domingo, 26 de março de 2017

CURITIBA ANTIQUE CAR - visita em 26 de março de 2017

Curitiba não é uma “República”, ao contrário do que alguns imaginam. É a bela capital do estado do Paraná, e foi essa cidade que há 12 anos escolhi para morar. 
Ao chegar, em 2005, um dos primeiros locais que fui visitar foi o Museu do Automóvel, no Parque Barigui, fundado em 1969 e que é administrado pelo Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná – CAAMP, com 150 veículos.
Os turistas também tem outras opções como o tradicional encontro de carros antigos aos domingos, na Feira do Largo da Ordem, no Centro Histórico. Também há encontros de carros antigos aos sábados na Praça da Espanha, e em outros pontos da cidade os antigomobilistas também se reúnem.
A boa notícia é que em 13 de fevereiro deste ano a cidade comemorou a inauguração do seu segundo museu, o “Curitiba Antique Car”, que reúne 28 carros e diversos outros itens de coleção de Antônio Kowalski. 
Segundo Fawez Tarbine, diretor de marketing do empreendimento, “o local foi projetado para contar a história e resgatar a cultura dos carros antigos, de uma forma didática e aliada à tecnologia e às experiências sensoriais”. O local se propõe a ser, também, um ponto de encontro e lazer para as famílias, e por isso deverá ganhar cinema ao ar livre, espaço para corrida de carrinhos por rádio controle, feira com food trucks e outras atrações.
Este novo museu possui até bonecos de cera de personalidades mundialmente conhecidas como o cantor Elvis Presley, o ator Arnold Schwarzenegger, os ex-presidentes norte-americanos Abraham Lincoln e John Kennedy, o cantor Michael Jackson e outros.
Hoje de manhã, Beto e eu decidimos “levar o Gordini para passear”, e escolhemos o bairro de Santa Felicidade como forma de fazer o pequeno Renault rodar alguns bons quilômetros (afinal, carro parado é carro enguiçado). Subindo a Avenida Manoel Ribas, fomos surpreendidos por uma série de velozes e furiosos Porsches e outros esportivos, mas não sabemos para onde estavam indo (não li nada a respeito desse encontro). Após passar o tradicional Restaurante Madalosso, fizemos meia volta e pegamos o caminho de casa. Foi aí que avistamos a placa do “Curitiba Antique Car”, além daquele carro antigo (Oldsmobile) atravessando a parede ser um bom chamariz. Pegamos o primeiro retorno e subimos a avenida até ingressar no local, que oferece um bom estacionamento na frente. Anote o endereço: Av. Manoel Ribas 5026 – Santa Felicidade.
Logo na entrada fomos bem recebidos e informados que até 30 de junho o ingresso está com "preço promocional": R$35,00 a inteira e R$25,00 a meia-entrada (estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos) e que o atendimento é de 3ª a domingo, das 10 às 19 horas
Atrás da recepção há diversos painéis com peças cromadas, logos e adornos de diversos fabricantes, como Packard, Pontiac, Ford, Chrysler, Buick etc.
Logo ao entrar nos deparamos com diversos aparelhos telefônicos “da primeira safra” e também muitos rádios antigos. O ambiente é elegante, acolhedor e visualmente diferente do que estou habituado a ver em museus do gênero. 
Uma pequena Isetta amarela chamou a atenção do Beto (mais adiante um Bel Air 1957 vermelho conversível dividiu o seu coração). 
Os bonecos de cera realmente são uma atração bem interessante e o “clone” do Arnold Schwarzenegger é simplesmente perfeito. 
Passamos por diversos carros que reluziam como se tivesse acabado de sair da linha de produção, como Cadillac, Packard, Mercury, Buick, Rolls Royces, Jaguar, Lincoln Continental, Bel Air, Ferrari, Porsche, Corvete, Mustang, e até mesmo um nacional, o Willys Interlagos 1966 conversível, entre outros.
Ao final, há um café conteiner com bar e cervejas especiais, além de uma loja de souvenirs com produtos da marca “Curitiba Antique Car”. No bar, há videogames interativos e um cockpit no qual é possível usar óculos de realidade virtual e simular a pilotagem de alguns dos carros do acervo pelas pistas de corrida mais famosas do mundo.
Confira algumas fotos que Beto e eu fizemos nesta primeira visita:
 CLIQUE NAS FOTOS ABAIXO PARA AMPLIÁ-LAS
 Recomendo uma visita ao site do Museu: http://www.curitibaantiquecar.com.br/
 

3 comentários:

  1. Fantástico esse museu. Os carros parecem zero quilometro. Gostei de todos, principalmente do Mercury 49 dourado. Um abração do Dorian.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ir ai. Em breve estarei em Curitiba para ver esses carros de perto. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Dorian e Junior, vale a pena a visita! Mas eles bem que poderiam ter um Gordini no acervo né? hehehehe.

    ResponderExcluir