sábado, 27 de maio de 2023

RENAULT WILLYS INTERLAGOS - E CADASTRO NACIONAL

Em fins de 1961 a Willys Overland do Brasil lançou o esportivo INTERLAGOS, cópia do Renault Alpine A108 com linhas semelhantes ao modelo A110 francês.


A produção nacional começou em 1962, numa pequena fábrica em Santo Amaro/SP, mas a montadora logo transferiu a linha de produção para a filial em São Bernardo do Campo/SP.

O compacto "encapetado" media apenas 3,78 metros de comprimento, 1,45m de altura e apenas 2,10m de entre-eixos.

O motor – instalado na traseira – era o do Dauphine/Gordini (mas com capacidade volumétrica que podia ser de 845cm3, 904cm3 ou 998cm3), e potências de 40, 50, 56 ou 70 cavalos, respectivamente.

A carroceria era produzida em 3 versões: Berlineta, Conversível e Coupé.

Abaixo, a traseira do Berlineta, com vidro envolvente.


Abaixo, o raro e divertido Conversível.


E o terceiro e último modelo (mais raro): o Coupé.


Por ter uma suspensão mais baixa e uma carroceria com desenho diferente, a Berlineta era mais baixa que o Coupé e o Conversível. Além disso, tinha um pára-brisa maior e mais inclinado, e quebra-ventos diferentes. A Berlineta foi a única versão a usar o motor mais potente (70 cv).

As potências dos motores variavam, por conta da carburação (simples ou dupla) e também de acordo com as relações de compressão, entre 8:1 a 9,8:1 (esta, apenas com gasolina azul).

Graças à boa aerodinâmica e ao peso reduzido (535 Kg na Berlineta e 570 Kg no Coupé/Conversível, todos com pioneira carroceria em fibra-de-vidro), o modelo de competição podia atingir 160km/h, acelerando de 0 a 100  km/h em 14,1 segundos (consumo médio de 9 km/l).

Entrar e sair do carro com capota rígida era, na opinião de muitos, uma verdadeira "ginástica" e pessoas com mais de 1,80m não desfrutariam o melhor dos mundos na compacta cabine (por sorte, o brasileiro da década de 60 tinha um porte físico menos avantajado).


O cofre dianteiro do esportivo abrigava o estepe, ferramentas e bateria, sobrando pouco espaço para uma pequena mala (o tanque de combustível ficava localizado antes do eixo traseiro).


Em 1964 a carroceria foi reforçada e o sistema elétrico passou de 6 para 12 volts. Todos os modelos voltaram a usar o motor de 845cm3 e 53cv, o mesmo do Gordini 1093, mas com novo cabeçote, pistões, comando de válvula, tubagem e carburação dupla. Também foram adotadas novas calotas, volante menor e um corte no túnel de transmissão antes de a pedaleira permitia o “punta-tacco” (uso simultâneo do pé direto para acelerar e frear).

O Interlagos deixou de ser produzido em 1966, acumulando 822 unidades construídas.

PRODUÇÃO: 1962 = 218 unidades; 1963 = 138; 1964 = 209; 1965 = 149; 1966 = 108. 

NOTA:

A Willys se destacou em competições esportivas com o Gordini 1093 e o Interlagos. Durante a década de 60, a equipe oficial da fábrica (Equipe Willys de Competição) formou inúmeros pilotos de alta qualidade, como Bird Clemente, Luís Greco (depois chefe da equipe), Wilson Fittipaldi Jr., Emerson Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno e outros. Esses pilotos conseguiram inúmeras vitórias em todos os circuitos do Brasil, mesmo diante da pouca potência dos carrinhos.

Um novo Interlagos, com motor 1300 Renault chegou a ser preparado, mas a Ford abortou o projeto.

CADASTRO DE INTERLAGOS

Placas (cinzas, pretas ou Mercosul):  AAA 0091 – ACC 9021 - ACC 9274 - ADB 0595 – AKO 7760 - ANO 1963 - ANS 0066 - ANY 5633 - AWI 0064 – AWI 1964 - AWY 1964 – BBB 0091 – BEW 1964 - BFI 1966 - BGC 4427 – BGK2394 - BGR 1965 - BHH 8264/BHH8C64 - BIE 9422 – BMC 7917 - BPC 1966 - BPM 1966 - BPN 7387 - BQJ 1964 – BQS1964 – BRK 0752 - BSS 4343 – CAM 1966 - CHN 1962 – CJS1964 - CLX 5355 - CMC 1964 – CNA1290 - CNN 0190 – COT 4208 - CPR 1962 – CQI 4464 - CQK 1963  - CRC1966 - CRR 1966 – CSM 1964 - CVZ 1965 - CXI 1680 – CYG 4605 - CYQ0024 - DDG 7160 - DDJ 1965 - DDQ 0792 - DEE 1966 – DEJ 7266 - DFO 1965 – DHF 0063 – DIX 1291 - DLL 1965 - DQN 1965 – DRA5A94 - DRD 1965 – DUB 1963 – DXV 1963 - DXV 1966 - DWI 1962 – DWI 1964 - DWI 1965 - DXV 1966 - DYY 1965 – EEG 3518 - EGO 1966 – EJI 4719 – EJU 1964 - EMK 1966 – ENT 1964 - ETW 1962 – EVE 1964 - EWI 1965 – EWY1966 – FAJ1J64 - FDS 0110 – FGG1962 - FJZ 1977 - FNX 1966 – FRE 1964/FRE1J64 – FXQ 1963 – GBG 1964 - GGC 1964 - GKR 1965 – GLT 0734/GLT0H34 - GPG 7640 - GQS 2335 - GSK 0642 – GSP 1964 -  GUL 0797 – HAG 1964 - HAL 1964 – HCC 0282 -  IDL 0681 -  IJF 2287 – ILA 6576 - ILJ 1962 - ILJ 2044 – INF 7750 - INT 1965 - INW 1962 – INY 5633 – ISA 1963 - ISS 1965 - JEC 8463 - JFE 9506 - JFG 5501 – JFG 6607 - JFN 5183 - JFP 8158 - JGC 1964 – JGC 1966 - JGP 8334 – JHC 0064 - JIB 1964 - JJB 1963 – JJP 1963 – JNE 8226 - KEI 5958 – KFL 8432 - KOE 5597/KOE5F97 - KPR 1247 - KSC 6811 - KSH 9069 – KSY3563 - KTL 1963 – KTW 3194 - KUU 6998 - LDE 2601 - LDN 8195 – LDT 3580 - LDU 1580 – LDU 8190 – LDX 0273 - LFW 7755 - LFY 4444 – LEE 4614 – LFR 4848 - LGR 7373 - LGT 4749 – LHO 3751 - LIH 8756 – LIZ 5306/LIZ5D06 - LJS 2079 - MRD 0028 – MVD 6530 – PAW 1965 - PAR 1966/PAR1J66 – PBF 1964 - PXO 1963 – PXS 4146

Total: 152

Última atualização em 2 de fevereiro de 2024

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