quinta-feira, 16 de março de 2023

PROTÓTIPOS DOS NOVOS AERO WILLYS E ITAMARATY 1970 e 1972

Em abril de 1967, o mercado nacional foi sacudido com a notícia de que a Willys-Overland do Brasil seria absorvida pela Ford.

A Kaiser americana aproveitou uma conjuntura favorável e se desfez de suas fábricas de automóveis.

A IKA (Indústrias Kaiser Argentina) foi para as mãos da Renault.

A Kaiser-Jeep norte-americana foi vendida à American Motors.

A Willys-Overland do Brasil foi vendida para a Ford em 1967, e esta continuou a produzir a linha Aero/Itamaraty (a limousine Executivo não, pois competia com o Galaxie), o Gordini, o Jeep, a Rural e a picape F-75.

Em 1969 Henry Ford esteve no Brasil e conheceu os PROTÓTIPOS de “novos Aero/Itamaraty para 1970".

As alterações se concentravam na dianteira, com novos capôs, pára-lamas, pára-choques, faróis (retangulares), piscas dianteiros nas extremidades dos pára-lamas e novas grades.

Para o Aero, uma ampla grade cromada uniria os faróis.

Para o Itamaraty, uma grade tipo radiador, semelhante à do Lincoln Continental Mark III.


 



Como se pode perceber nas fotos acima, os protótipos eram feios e desengonçados, razão pela qual a Ford (felizmente) vetou sua produção.

Com isso, o Aero e o Itamaraty foram produzidos com as mesmas linhas básicas até 1971, quando cederam espaço para o Maverick, lançado em 1973.

Uma reestilização "meia-sola" para um Itamaraty 1972 chegou a ser preparada (vide fotos abaixo). O resultado até ficou interessante...


 

O "Itamaraty 1972" teria sido o "canto do Cisne" para o elegante e luxuoso sedan, e agradaria em cheio aos que achavam o Galaxie "grande demais".

Mas a Ford optou por não investir mais nos defasados modelos herdados da Willys e concentrou os recursos no "novo" Maverick - que dele herdou o motor 6 cilindros.

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