terça-feira, 29 de maio de 2018

PICAPES DODGE DART


A Chrysler absorveu a Simca do Brasil e no período de 1967 a 1969 produziu a dupla Esplanada e Regente, ambos derivados do Simca Chambord. Havia também uma interessante versão esportiva GTX, com câmbio de 4 marchas no assoalho, bancos dianteiros individuais etc. Os 3 modelos até que vendiam bem, considerando-se que eram bem defasados diante dos novos rivais (Ford Galaxie e Chevrolet Opala), mas a montadora norte-americana lançou sua própria linha de carros de passeio em 1969, começando pelo Dodge Dart Sedan (4 portas). 
Um pouco maior que o Opala, porém menor que o Galaxie, o Dart fez sucesso e deu origem a uma versão Cupê 2 portas, uma esportiva-básica SE e as luxuosas versões esportivas LS e R/T
Em 1973 a Chrysler lançou um modelo menor, o Dodge 1800. Este também teve uma versão esportiva-básica denominada SE e em 1976 o carrinho foi tão melhorado que recebeu um novo nome: Polara
Em 1979 o Dart deu origem aos luxuosos Le Baron (sedan), Magnum (cupê) e o R/T, e a linha Polara ganhou a luxuosa versão GLS.
Sob controle da VW a partir de 1979, e diante dos preços cada vez maiores do petróleo e seus derivados, a marca desapareceria de forma melancólica do mercado nacional dois anos depois, em 1981.
Interessante observar que a Chrysler pensou em lançar versões Station Wagon (peruas) tanto do Dart quanto do Polara, mas infelizmente nenhuma das duas chegou até o consumidor. Algumas peruas Dart serviram como carro funerário!
Como o brasileiro é muito habilidoso e criativo, foram construídas algumas Picapes derivadas do Dart e do Charger. Convenhamos que não faz muito sentido - ao menos no Brasil - lançar picapes derivadas de sedans grandes com enormes motores V8 - ainda mais por conta da crise do petróleo. Mas existem alguns exemplares rodando por aí, alguns com motores menores ou mesmo o V8 original mas alimentado com GNV. Os mais modernos até blower possuem. Confira a seleção abaixo:
 
 
 
 

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