamente utilizada no campo por ser valente e versátil, e enfrentava atoleiros com a maior facilidade.

A ampla carroceria tinha capacidade para até 798 quilos e na cabine até 3 pessoas se acomodavam com relativo conforto, graças ao banco inteiriço, ao câmbio na coluna e ao teto alto. A F 85 oferecia porta-objetos sob os bancos. A  motorização era a mesma da Rural com o valente motor BF161, 6 cilindros, 2600cc, 90HP.

Em 1965 a picape Jeep ganhou suspensão independente nos modelos 4x2 e molas helicoidais, além de câmbio de 3 marchas sincronizado.

Em 1966 a Willys lançou uma variedade de opções, onde anunciava: “O Pick-up Jeep não precisa ser adaptado: ele já vem de fabrica como você quiser: ambulância, carro de bombeiro, lança-foguetes para fins militares, carro forte para transportes de valores, além das versões comuns - standard e cabine dupla".

Era oferecido o alternador no lugar do dínamo, além de roda-livre (4x4) – ambos opcionais. O ano de 1966 marca, também, o início da montagem dos utilitários da Willys na planta de Jaboatão/PE, que pode ser considerada a primeira montadora de veículos da região nordeste do Brasil.

Em 1967 a picape recebeu novo painel de instrumentos localizados a frente do volante e trava de direção, além de câmbio de 4 marchas sincronizado e novo para-choque traseiro.


A partir de 1968 a picape passou a ser fabricada pela Ford-Willys e recebeu, opcionalmente, motor de 6 cilindros e 3000cc (110HP).

Em 1970 surgiu uma versão Luxo (com capota branca) e em 1972 passou a se chamar "F-75", ganhando novas cores.

Em 1976 a versão 4x4 podia contar com o moderno motor de 4 cilindros, 2.300cc e 90 HP de potência (o mesmo do Maverick). A versão luxo agregava botões cromados, calotas e pneus com faixa branca, além de pintura saia-e-blusa, para quem usava o carro mais na cidade.

Em 1980 o motor 4 cilindros era movido a álcool e em 1983 a picape F75 saiu de linha, com 177.551 unidades produzidas. 

Acima, com a inscrição "JEEP" na tampa traseira.

Abaixo, com o logo "FORD" estampado.


CADASTRO NACIONAL DE PICK-UP JEEP/F75

Placas (cinzas, pretas ou Mercosul): AAA 1944 – AAB 5528 - AAE2902 - AAF 1760 - AAP 6110 - AAU 2058 - AAV 1951 - AAY 5174 - ABC 0416 - AAD 8657 - AAF 3066 – AAJ 6269 - AAL 7840 - AAR 6037 – AAS4060 - AAU 2134 - AAZ 2748 – ABC 5717 - ABC 9165 – ABF 4831 - ABI 6837 – ABN5856 - ABP 6607 – ABS 3810 – ABV 3130 - ACA5134 - ACC 0986 - ACF 4468 – ACH 8379 - ACJ 7920 - ACK 4147 - ACN 2504 – ADA 9741 – ADH 6997 - ADJ 2379 - ADL 7849 - ADT 2311 - ADZ 8382 – AEE 5066 - AEE 7367 – AEG 7097 – AEL 7687 – AEM 8520 - AEX 2697 – AEY 9288 – AEY 9918 - AFA2455 - AFB 5456 – AFB 5631 - AFC 2635 – AFH 8060 - AFU 7725 – AFV3I58 - AFV 6207 – AFW 0952 - AFX 1520 – AFX 5714 - AGB 5199 - AGC 3582 – AGC 5416 - AGF 8562 – AGJ 1207 - AGJ 1678 – AGJ 6910 - AGK 7586 – AGK 9228 - AGN 0918 – AGP 4716 - AGU 1396 - AGU 2116 – AGX 6392 – AGZ 6978 - AHE 2536 - AHE 5494 - AHN 0800 - AHP 5589 – AHS3C81 - AHW 5958 – AID 3964 - AID 8820 – AIG 9476 - AIH 3578 - AIH 8267 - AIH 9041 – AIJ 0649 – AIJ2D19 - AIJ 5682 - AIJ 8440 - AIL 4952 - AIM 3503 – AIM 4840 - AIO 3918 - AIP 9327 – AIP 9454 – AIQ 1189 - AIQ 8160 -AIR 5079 – AIR 6817 - AIR 8047 - AIR 9112 - AIS 6791 – AIT 5939 - AIT 7586 – AIU 5138 – AIV 1215 - AIV 6258 – AIV 9280 – AIW 0623 – AIY 0584 – AIZ1I27 -  AJA1580 - AJA 5851 - AJB 1973 – AJD 6056 - AJG 0332 – AJK 5343 - AJX1579 - AKM 1952 - AKU 0454 - ALK 8906 – ALO 9182 - ANJ 4782 - AOI 4103 - APW 1950 – ARS 9625 - ARV 4364 – ATY 4272 – AUG 1954 - AUL 0495 - AVA 1967 – BFE 8043 – BGY9C25 - BHR 3354 - BIC 0963 - BIR 9835 - BJB 0717 – BKK 6264 - BLB 6202 - BLD 9772 - BLE 7613 - BLE 8794 – BLG 0604 - BNQ 4278 – BNY 7872 – BOP 1958 – BQP 2042 - BPN 1970 – BRA 9014 – BRF 4974 – BRP1J54 - BSH 0769 - BST 6579 – BTC 5693 – BFW 9305 - BTD 4967 – BTP 7242 - BTS 0636 - BUC 2697 - BUF 6190 - BVQ 8973 – BWI9A56 - BWN 7999 – BWZ 4152 - BXG 9199 – BZI 9925 - BZN 8624 – BZS 3470 - CBH 2809 – CBH 7723 – CBM 5471 - CBZ 1964 - CCZ 5393 – CDJ 3629 - CDJ 6020 - CEG 1967 – CEP 0031 - CEZ 1964 – CFC 8773 - CGH 3761 - CGH 6165 - CGI 6124 - CGV 2693 - CHF 8052 – CHJ 1460 - CHJ 5273 – CHZ 2684 - CIK 9931 – CJH 3045 – CJI 1865 - CJO 0161 – CJV 3609 - CJX 0485 – CJX 1966 - CKO 9608 - CKY 4452 - CLH 9389 – CLZ1E92 - CMA 9605 - CMX 1613 – CMY 4621 – CNZ9A29 - COG 3962 – CON 8847 - COV 4982 - CPH 5654 – CPQ 4593 - CPQ 6205 – CPT 0436 - CPT 4301 – CQG 2411 - CQH 9553 - CQK 8362 - CQN 1870 - CRE 9171 - CRS 1434 – CSN 5147 - CSX 5394 – CTC 2742 – CTD 1050 - CTD 7219 – CTH 2976 - CTQ 6583 - CTZ 8413 – CWP 6404 - CWX 1905 - CXC 7940 - CXJ 3468 – CXM 9622 - CXQ 9141 - CXR 1892 - CXR 6651 – CYB 2171 – CZD 4872 – CZM 8839/CZM8I39 - CZU 8532 - DBE 1056 - DBP 0826 - DBW 5812 – DCY 0554 - DDL 2125 - DDP 4200 - DFN 7265 – DFR 7489 - DFZ 4233 – DGK 0278 - DHP 3061 – DIC 4720 – DJD 1951 – DMB 1476 - DNY 1952 - DOT 8122 - DQC 1670 – EIJ 7396 - FZW1970 - GDM 7813 – GFS 1949 - GKM 1023 - GKV 0769 - GKY 9896 - GLK 2029 - GLM 5609 – GLM5D35 - GMF 0796 – GMJ2F88 - GMJ 9861 - GMK 1023 - GMW 7545 - GNC 8307 – GNG 5129 - GNJ 9409 – GNT 4379 - GOM 2312 – GON 1850 - GOY 4874 – GOZ 0409 - GPQ 4593 - GPV 5919 – GQB 9160 – GQH 1851 - GQP 1975 – GQS 7424 – GQV 2883 – GRD 2701 – GRG 7758 - GRJ 7182 – GRM 4933 - GRX 6033 - GRX 9345 – GRX9757 – GSA 1549 - GSA 3914 - GTL 3944 - GTO 6624 – GTP 9038 - GUB 5990 - GUB 6809 - GUC 6630 - GUE 3408 – GUG8J71 - GUK 2192 - GUM 3461 – GUS 1286 - GUS 8591 - GUV 9272 - GUW 0862 – GUZ 8994 – GVK 4694 - GVG 3065 - GVP 2923 – GWJ 5073 – GWP 4047 – GWS 0743 - GWX 5711 – GYC4H28 - GYG 3760 - GYJ 4893 - GZA 3088 – HAV 7186 – HBJ 5449 - HCV 1970 – HFK 2973 – HPC 8336 - HQM 9305 – HQQ 9120 – HRA 3755 - HRD 5552 - HRH 1952 - HUF 1941 – HUR 7959 – HVH 8484 - HVS 4412 - HWA 6501 – IAW 1191 -  IAZ1031 - IBD 2080 – IBK 3821 - IBO 1085 – ICK 0154 - ICS 5509 – ICX 8963 – IDC 1510 - IDI 1189 – IDI 9525 – IDJ 0188 - IDJ 5003 - IDN 1616 – IDP 0456 - IDQ 8202 – IDZ 7G01 - IEA 3287 – IEA 7064 – IEC 0848 - IEC8355 - IEO 1016 – IES 7092 - IFB 4506 – IFC 4129 - IFC 4721 – IFC5076 - IFC7999 - IFG 9395 – IFH 6916 – IFN 4051 - IFO 4226 - IFS 2779 – IGK4J18 - IGJ 6389 – IGL3E65 - IGN 6645 – IGO 3784 - IGX 8280 – IGZ 1914 - IHE 2655 – IHF1A62 - IHM 0709 - IHN 4790 - IHP 1880 – IHQ 7495 – IHR 9680 - IHT 7096 – IHU 6403 - IHW 0266 - IHW 3196 – IHW 7786 – IIC 1337 - IIC 1712 – IID0F60 - IID 2634 - IID 7046 - IID 7500 – IIE 9894 – IIH 0251 – III 7877 – IIK 5739 - IIO 6299 – IIQ 0746 - IIS 2896 - IIX 9475 – IIZ 4203 – IJA 4118 – IJA 8419 -  IJD8476 - IJE 3587 – IJE 9644 - IJG 7321 – IJR 2284 - IKA 3491 - IKN 3570 – INS 0824 - INY 1961 - IRQ 2502 - IRW 1949 – IVX 1977 - IWI 1961 - IZJ 5206 – FJA 6290 – JKR 6686 – JMV 2432 - JOH 2456 - JTL 8355 - JYI 7198 – KGG 1926 – KGX 5730 - KHJ 8009 - KHM 0440 – KKA 1948 - KOE 5071 – KPT 0039 – KSA 0550 - KSN 0665 - KSK 9141 – KST 0300 - KSX 2479 – KSY 9323 – KTG 7351 - KTO 5934 – KTP 0089 - KTS 1004 - KTV 0584 – KUE 0340 - KUF 4263 - KUK 6183 – KUQ 4400 - LFG 7226 - LFP 7031 - LHB 1371 – LHH9F65 - LKZ 2026 - LUW 9760 - LWR 4725 – LWU 3442 - LWY 3422 - LXA 7351 – LXF 8321 - LXL 9154 -  LXP 0921 - LXP 9658 - LXQ 7716 - LXV 4554 –LYF 1307 - LYF3E30 - LYG 1229 – LYS 1711 – LYV 4554 - LYX 0112 – LZG 4495 - LZL 3265 – LZL 0855 - LZL 6825 - LZM 6337 – LZN 9476 – LZO 1757 - LZP 5916 – LZQ 4456 - LZS 2818 - LZS 3636 - LZT 9526 - LZU 3108 - LZV 2426 – LZW 0477 - LZW 6817 - LZX 0618 – LZZ 0851 – LZZ 2206 - LZZ 9141 – MAA 1698 – MAC 4010 - MAD 9660 - MAH 2353 - MAK 2209 - MAK 4167 – MAM 8557 - MAN 6489 – MBC 6921 - MBG 0838 – MBH 8269 – MCA 1739 - MCL 0120 - MDE 2580 – MDI 0411 - MGI 3508 - MHT 8982 – MIC 4960 - MNM 2078 – MOC 2647 - MPO 3925 – MQY 2675 - MRF 2762 - MRJ 2994 - MRJ 3011 – MRP 7386 - MRU 5898 – MRY 2077 - MRY 9102 - MYV 5499 – NIX 1969 – NUE 8135 - NYA 7722 – OWC 3047 - PKP 1961

Total: 510 exemplares

Última atualização em 12 de dezembro de 2024

 

CADASTRO NACIONAL DE F-85

Placas (cinzas, pretas ou Mercosul): ADJ9451 – AEG4987 – AHW 0386 - AIV8076 - AIW5764 – AIZ0448 – AQW1971 – AWX0436 - AZF0085 – CEG1967 - CJX0485 – CJY9755 – CMA 9605 - CMY4418 - CXV9505 – DCW7070 – DGQ7056 – DLB8919 - EFZ5421 – FWB1970 - GNP9759 - GSM8748 – GWK5073 – HCV1970 - IDG7672 – IGG 0391 - IIE1347 – IIN 5334 - IKT5118 – IKY4233 – IOY4336 – JEP1977 - KPK2083 - KTR6795 – LCV6986 – LDE 2968 - LIJ6645 – MMS0899 - MNV3659

Total: 39 exemplares

Última atualização em 29 de outubro de 2024 

sábado, 27 de maio de 2023

RENAULT WILLYS INTERLAGOS - E CADASTRO NACIONAL

Em fins de 1961 a Willys Overland do Brasil lançou o esportivo INTERLAGOS, cópia do Renault Alpine A108 com linhas semelhantes ao modelo A110 francês.


A produção nacional começou em 1962, numa pequena fábrica em Santo Amaro/SP, mas a montadora logo transferiu a linha de produção para a filial em São Bernardo do Campo/SP.

O compacto "encapetado" media apenas 3,78 metros de comprimento, 1,45m de altura e apenas 2,10m de entre-eixos.

O motor – instalado na traseira – era o do Dauphine/Gordini (mas com capacidade volumétrica que podia ser de 845cm3, 904cm3 ou 998cm3), e potências de 40, 50, 56 ou 70 cavalos, respectivamente.

A carroceria era produzida em 3 versões: Berlineta, Conversível e Coupé.

Abaixo, a traseira do Berlineta, com vidro envolvente.


Abaixo, o raro e divertido Conversível.


E o terceiro e último modelo (mais raro): o Coupé.


Por ter uma suspensão mais baixa e uma carroceria com desenho diferente, a Berlineta era mais baixa que o Coupé e o Conversível. Além disso, tinha um pára-brisa maior e mais inclinado, e quebra-ventos diferentes. A Berlineta foi a única versão a usar o motor mais potente (70 cv).

As potências dos motores variavam, por conta da carburação (simples ou dupla) e também de acordo com as relações de compressão, entre 8:1 a 9,8:1 (esta, apenas com gasolina azul).

Graças à boa aerodinâmica e ao peso reduzido (535 Kg na Berlineta e 570 Kg no Coupé/Conversível, todos com pioneira carroceria em fibra-de-vidro), o modelo de competição podia atingir 160km/h, acelerando de 0 a 100  km/h em 14,1 segundos (consumo médio de 9 km/l).

Entrar e sair do carro com capota rígida era, na opinião de muitos, uma verdadeira "ginástica" e pessoas com mais de 1,80m não desfrutariam o melhor dos mundos na compacta cabine (por sorte, o brasileiro da década de 60 tinha um porte físico menos avantajado).


O cofre dianteiro do esportivo abrigava o estepe, ferramentas e bateria, sobrando pouco espaço para uma pequena mala (o tanque de combustível ficava localizado antes do eixo traseiro).


Em 1964 a carroceria foi reforçada e o sistema elétrico passou de 6 para 12 volts. Todos os modelos voltaram a usar o motor de 845cm3 e 53cv, o mesmo do Gordini 1093, mas com novo cabeçote, pistões, comando de válvula, tubagem e carburação dupla. Também foram adotadas novas calotas, volante menor e um corte no túnel de transmissão antes de a pedaleira permitia o “punta-tacco” (uso simultâneo do pé direto para acelerar e frear).

O Interlagos deixou de ser produzido em 1966, acumulando 822 unidades construídas.

PRODUÇÃO: 1962 = 218 unidades; 1963 = 138; 1964 = 209; 1965 = 149; 1966 = 108. 

NOTA:

A Willys se destacou em competições esportivas com o Gordini 1093 e o Interlagos. Durante a década de 60, a equipe oficial da fábrica (Equipe Willys de Competição) formou inúmeros pilotos de alta qualidade, como Bird Clemente, Luís Greco (depois chefe da equipe), Wilson Fittipaldi Jr., Emerson Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno e outros. Esses pilotos conseguiram inúmeras vitórias em todos os circuitos do Brasil, mesmo diante da pouca potência dos carrinhos.

Um novo Interlagos, com motor 1300 Renault chegou a ser preparado, mas a Ford abortou o projeto.

CADASTRO DE INTERLAGOS

Placas (cinzas, pretas ou Mercosul):  AAA 0091 – ACC 9021 - ACC 9274 - ADB 0595 – AIW 5329 - AKO 7760 - ANO 1963 - ANS 0066 - ANY 5633 - AWI 0064 – AWI 1964 - AWY 1964 – BBB 0091 – BEW 1964 - BFI 1966 - BGC 4427 – BGK2394 - BGR 1965 - BHH 8264/BHH8C64 - BIE 9422 – BMC 7917 - BPC 1966 - BPM 1966 - BPN 7387 - BQJ 1964 – BQS1964 – BRK 0752 - BSS 4343 – CAM 1966 – CBH 6166 - CHN 1962 – CJS1964 - CLX 5355 - CMC 1964 – CNA1290 - CNN 0190 – COT 4208 - CPR 1962 – CQI 4464 - CQK 1963  - CRC1966 - CRR 1966 – CSM 1964 - CVZ 1965 - CXI 1680 – CYG 4605 - CYQ0024 – CZL 3046 - DDG 7160 - DDJ 1965 - DDQ 0792 - DEE 1966 – DEJ 7266 - DFO 1965 – DHF 0063 – DIX 1291 - DLL 1965 - DQN 1965 – DQV1964 - DRA5A94 - DRD 1965 – DUB 1963 – DXV 1963 - DXV 1966 - DWI 1962 – DWI 1964 - DWI 1965 - DXV 1966 - DYY 1965 – EEG 3518 - EGO 1966 – EJI 4719 – EJU 1964 - EMK 1966 – ENT 1964 - ETW 1962 – EVE 1964 - EWI 1965 – EWY1966 – FAJ1J64 - FDS 0110 – FGG 1962 - FJZ 1977 - FNX 1966 – FRE 1964/FRE1J64 – FXQ 1963 – GBG 1964 - GGC 1964 - GKR 1965 – GLT 0734/GLT0H34 - GPG 7640 - GQS 2335 - GSK 0642 – GSP 1964 -  GUL 0797 – HAG 1964 - HAL 1964 – HCC 0282 -  IDL 0681 -  IJF 2287 – ILA 6576 - ILJ 1962 - ILJ 2044 – INF 7750 - INT 1965 - INW 1962 – INY 5633 – ISA 1963 - ISS 1965 - JEC 8463 - JFE 9506 - JFG 5501 – JFG 6607 - JFN 5183 - JFP 8158/JFP8B58 - JGC 1964 – JGC 1966 - JGP 8334 – JHC 0064 - JIB 1964 - JJB 1963 – JJP 1963 – JNE 8226 - KEI 5958 – KFL 8432 - KOE 5597/KOE5F97 - KPR 1247 - KSC 6811 - KSH 9069 – KSY3563 - KTL 1963 – KTW 3194 - KUU 6998 - LDE 2601 - LDN 8195 – LDT 3580 - LDU 1580 – LDU 8190 – LDX 0273 – LEA1F62 - LEE 4614 – LEJ1J20 - LFR 4848 - LFW 7755/LFH7H55 - LFY 4444 – LGR 7373 - LGT 4749 – LHO 3751 - LIH 8756 – LIZ 5306/LIZ5D06 - LJS 2079 - MRD 0028 – MVD 6530 – PAW 1965 - PAR 1966/PAR1J66 – PBF 1964/PBF1J64 - PXO 1963 – PXS 4146

Total: 158 exemplares

Última atualização em 29 de abril de 2025

sexta-feira, 5 de maio de 2023

AERO WILLYS - (1960 A 1962) - E CADASTRO NACIONAL

Aero Willys brasileiro - 1ª geração com linhas arredondadas

Em 1960 – um ano após o lançamento do sedan compacto Dauphine (produzido sob licença da Renault) – a Willys Overlando do Brasil lançou por aqui o AERO, um elegante sedan de 4 portas e tamanho médio-grande (nos EUA era considerado compacto).

Aqui ele quase recebeu o nome “BRASÍLIA”, mas quem acabou adotando esse nome foi a Volkswagen, no modelo hatch de 1973 - e que foi um sucesso de vendas.

Os modelos 1960 e 1961 tinham discretas pestanas nas molduras cromadas dos faróis (esse detalhe ficou mais acentuado no modelo 1963).


Também havia um grosso friso cromado no centro da tampa do motor, com um ornamento em acrílico na extremidade (confira acima)- detalhe já fora de moda, mas ainda assim interessante no início de década de 60. Não custa lembrar aos leitores que a "nossa" indústria automobilística mal engatinhava...

Abaixo, detalhe da nada discreta fechadura da tampa do porta-malas, com grossa moldura cromada. O o friso cromado que percorria a lateral do carro tinha formato de "Z", dividindo a pintura da carroceria em duas cores no velho estilo "saia-e-blusa".


As rodas não tinham janelas de ventilação e as calotas eram enormes, mas com desenho simples.

O Aero foi apresentado ao público brasileiro em 25 de março de 1960, com 60% das peças produzidas pela matriz norte-americana.

Curiosamente, suas linhas arredondadas o assemelhavam ao Dauphine (projeto da Renault), mas ele derivava do modelo norteamericano Wing, com detalhes do modelo Custom - como a imensa grade cromada do motor, além de lanternas e frisos. Por isso ficou conhecido como “Aero-bolha”.

A frente se destacava pela grossa grade cromada e a traseira tinha para-lamas com discreto rabo de peixe.

As lanternas tinham grossa moldura cromada e na parte inferior havia uma lente incolor sugerindo a luz de ré, mas ele não oferecia esse recurso.

O porta-malas era amplo (460 litros), mas o estepe posicionado na vertical, no canto direito, roubava precioso espaço das bagagens.


O espaço interno era generoso, podendo acomodar até 6 pessoas com conforto.

Os bancos, com assentos altos, eram autênticos sofás, e ofereciam boa visibilidade para o motorista, que tinha à frente um volante cujas generosas dimensões “amenizavam” o peso da direção.


Um detalhe interessante: os quebra-ventos das porta traseiras se abriam, para melhorar a ventilação interna. Confira abaixo:


O painel, todo metálico, era pintado e tinha apenas um instrumento (redondo) à frente do motorista. Ele agrupava velocímetro, termômetro do painel e marcador do nível de combustível, além do hodômetro e das luzes indicadoras do óleo e bateria.


O câmbio tinha a alavanca fixada na coluna e engatava apenas 3 marchas para a frente (1ª marcha não sincronizada) mais a ré.

O sedan pesava 1.440kg e usava o mesmo conjunto mecânico do Jipe Universal (motor de 6 cilindros em linha, de 2.638cm3, que desenvolvia 90 cavalos).

A velocidade máxima alcançava modestos 120 km/h, indo de 0 a 100km/h em 17,8 segundos. O consumo médio de 7 km/l - marca até boa para a época. Afinal, o Aero nada mais era que um “jipe de gravata”...

Mas nem tudo eram flores: a embreagem trepidava e os freios eram duros, sujeitos a falhas e com trajetória errática.

As suspensões eram firmes, mas o carro era instável.

Comparado ao Simca Chambord, a primeira fornada do Aero era muito simplória, mas a fábrica trabalhou ligeiro para torná-lo um sedan cada vez melhor, além de confiável.

Consta que em 1960 os engenheiros da Willys começaram a esboçar uma versão perua (que nunca existiu nos Estados Unidos), e que aqui se chamaria “CACIQUE”. O plano foi abandonado.

Em 1961 apenas novas cores foram acrescentadas ao catálogo.


No fim daquele ano foi lançada a linha 1962 que recebeu importantes mudanças que modernizaram bastante o conjunto, sem no entanto descaracterizá-lo. Deixou de ser oferecida a opção da pintura em dois tons (saia-e-blusa) e novas cores foram introduzidas. Além disso, o sedã ganhou novas rodas com janelas para ventilação, novo friso de proteção lateral (agora reto), nova fechadura na tampa do porta-malas (mais discreta), novas calotas (menores e mais elegantes), outra lente na luz de ré e novos detalhes interiores e exteriores.


O capô do motor ficou mais "limpo" sem o friso cromado e o ornamento acrílico.

As discretas pestanas das molduras cromadas dos faróis também sumiram.

O banco traseiro teve o assento rebaixado, de forma a aumentar o espaço livre para a cabeça dos ocupantes (esse problema seria resolvido de forma mais satisfatória no modelo 1963, que tinha teto "retangular" e nova carroceria).

O painel de instrumentos ganhou forro almofadado e um cinzeiro no alto.

Mecanicamente, a linha 62 incorporou novos freios “duo-servo” nas 4 rodas. Também foram efetuadas alterações no sistema de escapamento e no freio-de-mão.

Para fechar o ano com chave-de-ouro o índice de nacionalização atingiu 100%  - um recorde para aqueles tempos e a prova de que a Willys Overland do Brasil não estava para brincadeira. A renovada linha 1963 estreou em Paris. 

CADASTRO NACIONAL

Placas cinzas, pretas ou MercosulAAP 9010 – ABV 0754 - ACF 3961 - ACO 1965 – ACO 8810 - ADN 1589 – AEB 0282 - AEG 1961 – AEH3401/AEH3E01 - AER0062 - AER 1611 – AES 0661 - AEW 1961- AGW 1961 - AHH 3217 - AIS 1961 - AIT 5683 - AMY 0472 - ANO 1961 – BAH 1960 - BCF 1961 – BJQ 8660 - BKN 6501 - BPG 4251 - BSU 9340 – BTD 3549 - BUK 3326 – BUZ1J62 - BVX 7462 – CAX 7230 – CHJ6575 – CNB 4741 - CNG 1962 – COC 1962 - CQA 2913 – CRD 1961 - CRR 6662/CRR6G62 – CRU 1962 – CSS 3259 - CTI 1962/CTI1J62 – CVZ 1961 – CVZ3J45 - CWE 4804 - CXE 1660 - CXN 1962 - CYZ 1961 – CZV 3945 - DAL 1961 - DAZ 1960 - DAZ 8562 – DBE 0090 – DDF1903 - DEE 1962 – DEH 7990 – DHH 1841 - DMP 5708 – DPG1962 – DUF 1961 - DUZ 1962 – DYF1J62 - EEN 1962 – ERD 1961 - FHT 1962 – FJS 1962 - FZD 1961 – GCF 1961 - GNV 3155 - GKY 3188 – GLA 5104 - GLH 1962 - GLX 1962 – GNI 8900 - GNT 1962 – GPG 4444 - GPJ 1055 - GRG 6982 - GTA 5031 – GTR 2237 - GUV 9495 – GWM 5293 - GWO 7748 – GXC 1579 - GXG 2285 – GXJ 8650 – HDX 1960 - HDY 1960 - HIG 6937 - HOT 0296 - HSP 1962 - ICM 4838 – ICO 1960 – IDX 6126 – IDY 9016 - IEJ8993 - IEK4102 – IFC 0575 - IFT 1849 – IGR 2924 – IHL 1962 - IHL 5319 - IHL 5388 - IHS 1970 – III 8736 - IIW 8141 - IIY 9692 - IJA 2940 - IJC 0988 - IJM 2657 – IJR 1385 - IKN2453 - ILO 1115 – INI 7517 - IOT 1961 – IUJ 7423 – IUU 4067 - IWO 1962 - JAL 1961 – JCO1960 - JEI 0003 – JTP 5388 - KGH 7328 – KLV 1960 - KLV 1963 - KSK 0151 - KSQ 0105 – KSS 2911 - KSW 8891 – KTB 9572 - KTG 0669 – LDC 3043 - LDJ 8572/LDJ8F72 – LDK9419 - LDL 5255 – LDO 5802 – LDW 5580 - LHY 9516 - LIC 9524 - LJE 7554 - LJO 9839 – LQL 5060 - LVK 5687 - LXK 9593 - LXS 7017 – LYL 1950 – LZE 7235/LZE7C35 - LZI 2699 - LZP 5588 - LZQ 8486 - LZS 1960 - MAR 1962 - MAW 1962 - MAZ 4624 - MCV 1560 – MUT 7358 - MZA 1962 - NFQ 6637 - NID 1962 – PUJ 0498 – PUT1D62.

Total = 159 exemplares

Última atualização em 2 de setembro de 2025. 

Álbum de fotos aqui: http://www.pinterest.com/aeferreira/aero-willys-1960-1962/

domingo, 30 de abril de 2023

AERO WILLYS - 1963 a 1964 - E CADASTRO NACIONAL

Ciente de que o sucesso do Aero se devia mais à "falta de opções no mercado" e que linhas arredondadas já estavam fora de moda, no fim de 1962 a Willys Overland do Brasil reestilizou o modelo. A nova carroceria retilínea (abaixo) veio acompanhada do "sobrenome" 2600.


Uma jogada genial de marketing fez com que o Aero Willys 1963 estreasse no Salão do Automóvel de Paris, e o sucesso foi incontestável.

Não custa lembrar que a nossa indústria automobilística nem havia completado a primeira década de existência!

O novo Aero era, sem sombra de dúvida, bem mais moderno que o modelo do qual derivou.

As linhas arredondadas dos modelos 1960/62 deram vez a traços retos e angulosos.

Ainda assim, foram aproveitadas a plataforma, a parte inferior das 4 portas e as tampas arredondadas do motor e do porta-malas.

O pára-brisa foi aumentado e os faróis receberam polêmicas “pestanas” (foto abaixo).

Os pára-lamas dianteiros e traseiros ficaram mais altos, com corte reto, e os vidros das portas ficaram mais retos, acompanhando a caída do novo teto. O novo teto, mais “retangular”, proporcionou mais espaço para as cabeças dos passageiros.

A tampa do porta-malas ainda era a mesma usada na geração anterior (60 a 62), mas recebeu um novo puxador cromado em formato de "W" (Willys).


Mas, pelo fato de a antiga tampa ser mais baixa que os novos para-lamas traseiros, o carro acabou ganhando um “rabo-de-peixe” que, infelizmente, não era mais moda nos anos 60.

Além disso, os designers concordaram que os para-lamas traseiros tinham ficado muito "curtos" e, por este motivo, dois anos mais tarde foram "esticados".


O novo painel, acolchoado, tinha agora 3 instrumentos circulares e ficou bem mais completo. A qualidade do acabamento evoluiu a ponto de se tornar a melhor do Brasil até a extinção da marca. O motor recebeu 2 carburadores e novos coletores de admissão, ganhando 20 cavalos e elevando a sua potência para 110 cv. 


O projeto do Aero 1963 foi encabeçado pelo estilista brasileiro Roberto Araújo, mas as linhas se basearam no “modelo 1956 não lançado nos EUA”, que previa, inclusive, uma interessante versão perua.

Abaixo, um esboço do que poderia ter sido o Aero Willys Wagon (que poderia ter enfrentado - com vantagem - a única rival do seu porte, a perua Simca Jangada).


 

 CADASTRO AERO WILLYS - MODELOS 1963 E 1964

Placas (cinzas, pretas ou Mercosul)AAI 0979 – AAS2263 - ABF 3019 – AER 0964 – AER 1964 – AGF 6758 – AGT 9391 – AHK 7923 - AHY5103 - AJW 1964 – AKT 8604 – ANU 1964 - AVO 1963 - AWB 1964 – AWO 6363 - BAW 1963 – BER5779 - BGH 6077 – BIZ 1866 – BQI 1964 – BLI 8514 – CCA 3626 - CCQ 1963 – CED 1799 - CEP 5406 – CGC 6139 - CNP 8364 – CSM 1559 – CSR 0063 – CTR 4802 – CVJ4E69 - CWJ 2521 - CYD 2368 – CZJ 5318 - DBU 5964 – DEF 5452/DEF5E52 - DEH 3663 – DFL 1963 - DFV 1964 - DGB 1964 – DGP1F03 - EPD 4579 – EST4D64 - FAB 1964 – FWV 1963 - GKK 0559 – GKV 1141 – GNO 7953 - GQD 0274 - GQJ 1963 – GQY 5823 – GRY 9149 – GRZ3H23 - GSB 8670 – GSG 1963 - GUI 1630 – GWF 1283 - GXJ 1964 – GUW 1964 - GZF 3686 – HCF 3564 - HHF 1964 – HLX 2490 - HQY 9682 - HRA 6353 – HUG1963 – HVO 1963 - HYJ 1964 – HYQ 1963 - IBM 6485 – IEU 5233 – IEW 1619 - IEY 5826 – IFC 8452 - IFF 2787 – IFX 3990 – IGD 7365 – IGJ 6886 - IHR 3014 - IID 6522 – IIJ 9934 - IJI 9263 – IJP 7471 - IMN 4142 – IMR 1964 – INB 7878 – IPN 9216 - IQH 8117 - IWS 1964 – IXR 3424 - KNY 3075 – KOL 0642 - KPM 1651 - KSP 8064 – KTD 1964 – LDJ 8071 - LDL 2472 – LDO 7358 – LDP 6869 - LDP 7873 - LHL 6948 – LIB 5738 – LIH 1468 – LZL 4997 - LZN 3354 - LYY 9151 – MAI 1565 – MAU0B79 - MAZ 0484 – MCI 9967 – MQP 1967 - OQW3992.

Total: 113 exemplares

Última atualização em 2 de setembro de 2025. 

sábado, 15 de abril de 2023

AERO WILLYS - 1965 a 1971 ( E CADASTRO NACIONAL)

Parte 3 (AERO WILLYS)


Em 1965 o Aero Willys 2600 recebeu uma providencial reestilização, que suprimiu as polêmicas "pestanas" dos faróis (vide foto acima).


O alongamento dos para-lamas traseiros deu elegância e equilíbrio ao sedan. Finalmente um Aero moderno e atraente.

Para arrematar, uma nova tampa do porta-malas, mais “quadrada” (de 1960 a 1964 foi usada a mesma tampa arredondada da primeira geração). Ela permitiu um ganho no espaço para bagagens.

As lanternas traseiras mantiveram o desenho básico, mas com inclinação invertida que praticamente eliminou o "rabo de peixe".

O para-choque traseiro foi redesenhado e ficou mais estiloso.

O modelo 1965  também estreou um novo câmbio de 4 marchas, todas sincronizadas - sem dúvida, a  melhor transmissão da Willys.

Com essa nova transmissão - sempre com acionamento na coluna de direção - a velocidade máxima subiu para 140 Km/h - nada mal para um motor que vinha do rústico Jeep...

Na linha 1966 houve mudanças na parte mecânica, como pistões autotermicos, anéis de menor altura e novas buchas nos mancais do motor. O velho dínamo foi substituído pelo alternador, mais eficiente.


Para 1967, o Aero Willys ganhou novas lanternas traseiras (acima), um pouco menores, com lentes nas cores vermelha - para luzes de posição/freio; amarela - para o pisca; e transparente - para a luz de ré.

O painel recebeu mais 2 instrumentos circulares, ficando 1 grande, ao centro, e 4 menores, nas laterais. O jacarandá do painel seria substituido por um "pobre" forro em plástico preto, mas passaria a ser oferecido couro nos bancos (item opcional).

Em 1968, a Ford introduziu reforços no bloco do motor, eixo traseiro com maior diâmetro e bronzinas, virabrequins e embreagens também foram reforçados.

Em 1969, novas cores foram oferecidas e as lentes dos piscas dianteiros ganharam a cor amarela. As maçanetas externas e o volante passaram a ser os mesmos do Itamaraty.

Em 1970 o Aero recebeu um novo motor com 3.000 cm3 e novas calotas, além de volante igual ao do Galaxie, novo acabamento interno (mais simples) e painel em alumínio anodizado – que substituiu o plástico dos modelos pós 1967.

Depois de uma década e de tantas atualizações no projeto, o Aero estava envelhecido e pouco apto a enfrentar a concorrência de modelos mais modernos como o Chevrolet Opala, o Dodge Dart e até o Corcel.

Ainda assim - por conta de um público cativo - sobreviveu sem maiores modificações até o ano seguinte (1971), quando abriu espaço para o sucessor (Maverick), que dele herdou apenas o motor 6 cilindros, com algumas atualizações.

ACIMA E ABAIXO, CONFIRA A EVOLUÇÃO DA LINHA AERO, DE 1965 A 1971


Ao todo, foram produzidas 99.621 unidades de toda a linha nacional Aero (1960 a 1971).

CADASTRO NACIONAL DE AERO WILLYS 1965-1971

Placas cinzas, pretas ou MercosulAAD 8091 - AAF 1258 – AAI 4060 - AAI 5026 – AAL 0005 – AAO 8091 - AAT 8434 – AAV 1968 - ACL 5523 – ADA 5369 - ADD 2933 – ADK 5637 - ADO 3811 – ADS 8769 - ADZ 3243 – AER 0065 – AER 0066 – AER 0226 – AEW 0066 – AEW 1965 – AEW 1972 - AEW 8221 - AFK 4468 – AFK 9121 – AGM 7936/AGM7J36 - AGP 5667 – AHQ 1520 – AHQ 9116 - AHT 4527 – AHY 4945 - AIC 4725 – AIH 1404 – AIL 3685 - AIQ 0858 – AIQ 5061 - AIQ 9609 – AIT 3231 - AIT 5409 – AIU 2236 - AIU 6593 - AJB 7573 – AJE 9651 - AJL 9199 - AJW 0334 – AKV 5469 - AKY 1968 - AKY 7729 – ALF 1967 – ALN 1968 - ANO 0068 – ANO 1969 – AOP 1968 – ARJ 0960 – ARO 0027/ARO0A27 - ASA 1968 – ASX 1967 - ATK 1405 - AWA1965 – AWL 1965/AWL1J65 - AWO 1969 - AYD 1966 – BBV 1966 – BCC 8815 - BDI 1968 - BDV 4541 – BEF1968 - BEY 1966 - BFQ 1966 – BGB 2769 – BGF 6530 - BGF 9015 – BHC 1968 - BHE 5909 – BHH 1268 – BHN 5180 - BHQ 1543 - BHR 8761 - BHS 5633 - BIA 7150 – BIG 1967 - BIR 6790 - BIW 1105 – BIZ 1866 – BJF 1964 - BJF 7706 – BJJ 8464 - BKP 1966 – BKP 2731 - BLJ 9332 – BLS 5221 - BLT 5427 - BME 1968 – BMI 1967 - BND 1566 – BNT 5606 – BPH 0425 - BQF 4064/BQF4A64 – BQJ 5495 – BQP 0960 – BQV 8919 – BQZ 1283 - BRE 4607 – BRI 6413 – BRJ 0918 - BRM 7231 – BSD 0402 - BSO 2123 – BSU 2123 – BSY 0285 – BSY 1565 - BTC 1868 - BTE 0985 – BTE 7531 - BTL 5427 – BUJ3F67 - BUQ 8415 - BVU 1241 – BVX 7067 – BZT 1635 - BZU 2384 - CAY 4771 – CBI 8832 - CBN 1968 – CCQ 1961 – CDK 5154 – CEF 1970 – CEH 4219 - CEJ 1967 – CEN 9167 – CHJ 6677 - CHU 8096 - CIW3322 - CIX 2066 – CJB 1237 - CJD 1966 – CJH 5588 - CKQ 5595 – CKT 5158 – CKV 0281 – CKY 1968 – CLD 3994 - CLD 7863 – CLO 7256 – CLP 8427 – CLX 5126 - CLZ 5895 – CMX 1967 – CNA 3299 – CNC4720 – CNP 6766 - CNO 8248 – CNO 8469 – CON 1968 - COS 9302 – COX 9401 - CPB 0833 – CPC 0068 - CPQ 8791 – CQA 2963 - CQC 1451 – CQI 3404 – CQN 7971 - CQR 5703 - CQX 1971 - CRO 1966 – CRU 5338 – CRV 1921 - CRV 4243 – CSC 1970 - CSL 0867 - CSM 3999 – CSR 9633 - CSS 6625 – CSU 2308 - CSV 1867 – CSX 8566 – CSY3I53 - CTH 1967 - CTM 0052 – CTU6I29 - CTX 9768 - CVJ 0066 – CVY 0394 - CWC 7966 - CWF 0771 – CWG 7129 – CWL 3125 - CWL 3193 - CWL 5633 - CWX 6213 - CXE 4362 - CXF 9167 – CXJ 5724 – CXR 6317 - CXR 8723 – CXY 1967 – CYH 3535 - CYL 0586 – CYP 5251 – CYQ 5595 - CYW 3322 – CYZ 8949 – CYZ 9066 – CZF 4971 – CZH 1968 – CZP 2734 - DAW 0690 – DAY 6868 – DAZ 1968 – DBF 1966 – DBF 8932 - DBH 1968 - DBI 7993 – DBN 9278/DBN9C78 - DBS 4641 - DBX 7368 – DBX 7880 - DBY 7618 -  DBY 8525 - DBY 8728 - DCD 1967 – DDC 2160 - DDQ 4669 – DEH 7132 - DEP 1967 – DER 3299 – DFJ 2267 – DFK 1065 - DFO 6966 – DFS 1965 - DGL 0068 – DGP 5871 - DHT1664 -  DHX9C20 - DID 8691 - DIH 1968 - DIJ 7621 – DIQ 8691/DIQ8G91 - DIV 1965 - DJA 1965 - DJN 8375 – DJQ5J68 - DKF 3018 – DKN 1968 - DLC 1966 – DME 3872 – DMG 1968 – DMS 4558 – DQF 6996 – DQS 1967 – DXH9C20 - DSZ 1967 – DZK 1069 - EAV 1781 – EDN 1967 - EEW 1966 – EHT 1967 - EKO 3206 – ERO 1965 – ESO 1965 - EST 1969 – ETP 1968 - ETV 6766 - EVX 1968/EVX1J68 – EWS 9761 – EXM 3682 - EZL 1966 – FAW 1965 – FAW 1967 - FGF 1970 – FIX 1967 - FKL1968 – FMS 1966 – FWO 1965 - FXO 1965 – GAW 1967 – GAY 1095 – GHL 1968/GHL1J68 - GKM 1965 – GKP 4584 – GKT 1967 - GKW1816 - GLB 2178 – GLD 4654 - GLM 0388 – GLQ 1202 – GLU 8659 – GLZ 0467 - GMA 3213 – GMJ 4222 - GMK 5684 - GMN 7757 – GMS 1965 - GMW 5792 – GNJ 6736 - GNJ 9798 – GNT 5781 - GOA 2543 – GOC1J65 - GOH 6603 - GOJ 3967 – GOJ 5945 – GOT 2644 – GOX 9458 – GOZ 1966 - GPG 2852 – GPM 3887 – GPW 7903 – GQG 9315 - GQQ 4123 - GQX 4043 - GRG 9811 – GRX 4520 - GRZ 9338 - GSG 9581 – GSI 1193 - GSJ 1382 – GSP 1968 – GSY 1626 - GSY 2118 – GSY3I46 - GSY 6796 - GSZ 6415 – GSZ 6926 - GTR 4195 – GTR 6853 – GTT 5257 - GUC 7851 – GUC 8925 – GUE 0762 – GUE 1514 - GUF 5225 - GUM 8832 – GUO 1202 – GUP 6118 – GUV 4822 - GVG 1966 – GVL 0405 – GWF 2571 – GWO 2347 – GWP0204 – GWQ2B12 - GWR 4483 – GWX 2180 - GXC 8296 – GXI 3091 - GXK 9775 – GXP 8781 – GXQ 6684 - GYL 0405 - GYR 5626 – GZB 3015 - GZS 1880 - GZT 1639 – HAE8383 – HAV 4513 - HCS 1966/HCS1J6 – HEM 4057 - HEP 1960 – HFM 1968 - HHY 1434 – HIC 1971 - HKG 1166 – HLY 1965 - HNH 1966 – HRC 2362 – HRM 7659 – HRP 0331 – HWG 8050 - HWT 7250 – HZJ 4847 - IBG 2118 - IBL 3022 – IBN 1196 - IBT 8860 – ICI 3351 - ICJ I9044 - ICD 4616 – ICR 5277 - ICS 6644 – ICV 0210 - IDA 6419 -  IDL 2452 - IDX 7572 - IDY 5875 – IEB 4006 - IEH 7691 - IEJ 2740 - IES 7862 - IEY 0641 – IFB 9702 - IFD 8885 – IFP 0826 - IFL 1193 – IFM 3105 – IFP0826 - IFP 2244 - IFR 8618 – IFW 8943 – IFZ 7858 – IGB 2118 - IGK 1965 – IGW 6059 - IGY 8084 – IHA 0262 - IHD7876 – IHM 8771 - IHP 3883 - IHU 5014 – IHY 6946 – IHY 9401 - IIA 1602 – IIA 9316 - IIC 6999 – IID 1118 - IIF 7999 - IIG 1074 - IIG 8860 – III 9911 - IIL6793 - IIN 2207 – IIW 8839 - IJA 4758 - IJB 4132 – IJH 1292 - IJL 2027 - IJS 3611 – IJZ 2480 – IJZ 3577 – IKD 3577 – IKL 5891 - IKX 1557 - IKX 5908 – ILD 0503 – ILG 8051 - IMD 7338 – IMN 4142 – INI 1758 - IPP 1967 - IQG 8837 – IRD 7354 - IVK 1892 - IWY 1966 – IWY 1968 - JDU 6144 – JFC 0738 – JFC 9908 – JFN 2550 – JFU 4207 - 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MAR 1969 – MAS 3056 – MAW 1965 - MAW 3329 - MBA 5187 - MBV 3550 – MBK 0879 – MBS1J65 - MCE 3266 - MDG 8948 - MDW1967 - MEA 2440 - MEW 1967 – MGD 8948 - MIE 0268/MIE0C68 - MJW 1968 – MNT 0039 - MRV 7307 – MXW 1184 – MZA 4587 - NHQ1967 – OOZ 1969 - PUB 7205 – PWJ 2388 – SRV4A68 - QWL 3193.

Total = 569 exemplares

Última atualização em 2 de setembro de 2025.