domingo, 4 de outubro de 2015

4 de outubro de 2015 - Largo da Ordem

O domingo estava mais para "chuva" do que para "sol", mas decidimos arriscar e levar o Gordini para passear. 
Fomos ao Largo da Ordem e lá estacionamos por volta das 10h15.
Conseguimos uma vaga ao lado de um "musculoso" Maverick GT V8 amarelo, quase no fim da rua. Logo depois chegou um Simca Chambord 1966 preto. Mais adiante avistamos um DKW Vemaguet 1964, cor verde, e um DKW Fissore 1967, vermelho. Mas havia outros modelos que merecem menção, como 2 Jeep Willys, uma picape Willys F-85 "cachorro louco"), um  VW 1600 4 portas bege ("Zé-do-Caixão") vários Fuscas, Karmann-Ghia, Dodge Dart, Corcel 4 portas, um raro Corcel II GT e alguns importados, como Cadillac 1959, Bel Air 1955, Mustang  1966, Mercedes Benz etc.
Abaixo, uma amostra das preciosidades (clique na foto para ampliar):

 Acima, Beto ao lado de um Bel Air 1955. À direita, um "discreto" Cadillac 1959.
Acima, meu Gordini 1966 e um Maverick GT 1974. À direita, um Mustang 1966.
 Acima, Ford Corcel II GT e, abaixo, Karmann-Ghia, Corcel 4 portas e Simca Chambord 1966
  Abaixo, um belíssimo Dodge Dart 1970.
 Abaixo, dois raros DKW: Vemaguet 1964 (verde) e Fissore 1967 (vinho):
Abaixo,três Fuscas de diversos anos e cores... e um Fuscão "Salmão":
 Para finalizar, o saudoso VW 1600 4 portas, o "Zé-do-Caixão".
No momento da despedida, fomos abordados pelo "Clube Elas" e recebemos convite (abaixo) para participar da "Exposição de Carros Antigos e Especiais" que vai ocorrer em 17 de outubro, das 10 às 18h, na Praça da Espanha - Curitiba/PR.
Haverá uma ação social em favor da Escola Mercedes Stresser - educação especial.
Se não chover, com certeza lá estaremos!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

WILLYS RURAL E F-75 MODIFICADOS

Acima: a Rural americana (esquerda) e a brasileira - bem mais moderna.
Em julho de 1956 a Willys Overland do Brasil lançou o utilitário RURAL no Brasil (era idêntica à norteamericana e equipada com a mesma mecânica do Jipe). Em 1960 o modelo foi reestilizado. Bastante espaçosa, acomodava bem até 6 pessoas. Tinha ampla porta traseira, que se abria em duas metades horizontais e dava acesso ao amplo compartimento de carga. Pesando 1.522 kg, podia transportar 420 kg de carga. A velocidade máxima era de 117 km/h e ia de 0 a 100km/h em 21,5 segundos. Em 1966 ganhou nova grade do motor, semelhante à do Aero, na versão de luxo. O alternador passou a ser oferecido opcionalmente. Em 1967 recebeu novo câmbio sincronizado de 4 marchas para a versão 4x2, enquanto a versão com tração integral (4x4) continuou com câmbio de 3 marchas. No fim da década de 60 a Ford disponibilizou o novo motor de 3.000cm3 e dupla carburação (140 cavalos), além de um terceiro banco (opcional) no lugar reservado às bagagens. Em 1975 incorporou o moderno motor 4 cilindros, 2.300 cm3 e 91 cv, que também era oferecido para o Maverick. Com vendas cada vez mais baixas, a Rural saiu de linha em 1977.
Abaixo, alguns exemplares personalizados da Rural, até com a rara e opcional versão 4 portas. Não deixa de ser uma forma de modernizar o robusto veículo que, ainda hoje, seria muito bem recebido, principalmente no interior do país:

 

PICAPE WILLYS

Alguns exemplares da picape Willys vieram para cá importados dos EUA, mas seu início de  fabricação no Brasil foi em meados de 1960 como modelo 1961, no tipo pick-up 4x2. A versão nacional adotava o mesmo visual dianteiro da Rural brasileira, e também uma caçamba em aço, sem pára-lamas destacados. Com capacidade de carga de 750 Kg, a picape chega apenas na versão 4x2. A versão 4x4 estreou na linha 1962. A  motorização era a mesma da Rural com o motor BF161, 6 cilindros, 2600cc, 90HP. Em 1965 ganhou suspensão independente nos modelos 4x2 e molas helicoidais, além de câmbio de 3 marchas sincronizado. Em 1966 recebia opcionalmente alternador no lugar do dínamo, além de roda-livre (4x4) . Em 1967 ganhou novo painel de instrumentos localizados e trava de direção, além de câmbio de 4 marchas sincronizado e novo para-choque traseiro. A partir de 1968 passou a ser fabricada pela Ford-Willys e recebeu, opcionalmente, motor de 6 cilindros e 3000cc (110HP). Em 1970 surgiu uma versão Luxo (com capota branca) e em 1972 passou a se chamar "F-75", ganhando novas cores. Em 1976 a versão 4x4 podia contar com o moderno motor de 4 cilindros, 2.300cc e 90 HP de potência (o mesmo do Maverick). A versão luxo agregava botões cromados, calotas e pneus com faixa branca, além de pintura saia-e-blusa. Em 1980 o motor 4 cilindros era movido a álcool e em 1983 a picape F75 saiu de linha, com 177.551 unidades produzidas.
Abaixo, exemplares modificados - em sua maioria muito simpáticos, na minha modesta opinião.