domingo, 17 de julho de 2022

FORD KA (1997 a 2021) - BREVE HISTÓRICO E COLETÂNEA DE MODELOS PERSONALIZADOS

 

O nome "Ka" significa, em uma tradução livre, do egípcio "Alma" ou "Espírito de um ser humano".

A primeira geração do subcompacto da Ford debutou em 1996, na Europa. Seis meses depois, em março de 1997, começou a ser fabricado no Brasil.

Praticamente igual ao modelo europeu, aqui as suspensões foram erguidas em 2,5 cm e os pneus tinham outra medida, com perfil mais alto para se adequar ao nosso asfalto “lunar”.

O carrinho pesava somente 866 Kg.

Além do motor Endura 1.3 (63 cv), a Ford criou uma versão menor desse motor, com 999 cm3 – o motor 1.0 (53 cv), para usufruir benefícios fiscais no Brasil.

Aqui o Ka seria o “carro de entrada” da marca estadunidense. A versão básica custava cerca de R$11.000,00.

As polêmicas linhas arrojadas reproduziam o conceito de design “New Edge“ e foram aplicadas em outros modelos Ford, como o Fiesta e o Focus.

Apesar do pequeno porte (apenas 3,62m de comprimento), o entre eixos media 2,45m, um centímetro a mais que o Fiesta. O espaço para o motorista e o passageiro do banco da frente era suficiente, mas no banco de trás apenas duas pessoas viajavam confortavelmente, pois faltava um pouco de espaço para as pernas e para as bagagens (apenas 182 litros).

A plataforma e conjunto mecânico eram compartilhados com o Fiesta aqui lançado na mesma época (que era 20 cm mais comprido que o Ka).

A partir de 2000 os motores Endura 1.0 e 1.3 cederam a vez ao moderno Zetec RoCam, oferecido inicialmente apenas na versão 1.0 8V (65 cv). Com cabeçote em alumínio, desenvolvia 65 cv e 8,9 m·kgf de torque máximo. Contava com comando roletado para o acionamento das válvulas (daí o nome Rocam), que suavizava o funcionamento e melhorava o rendimento do motor. A caixa manual IB5-Getrag de 5 marchas era mantida, mas com escalonamento alongado para aproveitar melhor a potência do novo motor. 

Em 2001 a versão esportiva XR (foto acima) estrearia a versão 1.6 8V do motor Zetec Rocam, com ótimos 95 cv de potência. o EnKApetado acelerava de 0 a 100 km/h em pouco menos de 11 segundos e alcançava a velocidade máxima de 186 km/h. Um verdadeiro “foguetinho”.

A partir da linha 2002 a carroceria receberia leves retoques (os faróis perderiam o pisca na cor âmbar, a placa traseira subiria para a tampa do porta-malas e as lanternas traseiras ficariam mais estreitas e verticais).

A partir de 2004 a grade dianteira ganharia o formato de colmeia e o desenho dos para-choques seria retocado.

A primeira geração duraria até 2007, mas a segunda geração (foto acima) – 22 cm mais comprida e com 263 litros no porta-malas – não repetiria o sucesso.

O sucesso retornaria em 2014, com a terceira e última geração denominada "New Ka" - foto acima. Com inéditas 4 portas e inéditas versões sedan e aventureira, infelizmente essa última geração chegaria ao fim em 2021, quando a Ford desistiu de produzir carros no Brasil.

A seguir, versões personalizadas do Ford Ka de primeira geração, desde o protótipo da versão perua, passando pela picape, conversível e até Truck. A "cereja do bolo" é o Ka Batman!








Nenhum comentário:

Postar um comentário