segunda-feira, 28 de março de 2022

PERUA DODGE DART/CHARGER

A Chrysler absorveu a Simca do Brasil, e no período de 1967 a 1969 produziu a dupla Esplanada e Regente, ambos derivados do Chambord. Havia também uma interessante versão esportiva GTX, com câmbio de 4 marchas no assoalho, bancos dianteiros individuais etc. 

Os 3 modelos até que vendiam bem, considerando-se que eram bem defasados diante dos novos rivais (Ford Gálaxie e Chevrolet Opala), mas a montadora norte-americana lançou sua própria linha de carros de passeio em 1969, começando pelo Dodge Dart sedan (4 portas). 

Pouco maior que o Opala e menor que o Gálaxie, o Dart fez sucesso e deu origem a uma versão Cupê 2 portas, uma esportiva-básica (SE) e as luxuosas versões esportivas LS e R/T.

Em 1973 surgiu o pequeno Dodge 1800 e sua versão melhorada, Polara, em 1976.

Finalmente, em 1979 o Dart deu origem aos luxuosos Le Baron (sedan), Magnum (cupê) e o R/T, e a linha Polara ganhou a luxuosa versão GLS.

Sob controle da VW a partir de 1979, e diante dos preços cada vez maiores do petróleo e seus derivados, em 1981 a marca desapareceria de forma melancólica do mercado nacional.

Interessante observar que a Chrysler até cogitou o lançamento de versões station wagon (peruas) tanto do Dart quanto do Polara, mas nenhuma delas chegou até o consumidor.

Acima e abaixo, protótipos da perua Dart.

Como o brasileiro é muito habilidoso e criativo, logo surgiram diversas versões artesanais, de fundo de quintal. Algumas até serviram como carro funerário ...

Vasculhando meu acervo de fotografias, encontrei diversas fotos de peruas Dodge Dart, algumas com resultados interessantes, e que compartilho aqui com vocês:














segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS NO PARQUE BARIGUI - 27/02/2022

Domingo de carnaval, no Parque Barigui (Curitiba), na companhia de diversos antigomobilistas e de um público educado e interessado em carros antigos.

Beto e eu curtimos o dia de sol com o Gordini. Infelizmente não havia nenhum "irmãozinho" dele no local. Outro dia, quem sabe?


 

 


 
 





terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

PASSEIO DE CURITIBA A COLOMBO - 13/02/2022

 

Aproveitando o raro fim de semana com sol, Beto e eu fomos passear de carro antigo, dirigindo o Gordini. Encontramos a turma no Posto 2 Irmãos.

Cada um dos carros chamava a atenção pelo grau de originalidade e conservação. O Simca Rally Especial cor canela chamou bastante a minha atenção, por ser um carro raro e na belíssima cor canela. Os veteranos Ford 1929 e 1931 esbanjaram seu charme.

Saímos de Curitiba às 9, e seguimos pela BR 116 até a saída para a rodovia Castelo Branco.

De lá rodamos até a Colônia Faria e seguimos até a Estrada da Ribeira. Depois percorremos a Estrada Santa Gema até o Centro de Colombo, retornando a Curitiba pela Rodovia da Uva.

Felizmente deu tudo certo, o Gordini e os demais carros se comportaram de forma exemplar e retornamos para casa  já pensando no próximo passeio.

 

Acima, Beto "tirando onda" em um Ford 1929


Acima, dois belíssimos DKW Belcar.

Abaixo, um raríssimo Simca Rally Especial, ano 1964

 

 

                                    CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA PARA AMPLIÁ-LAS