sábado, 15 de dezembro de 2018

GURGEL BR 800 E SUPERMINI COM MOTORES DIFERENTES

Em 2008 publiquei uma extensa matéria sobre a Gurgel no meu antigo blog (blogdosantigos). Qualquer hora dessas darei uma revisada no material e republicarei aqui. 
A Gurgel era uma fábrica nacional de veículos que produzia jipinhos, bugues, carros subcompactos urbanos, vans, SUVs, picapes e até modelos com motor elétrico.
O popular hatch BR 800 usava um motor de 2 cilindros refrigerado a água (segundo muitos, era um motor vw boxer 1600 "dividido ao meio" com refrigeração a água).
O modelo ao lado deriva dele: é o Supermini - uma versão maior com mais espaço e melhor acabamento geral. O modelo da foto ganhou um interessante rack que combinou bem com as linhas do carrinho e estepe pendurado de fora...
Duas décadas após o fim da marca, que fim levaram os carros da Gurgel? A boa notícia é que, graças à carroceria de fibra de vidro e à simplicidade mecânica, a maioria sobrevive, embora muitos rodem com motores mais "confiáveis" e potentes. Rola de tudo, até modelos com motor de moto!
A seguir, apresento a vocês uma coletânea de BR 800 e Superminis modificados:
Abaixo, uma picape artesanal com motor do VW Gol BX 1600 refrigerado a ar
 
Abaixo, dois modelos com motor de motocicleta!
 Abaixo, exemplares com motor de Chevette:
 
Abaixo, exemplares com motor AE 1000:
 
 
 Abaixo, dois  modelos com motor de Fusca, mesmo (ventoinha alta):
Para finalizar, modelos com motor VW BX (do Gol) refrigerado a ar:

4 comentários:

  1. Boa noite galera. Estou adaptando um motor 1600 Ar no Supermini, mas esbarrei com um problema na instalaçã(o do coletor de admissão. Ocorre que ao escaixar no local o carburador fica projetado em cima do Parafuso de fixação do Motor (PÊNDULO), o que inviabiliza sua montagem. Alguem ja passou por esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. No motor do fusca, o carburador fica na frente da capela do motor, longe do pêndulo da caixa. Nem no motor com capela do gol bx o carburador fica tão próximo do suporte da caixa... Deve ter algo invertido na montagem do carburador...

      Excluir
    2. boa noite.. sou de sao paulo.. e tenho uma pagina sobre gurgel... tenho muitas pessoas. que me perguntam. se para colocar o motor do fusca. no sm.. como faz. pq tenho a impressão de que o cambio esta mais para um chevette.. parece que so a capa seca é diferente... vc fez um flange.. e os suportes. pode dar uma mão.. fotos. etc. grato

      Excluir
  2. Ola amigos tenho um Supermini que esta sem motor , quero colocar o motor 1300 alguem pode me ajudar ne passando umas orientações meu carro ta parado ha quase 2 anos.

    ResponderExcluir