terça-feira, 27 de setembro de 2016

MINIATURAS DE CARROS NACIONAIS



Até poucos anos atrás era bem difícil formar uma coleção de miniaturas de carros nacionais, até que em 2010 surgiu uma pequena coleção com divulgação pelo Jornal Extra, do Rio de Janeiro. Uma segunda série foi lançada, mas em todas elas havia pouco capricho em alguns detalhes e uma desproporção que incomoda bastante (pense em um Fiat Uno com o mesmo tamanho de um Galaxie!). Também poderiam ter oferecido, ainda que opcionalmente, uma caixa acrílica protetora com uma base e o nome do modelo... 
Confira abaixo:
 
Mais adiante foi lançada uma enorme coleção pelo grupo editorial Planeta deAgostini (CARROS INESQUECÍVEIS DO BRASIL) com miniaturas de nossos carros nacionais, desde os pioneiros DKW, Romi-Isetta etc. até os mais "modernos" Chevette, Del Rey, Palio de primeira geração etc. Serão reproduzidos modelos comercializados nas décadas de 50 (DKW, Romi-Isetta etc) a 90 (Vectra, Del Rey, Voyage etc.). Serão 100 modelos ao todo. Mas há erros frequentes na classificação de alguns modelos, e um inexplicável critério para escolha de cores que não são as mais vendidas de cada modelo. Mas o grande público não perceberá ou não se incomodará muito com isso. 

CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA AMPLIÁ-LA:
 


Também foi lançada pela Planeta deAgostini a série "VEÍCULOS DE SERVIÇO DO BRASIL" na escala 1:43. O primeiro modelo foi a VW "Kombi Escolar", na escala 1:43. Ao todo serão 50 modelos com carroceria de metal e plástico injetados.
CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA AMPLIÁ-LA: 


Recentemente a Chevrolet, em parceria com a editora Salvat, lançou uma coleção de miniaturas de seus modelos. O primeiro carro da coleção foi o Chevette SL1979, na escala 1:43. Os carrinhos tem carroceria de metal e materiais de alta qualidade, como plástico e metal injetado. Há uma base expositora individual com o nome e ano de cada veículo e uma embalagem protetora de acrílico para melhor proteção da “jóia”. Para arrematar, um fascículo com a ficha técnica de cada carro com sua história, detalhes da mecânica etc. Vide uma amostra abaixo:


A Hot Wheels também reproduziu alguns modelos nacionais (VW SP2, VW Brasília, VW Fusca, VW Kombi, Dodge Dart, Chevrolet Opala, Ford Maverick) mas em escala reduzida (1:64) e com poucos detalhes. Ainda assim, até que são bem feitinhas, considerando-se o preço acessível. Confira abaixo:
 

Muitas miniaturas feitas em resina são produzidas no Brasil, com destaque para aquelas produzidas pela Automodelli desde 1997. Mas os preços de suas "jóias" impedem a sua popularização. 
Assim, embora aparentemente bem suprido o mercado de miniaturas de carros nacionais "já prontos", percebo que é muito escassa a oferta de kits de montagem (plastimobilismo) de modelos de carros nacionais.

Há algum tempo recebi e-mail do Sérgio Aguinsky, acompanhado de fotos de um Gordini verde que ele está montando. (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA). Sem pensar duas vezes, contatei o artista e pedi que ele contasse um pouco de sua história, como produz as suas obras de arte e as dificuldades que ele encontra para confeccionar cada uma delas. Se aceita encomendas, custo etc.


"Meu nome é Sergio Aguinsky, sou advogado e tenho 59 anos. Moro em Porto Alegre.
Automóveis, automobilismo e miniaturas de automóveis me acompanham desde a infância.
Entre 1987 e 1988 morei nos Estados Unidos e trouxe muitos kits de lá, bem como material que não existia por aqui, tais como tintas, solventes, pincéis, aerógrafo, etc.
Comecei a brincadeira de modo mais sério. Mandei fazer um compressor com motor de geladeira (para não fazer barulho), cabine de pintura e, agora, uma cabine de secagem.
Tenho um pouco mais de 120 kits montados e outro tanto para montar. A escala que gosto de trabalhar é 1/24.
Monto os kits de diversas maneiras. Existe muito material à disposição, tais como cintos de segurança, tintas, decais, rodas que podem ser comprados avulso. Isso faz com que se monte os kits sempre com algum implemento. A montagem pode ser direto da caixa, com alguns implementos ou com alterações.
Sempre me pedem algumas encomendas de carros brasileiros, mas estes são os mais difíceis de se conseguir. Mesmo o Gordini verde (foto acima).
Os kits são todos importados e, salvo muita procura e sorte, se consegue alguma coisa parecida.
Por exemplo. O kit de Gordini que existe na escala 1/24 é da marca HUBLEY e, quando se encontra, gira em torno de R$ 1.000,00. Eu consegui só a carroceira. O resto tive que improvisar com a sucata que tenho. Só para vc ter uma ideia, o chassi deste Gordini é o de um Mini moderno adaptado. Então as encomendas sempre são com restrições.
Outro exemplo. Dia destes montei um Passat de corrida. O kit de Passat não existe, então adaptei  um de Audi Quattro. E assim vai...
Grato pela atenção nestas informações iniciais sendo que qualquer contato pode ser feito pelo mailto saguinsky@gmail.com ou pelo telefone (51) 9982-3534".
ALGUNS EXEMPLARES CONFECCIONADOS PELO SÉRGIO:


Um comentário:

  1. Muito interessantes as miniaturas. Eu mesmo tenho várias delas mas, como não caras compro só as que realmente me interessam. Quanto a montagem de kits deste do Sergio de Porto Alegre achei bem legais e o seu uso de sucatas mostra que em muitas coisas o Brasil é um deserto de muitas coisas que são encontradas com facilidade no exterior. Um grande abraço do primo Dorian.

    ResponderExcluir