domingo, 6 de dezembro de 2015

MODELOS DKW PERSONALIZADOS

Em setembro de 2014 - vide HISTÓRICO DO BLOG (canto superior direito) publiquei matéria sobre os valentes DKW, aqui produzidos desde 1956 e que foram evoluindo e diversificando a linha até 1967, quando foi absorvida e liquidada pela Volkswagen, não por acaso a sua maior concorrente.
A VEMAG (Veículo e Máquinas Agrícolas) produziu no Brasil, sob licença, modelos da alemã DKW que se destacavam pela robustez e pelo inusitado motor de 2 tempos e 3 cilindros, com o óleo misturado à gasolina - o que explica a fumaça azul que saía do escapamento...
A linha "nacional" era composta por uma perua 2 portas (Vemaguet), um sedan 4 portas (Belcar), um sedan 2 portas para concorrer no segmento premium (Fissore) e um jipe com tração 4x4 ou 4x2 (Candango).
Assim que deixaram de ser produzidos, em 1967, os DKW foram perdendo valor (à exceção da perua, que até experimentou uma valorização no mercado de usados). À rejeição seguiu-se o esquecimento, até que os colecionadores passaram a se organizar em clubes e a compartilhar peças e dicas de manutenção. Atualmente existem empresas especializadas na recuperação e confecção de peças, o que torna possível remontar um DKW e deixá-lo praticamente como novo.
Mas nem todos os proprietários pensam em devolver as características originais, enveredando pelo quase sempre tortuoso caminho da "personalização". Alguns poucos exemplares ficam bem interessantes - como por exemplo a picape derivada da Vemaguet. Há alguns exercícios de imaginação, que você confere a seguir.
Clique nas fotos para ampliá-las!
ABAIXO, UMA COLETÂNEA DE BELCAR CONVERSÍVEL
 
AGORA, É A VEZ DA PERUA VEMAGUET:
 
NEM O CANDANGO ESCAPOU...
Em outra oportunidade publicarei uma coletânea de versões artesanais de outros veículos DKW (Fissore perua, picape, 4 portas, tuning ou Limousine) e alguns Belcar com 2 portas, limousine, tunados, de corrida etc.
Não percam!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

13º DIESCAT MIX - dia 28 de novembro de 2015, em Curitiba


Quem curte miniaturas e faz coleções não pode perder o 13º Diescast Mix, neste sábado – 28 de novembro de 2015. Trata-se do último evento de 2015 organizado pelo Espaço Diecast – loja especializada em colecionismo de miniaturas de automóveis na escala 1:64 - peças entre 7 e 8 cm aproximadamente. Como nos anos anteriores, o local será o Clube Dom Pedro II , que fica na Rua Brigadeiro Franco, 3.662, quase esquina com a Rua Chile, no Rebouças, em Curitiba. O evento terá início às 13 h e seguirá até as 18 h.
As primeiras miniaturas surgem ainda na infância, apenas como um passatempo. São jogadas de um lado para outro, arremessadas em queda livre de uma sacada e esfoladas de tantas batidas que arrancam o sorriso de seus pequenos donos. Com o passar dos anos a diversão tende a ser outra, como futebol e videogame, mas há quem mantenha essa relação com os carrinhos, agora de maneira mais cuidadosa, incentivada, principalmente, pelos pais. Têm aqueles que decidem resgatá-la na fase adulta. É aí que surgem as coleções.
Segundo Hilton Ricardo de Sá, 40 anos, um dos criadores do Espaço Diecast, “são inúmeras novidades, modelos exclusivos e importados e a chance de encontrar aquele exemplar garimpado há tempo”. Participam expositores do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Hilton deixou de lado a profissão de executivo para se dedicar às miniaturas. Abriu a CWB Garage, especializada em modelos importados. “Há oito anos um amigo do trabalho me mostrou a sua coleção e eu o provoquei: Com essa idade, voltando a brincar de criança”, lembra. O colega então o convidou para um encontro de colecionadores e a partir daí ele viu que o negócio era sério. Em 3 anos e meio já tinha mais de 5 mil unidades. “Como executivo ganhava mais do que hoje, porém quase enfartei. Só que agora eu faço isso com prazer e amor”, afirmou Sá.
Começar no colecionismo é fácil e barato. Existe uma infinidade de modelos disponível em supermercados e lojas de departamentos. Os mais famosos são os da Hot Wheels, que custam a partir de R$ 5,00 na escala 1/64 (64 vezes menor de que um carro em tamanho real). Matchbox, Maisto e a Johnny Lightning são outras marcas que fazem sucesso entre os apreciadores. O difícil é controlar a vontade de ver a coleção crescer o mais rápido possível. “Chega um momento em que colecionar pode deixar de ser um hobby e virar um vício. Conheço pessoas que tiveram sérios problemas financeiros por que perderam o limite”, afirma Roniel Iunckovski, 29 anos, um dos fundadores do Espaço Diecast, local criado para a troca, comercialização e busca de informações sobre miniaturas. Desde 2005, ele “respira o mundo em escala reduzida”. Segundo Roniel, “colecionar todas as miniaturas que achar pela frente não é o mais indicado. O ideal é concentrar em um tema específico, como modelos customizados, por exemplo, ou organizar diversas linhas que lhe agradam, como réplicas de Chevrolet, Ford e Volks”. À medida que se vai atrás de informações e de novas miniaturas, descobre-se milhares de opções belíssimas e raras espalhadas pelo mundo. E a tentação para comprá-las a qualquer preço e ter na coleção é grande. “Procure fazer um orçamento para definir o quanto do salário [ou da mesada] será investido”, observa, ressaltando que é neste momento que muitos se perdem em suas coleções. Catalogar todas as aquisições e não se desesperar caso não encontre o modelo procurado também ajudam a evitar que o prazer do hobby se torne um motivo de estresse. “Dependendo do modelo, é preciso garimpar de dois a três meses para encontrá-lo”, salienta.
Sandro Stremel, 43 anos, outro fã de miniaturas que ajudou a criar o Espaço Diecast, diz que dá para montar uma bela coleção com os modelos vendidos no mercado nacional, porém, caso de prefira peças vindas de fora o preço geralmente começa em R$30,00. “A linha Collectors, da Hot Whells, por exemplo, começa nesta faixa de preço e está fora do catálogo anual da marca, ou seja, dificilmente será encontrada em lojas populares do Brasil”, destaca.
Quem coleciona costuma armazenar os carrinhos em estantes próprias para expor no quarto ou na sala. As mais comuns, em MDF, custam a partir de R$55,00, com capacidade para 50 unidades. Adicionar uma tampa (em acrílico ou vidro) evita o acúmulo de poeira - acrescente de R$20,00 a R$40,00. Há quem prefira manter as miniaturas nas cartelas, que, além de proteger de riscos, fica mais fácil na hora de trocá-las ou vendê-las.
De empresário a colecionador
Os preços dos carrinhos começam em R$5,00 e superam R$1 mil nos modelos mais raros. Se ficou curioso ou interessado, e deseja mais informações, ligue (41) 3524-0500 ou pelo Facebook do Espaço Diecast.
A entrada é gratuita.
Dicas pra ase tornar um colecionador “sustentável”
FOCO: escolha uma linha ou tema específico para colecionar.
CONTROLE: imponha um limite para gastar.
ORGANIZAÇÃO: catalogue os carrinhos, para saber o que precisará comprar.
PACIÊNCIA: leve como hobby e não se desespere quando não encontrar o modelo pretendido de imediato.
Fonte desta matéria: http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/comece-ou-amplie-sua-colecao-no-diescast-mix-a-festa-das-miniaturas-7ohndxv512ssaw9pb3jg31gsn

domingo, 4 de outubro de 2015

4 de outubro de 2015 - Largo da Ordem

O domingo estava mais para "chuva" do que para "sol", mas decidimos arriscar e levar o Gordini para passear. 
Fomos ao Largo da Ordem e lá estacionamos por volta das 10h15.
Conseguimos uma vaga ao lado de um "musculoso" Maverick GT V8 amarelo, quase no fim da rua. Logo depois chegou um Simca Chambord 1966 preto. Mais adiante avistamos um DKW Vemaguet 1964, cor verde, e um DKW Fissore 1967, vermelho. Mas havia outros modelos que merecem menção, como 2 Jeep Willys, uma picape Willys F-85 "cachorro louco"), um  VW 1600 4 portas bege ("Zé-do-Caixão") vários Fuscas, Karmann-Ghia, Dodge Dart, Corcel 4 portas, um raro Corcel II GT e alguns importados, como Cadillac 1959, Bel Air 1955, Mustang  1966, Mercedes Benz etc.
Abaixo, uma amostra das preciosidades (clique na foto para ampliar):

 Acima, Beto ao lado de um Bel Air 1955. À direita, um "discreto" Cadillac 1959.
Acima, meu Gordini 1966 e um Maverick GT 1974. À direita, um Mustang 1966.
 Acima, Ford Corcel II GT e, abaixo, Karmann-Ghia, Corcel 4 portas e Simca Chambord 1966
  Abaixo, um belíssimo Dodge Dart 1970.
 Abaixo, dois raros DKW: Vemaguet 1964 (verde) e Fissore 1967 (vinho):
Abaixo,três Fuscas de diversos anos e cores... e um Fuscão "Salmão":
 Para finalizar, o saudoso VW 1600 4 portas, o "Zé-do-Caixão".
No momento da despedida, fomos abordados pelo "Clube Elas" e recebemos convite (abaixo) para participar da "Exposição de Carros Antigos e Especiais" que vai ocorrer em 17 de outubro, das 10 às 18h, na Praça da Espanha - Curitiba/PR.
Haverá uma ação social em favor da Escola Mercedes Stresser - educação especial.
Se não chover, com certeza lá estaremos!