terça-feira, 5 de janeiro de 2021

SIMCAS PERSONALIZADOS - PARTE 3

 Até hoje, sessenta anos depois de seu lançamento no Brasil, o Simca Chambord é considerado um carro glamoroso (atraente, bonito), em que pese ter começado com o pé esquerdo. Quando o modelo veio para o Brasil, já era considerado obsoleto no seu país de origem (França). Os norte-americanos o rejeitaram por ser "pequeno demais", e o velho motor Aquilon não fornecia a potência mínima desejável. Em compensação, a suspensão era elogiada, mas não se destacava diante das respostas lentas do vetusto motor. A parte elétrica era um pesadelo e havia diversas falhas imperdoáveis para um carro tão luxuoso e caro. 

Com o tempo o sedan ganhou motores mais potentes (Tufão e Emisul) e o desempenho melhorou substancialmente. A linha 1967 mostrou os derradeiros CHAMBORD e JANGADA, e foram lançadas duas outras versões, derivadas do Chambord: o ESPLANADA e o REGENTE (versão simplificada do Esplanada). A linha 1968 ganharia uma terceira e interessante versão: o esportivo GTX, com câmbio de 4 marchas no assoalho, bancos dianteiros separados, rodas esportivas etc.

O Chambord (e também o Esplanada/Regente/GTX) só foram oferecidos, no Brasil, na comportada versão sedan 4 portas. Como seriam as versões picape, limousine ou hot?

As partes 1 e 2 da série "SIMCAS PERSONALIZADOS" você confere abaixo:

 https://carrosnacionaisantigos.blogspot.com/2017/08/simcas-personalizados.html

 https://carrosnacionaisantigos.blogspot.com/2018/10/simcas-personalizados-parte-2.html

Esta terceira coletânea começa pelas picapes:


Em seguida, uma elegante Limousine Chambord e outra Limousine, derivada do Esplanada:



Que tal, alguns Simca Chambord hot?





Para finalizar, dois Simca Chambord com lanternas traseiras transplantadas do modelo Aero Willys 1960/1962:

Nenhum comentário:

Postar um comentário