quarta-feira, 1 de julho de 2020

LINHA FORD GALAXIE-LTD-LANDAU (1967 a 1983) - Parte final

Parte 3 (final)

A linha 1978 não trazia mudanças significativas, mas a Série II - surgida no meio do ano - deu uma sacudida no marasmo, oferecendo novas cores e inúmeros aperfeiçoamentos no acabamento e itens de conforto e segurança. Com isso os modelos ficaram mais atualizados e interessantes.  O LTD e o Landau ganharam pneus radiais com faixa branca e novas rodas de 6 polegadas, enquanto o Galaxie manteve a roda de 5 polegadas e os pneus diagonais de 4 lonas. As vendas reagiram com aumento de 60% e foram vendidas 4.754 unidades.
Linha 1978
 Acima: Galaxie (azul) e LTD (dourado)
Abaixo, Landau (facilmente reconhecido pelo diminuto vidro traseiro)
Somente em 1979 a linha incorporaria importantes aperfeiçoamentos mecânicos, com destaque para a embreagem hidrodinâmica para acionamento do ventilador do motor, que rendia até 10 cv extras em altas velocidades, quando o ar entrava em quantidade pela grade e as pás do ventilador deixavam de girar. O motor ficava mais silencioso em altas rotações e o consumo apresentava alguma melhora. 
O motor ganharia ignição eletrônica, livrando-se do platinado e condensador, permanecendo regulado por mais tempo e com melhor rendimento. 
Um radiador maior eliminaria a tendência ao superaquecimento. Seria adotado um novo carburador com corpo duplo que ofereceria melhor mistura ar/gasolina em todas as faixas de rotação. O tanque teria a capacidade aumentada de 76 para 107 litros, proporcionando mais autonomia ao modelo movido a gasolina e, principalmente, à nova versão a álcool. Finalmente, um novo câmbio automático – com conversor de torque maior – proporcionava rodar mais confortável e economia. O ar condicionado integrado ao painel liberava espaço para as pernas dos passageiros sentados no banco dianteiro. 
Em 1979 o Galaxie 500 ficaria mais jovial com apliques pretos na grade do motor (agora em plástico ABS) e no painel traseiro, mas seria o seu último ano de produção.
Linha 1979
Acima, o último modelo do Galaxie (facilmente reconhecido pela grade preta).
Abaixo, o LTD e o Landau - novas cores e aperfeiçoamentos
Para comemorar os 60 anos da Ford no Brasil, a marca lançaria uma edição especial do Landau com apenas 300 exemplares na exclusiva cor Bordeaux scala metálico, que vinha com uma pequena plaqueta afixada na tampa do porta-luvas. 
A cor não agradaria muitos e, para os carros não encalharem nas concessionárias, alguns exemplares acabariam sendo repintados. 
Em 25 de junho a Ford lançaria o primeiro motor V8 a álcool do mundo, mas as vendas ao público só começariam pra valer em abril de 1980.

A linha 1980, agora restrita ao LTD e Landau, trazia a inédita e cobiçada cor azul clássico, até então reservada aos carros da Presidência da Ford, no Brasil. O acabamento foi melhorado e os bancos reestruturados e mais anatômicos. Um acessório básico em se tratando de um carro de luxo finalmente foi oferecido, e consistia no comando interno para abertura do porta-malas, acionado por um botão instalado no porta-luvas. Todos os Landaus só seriam vendidos com câmbio automático de série e as duas versões receberam escapamento duplo que os deixavam ainda mais silenciosos. O LTD perdeu boa parte dos frisos e a cinta de borracha do para-choque dianteiro. A versão a álcool custava o mesmo que a versão a gasolina, e tinha coletor de admissão em alumínio (para melhorar a queima da mistura ar/combustível) e nova bomba de combustível. A velocidade máxima era de bons 167 Km/h e o consumo médio de 4 Km/l, mas era mais compensador rodar com álcool, mais barato, do que com gasolina. As vendas caíram para 2.971 unidades, sendo 1.390 a gasolina e 1.581 a álcool (contra 5.061 unidades em 1979). A renovada linha Dodge Le Baron e Magnum, de 1979, e a nova linha Opala para 1980 – agora com o Diplomata, além do Comodoro – certamente contribuiu para esse resultado ruim do LTD e Landau.
Linha 1980
Abaixo, apenas o LTD e o Landau
(refletores dos para-lamas traseiros integrados à carroceria)

Em 1981 a má notícia surgiria dentro de casa, com o lançamento do Del Rey. Menor, mais barato, mais econômico e com o habitual luxo e bom acabamento Ford daqueles anos, trazia mimos nunca oferecidos pela linha Galaxie, como uma versão de 2 portas e vidros/retrovisores com acionamento elétrico, por exemplo. 
As poucas novidades da linha seriam a nova grade do motor, que “invadiria” a abertura superior do para-choque do Landau (este receberia as novas cores verde palma metálico, além do branco nevasca II e preto bali). 
O para-choque traseiro voltaria a  ser igual ao do modelo 1967-1970, mas sem os recortes para as luzes de ré. As luzes de ré "subiriam" para as lanternas mais internas do painel traseiro, o que daria uma renovada no visual. 
Os cintos de segurança dianteiros passaram a ser de três pontos com o mecanismo na coluna das portas.
Novos detalhes de acabamento e conforto seriam incorporados (suspensão recalibrada, pinças e pastilhas maiores de freio, nova barra estabilizadora traseira etc.) mas o LTD se despediria do mercado. As vendas totais tinham encolhido para 1.581 unidades (583 a gasolina e 687 a álcool), enquanto o estreante Del Rey conquistaria nada menos que 20.206 compradores.
 Linha 1981
 Abaixo, o último modelo do LTD (verde) e o Landau (branco)
(luzes de ré saíram do para-choque, que seria do modelo 1967-1970)

O ano de 1982 foi o último ano “pra valer” do carrão, agora produzido praticamente à mão e apenas na versão topo de linha Landau. 
Novas cores seriam oferecidas, como o cinza granito, azul jamaica e verde astor. 
As vendas caíram mais um pouco, para apenas 1.199 unidades, sendo 929 a gasolina e 270 a álcool. 
Em outubro seria lançada a derradeira linha 1983, com menos opções de cores. O volante perderia qualidade no revestimento e o motor passaria a ser pintado de cinza, com a tampa do óleo na cor amarela. 

Linha 1982-1983
Apenas o Landau foi produzido.
 O da esquerda é um modelo 1982 e o outro, um modelo 1983.

Em 14 de janeiro de 1983 o Landau se retiraria do mercado e em fevereiro seriam vendidas 125 unidades produzidas naquele ano (93 a gasolina e 32 a álcool). De acordo com a ANFAVEA as últimas vendas ocorreram em março de 1983, com os dois últimos exemplares.
Um modelo 1983, azul clássico, serviria por anos à Presidência da República.

Ao todo, foram vendidos 77.850 exemplares de Galaxie, LTD e Landau – um feito e tanto para um carro desse porte e destinado aos "abonados"!

Um comentário:

  1. MEU PRIMEIRO CARRO UM LTD DOURADO QUE COMPREI DE UM GUIA DE TURISMO APOSENTO = A ZERO KM QUE CARRO AR VIRAVA UM FREEZER TODAS AS TELINHAS FICAVAM CONGELADAS ISSO NO RIO DE JANEIRO DEPOIS MAIS TARDE OS DODGES TAMBÉM O AR VIRAVA UMA CAMARÁ FRIA ISSO E AR PARA O VERÃO BOM TINHA 15 ANOS DE IDADE NA EPOCA KKKKKKKKKKKKKKKK

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