domingo, 1 de maio de 2022

VOLKSWAGEN 1600 4 PORTAS (ZÉ-DO-CAIXÃO) - Parte 2 e CADASTRO NACIONAL

Parte 2

Tentando melhorar as vendas do VW 1600 4 portas e mostrando que aprendeu a lição dada pela Ford (que lançou o Corcel nas versões básica e Luxo), a VW lançou uma versão “Luxo” com teto pintado na cor preta (em vez de vinil), rádio de série no painel, estofamento mais requintado e pneus de banda branca.

Comparada à versão básica standard, a versão Luxo - FOTO ACIMA - era bem mais agradável aos olhos e ao tato.

Infelizmente as "novidades" se revelaram insuficientes para atrair novos consumidores, que não conseguiam enxergar no modelo a "beleza" apregoada pela montadora ...

O modelo seguinte (1970) se diferenciava do 1969 pela tampa do porta-malas dianteiro. Ele adotou um único vinco central em alto relevo, contra os dois em baixo relevo da versão de lançamento.

O logotipo VW passou para a posição vertical (antes ficava deitado na extremidade da tampa) e os novos faróis agora eram duplos e redondos (antes eram retangulares).

A tampa traseira também adotou um único ressalto central e o para-choques também foi redesenhado.

CLIQUE NAS FOTOS ABAIXO DA VERSÃO LUXO


Foram diversas as razões que levaram a Volkswagen a interromper definitivamente a fabricação do modelo.

Alguns dizem que a grande aceitação deste modelo entre os taxistas teria “queimado o filme” do sedanzinho e repelido possíveis compradores particulares.


Outros dizem que as vendas não corresponderam às expectativas otimistas da montadora...

Além das hipóteses acima, é fato que a capacidade da fábrica estava abaixo da demanda. Reportagem da época (abaixo) menciona a produção de apenas 25 veículos por dia, que poderia chegar a 100 unidades/dia - mas que ainda assim seria insuficiente para atender a 5% dos atuais proprietários de Volkswagen.


Um fato incontestável é que, na época, a preferência do consumidor brasileiro já recaía em modelos com 2 portas – e a Volkswagen tem boa parcela de culpa nesse fenômeno insistindo na teses de que "carros com 4 portas eram inseguros".

Para piorar, qualquer carro com 4 portas logo era identificado como “táxi”. Coisas do Brasil...

ZÉ DO CAIXÃO - APELIDO MORTAL


O brasileiro sempre foi um gozador. O formato bastante parecido de suas partes dianteira e traseira (semelhante ao de uma caixa) e maçanetas externas semelhantes às alças de um caixão, foram ingredientes na escolha do apelido “Zé do Caixão” – apelido de José Mojica Marins (foto acima) cineasta brasileiro do gênero terror, que meses antes do lançamento do VW 1600, apresentou o filme "O estranho mundo de Zé do Caixão" ... O prestígio do modelo foi definitivamente abalado.

Outro curioso apelido, este mais conhecido no sul do país, foi o de "saboneteira".

Muitos creem que o golpe de misericórdia se deu em 19 de dezembro de 1970, quando um enorme incêndio na fábrica da Volks destruiu cerca de 30% de seu maquinário, e o fogo só foi completamente extinto 12 horas após seu início.

Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, à época, 30 funcionários morreram soterrados ou carbonizados, Cr$ 200 milhões foram contabilizados em prejuízos e a ala 13 de quase 100 mil m2 ficou totalmente destruída. 

O carro mais afetado por este acidente foi justamente o sedan 1600 4 portas, cuja produção jamais seria retomada. 

Ao que consta, em agosto de 1971 a fábrica teria voltado a produzir a pleno vapor (1.200 veículos/dia), e chegou a receber a colaboração e solidariedade de marcas rivais, mas o fim do sedan foi inevitável.



Quando o VW 1600 4 portas foi lançado, eu estava com 8 anos de idade e lembro perfeitamente que se referiam ao modelo como "Fusca 4 portas” – o que não fazia muito sentido porque eram dois modelos com estilos bem diferentes, embora compartilhando com o Bezouro a mecânica e a plataforma.

O sedan 1600 4 portas deu origem a dois modelos bem sucedidos no mercado nacional: a perua Variant, ainda em 1969, com dupla carburação (65 HP) e melhor desempenho. Com a iminente saída de linha do 1600 4 portas, a fábrica lançou um fastback em 1970, o TL (aproveitando o motor horizontal da Variant) nas versões de 2 e de 4 portas – esta mais aceita como táxi.

Nos dois anos em que esteve presente “pra valer” no mercado (1969 e 1970) foram produzidas 24.475 unidades do VW 1600 4 portas.

Cadastro Nacional

Placas (cinzas, pretas ou Mercosul)AAS8761 – AAX0001 – ABC3324 – ABG3767 – ABO4124 – ACT5803 – ADD1971/ADD1K71 – ADE7220 - ADM4821 – ADS7372 – AEB7708 – AFA0966 – AFU0615 – AGT1758 - AHB3766 - AIE2221 – AIE2376 - AIH4308 - AIK7783 – AIM2611 – AIS6486 - AIT8223 – AIT8609 – AIU6691 - AIV1207 - AIY7561 - AJG2223 – AJK1730 – ALV1969 – AMA1969 – ANO1969 – APG1969 – AWV1969 - AZC0069 – BEL1514 – BIG5122 – BIU0241 – BJC3276 – BJG0126 - BJI8306 - BJK6206 – BJK6534 - BJP0449 - BKG9832 – BMB3728 - BMD8623 - BMO8623 – BMS6969 – BNB9236 – BNF0582 - BON1969 – BPB2038 - BPM1970 – BPX7256 -  BQR7758 – BQZ1968 – BRI7565 - BRJ7405 – BSR9287 – BUE7922 - BUO3531 – BXK2811 – BXO4813 – BZS4361 - BZT2832 - BZY0309 – CAQ1970 – CAJ3345 - CAR1235 - CBV3853 – CCV5071 – CEE9486 - CEG1969 – CFT1720 - CGH4937 - CIK2537 – CIM6747 – CJJ5443 – CKG1669 - CLD4473 – CLD9033 – CLW1404 - CLX7722 – CMF2724 – CMX2667 – CNN7360 - CNO5218 – CNS9002 - CNT0686 – CNT 2967 – COB4676 - COD9638 – COK7232 – COO0466 – COP1303 - COR1459 – CPC8814 – CPD8176 – CQC8880 - CQT5728 – CRC6754 - CRP4522 – CRR9901 - CRS6225 – CRU7142 – CSD7261 - CSE 0804 - CSF3469 – CSL6619 – CSR1050 - CSS8599 – CSV5078 – CTZ1971 - CVA1600 – CVA1969 – CVB3970 – CVC7F39 - CVJ4142 - CVV5135 - CWF2296 – CWI7073 - CWK3620 – CWK6834 - CWN3427 – CWP8569 - CXJ2373 – CXT2791 - CXW2790 - CZF2402 – CZN6668 - CZO6616 – CXP2771 - CZQ9370 – CZU9581 – DAB8169 - DAS9617 - DAU0652 - DBK7607 – DBX0089 - DBY0069 – DCV6935 - DDC4662 – DDD7809 – DDE1969 – DEJ9675 - DET5685 - DEW9925 – DFG6281 – DFH1970 - DGA5608 – DGX7522 – DID6869- DKS1969 - DLR1969 – DME0972 – DQE0069 - DSI1969 – DZC1969 – DZH1969 - ECX1969 – EDO1969 – EDV1969 - EIQ1969 – EQH1969 - FER1970 – FRI1970 – FTR1969 - FZC1600 – FZC1969 - GKR1969 – GKR4322 – GKW0903 – GLA5780 - GLB5162 - GMO3535/GMO3F35 – GNC2682 – GNM5963 – GPJ4431 - GPM8449 – GRG3763 – GRX9085 - GSA2470 – GSB1036 - GSI8560 - GSK4867 – GSY1969 – GSY 6846 - GSY 7718 - GTX3116 – GTZ8599 - GUN7361 – GUO1969 - GUP0475 – GUU 3922 - GWD9763 - GWK4179 – GWO8H97 - GXJ1523 - GXJ6633 – GXW1970 - HQL7683 – HQQ2522 - HRA0812 – IAS1970 – IAZ3390 – IBH0229 – IBM8605 – ICV1969 - ICV9360 – IDB2620 - IDO4869 - IDR8722 – IDU4576 – IDY6B09 - IEG3991 - IEH6001 - IEH8315 – IEW3449 – IFE9337 - IFV4648 – IGD1561 - IGG5999 - IGP6596 – IGQ3755 - IGR6942 – IGZ5697 – IAW3672 –– IGZ1349 - IHM5077 – IHV5081 – IIF4136 – IIK0140 – IIC5295 - IIL3094 – IIN6579 – IIP9365 – IIS9221 – IIV2241 – IJB2629 – IJL 0446 – IJQ1969 – IJS8892 - IKC4263 – IKD2938 – IKI2862 – IKJ5769 – IKR0892 - ILC4684 – ILE8209 - ILO4035 – ILV1969 – IMG5327 – IMJ0607 - INC7318 – ING1237 - IOD8405 – JAI1967 – JFE0699 – JFF6280 - JFT1564 – KFG1384 - KMU6394 – KOA0169 - KOD2149 - KQC3639 – KSB1449 – KSD1317 - KSE3144 – KSN1883 - KSO4155 – KSV0655 – KSX2591 -  KTC7286 - KTJ5100 – KTM8976 - KUG5574 – KUH8223 -  KVE4444 - KXY9112 – LBB2021 - LDG8623 - LDI2565 – LDJ0336/LDJ0D36 - LDY1954 – LDZ1129 - LDZ5604 - LEC6942 – LEE3900 –- LET8910 - LEY1341 - LFB9716 – LFK4677 – LFO9939 – LGM4304 - LGS3523 - LGV1606 – LHI7478 - LHO7150/LHO7B50 – LHP3818 – LHP4500 - LID8477 – LIE9410 - LJB2629 - LJH7971 – LJN9342 – LKA1862 – LKD1050 – LVG7048 - LXG0179 – LYH6756 - LZA8644 – LZD9034 – LZP1320 – LZP5326 - LZU1928 - LZV4088 - LZX1828 – MAD1969 - MAD1970 – MAI6873 - MAO6836 – MAQ4509 - MBA0066 – MBQ0279 - MCQ2150 – MDN9870 – MNA1174 – MNG1026 – NBA0665.

Total: 328 exemplares

Última atualização em 9 de abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário