quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ORAÇÃO DO MATBELIANO

Nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2015, após retornarmos do almoço, meu prezado colega de trabalho, Sérgio Caracas, declamou uma pitoresca "oração" da época em que esteve no Exército, quando teve aulas de mecânica. 

Segundo ele, no Exército Brasileiro tem várias armas e quadros: Infantaria, Cavalaria... e tem Material Bélico, cuja "oração'" é:



Ave polia cheia de graxa, o motor é com ronco.
  Bendita as bielas entre as manivelas
  e bendito é o fluxo que o vosso radiador conduz

  Santa Bateria, mãe dos rabichos,
  Rogai por nossos distribuidores.
  Agora e na hora das nossas centelhas,
  Anéis

Confesso que nunca tinha ouvido nada parecido e achei tão interessante que decidi reproduzir aqui no blog.

Se você, prezado leitor, já conhecia estes versos, deixe seu comentário. Além de "resgatar" e preservar uma parte da "cultura dos quartéis", quem sabe restabeleceremos contatos entre antigos companheiros de armas...

Abaixo, fotos de um Jeep produzido pela Willys Overland do Brasil,  pertencente a outro colega de trabalho, o Rubens Portella. O veículo foi inteiramente desmontado e restaurado há alguns anos, como é possível conferir nas fotos abaixo:

 
Leia mais sobre  "MATERIAL BÉLICO" em

4 comentários:

  1. Alô Adriano! Nunca tinha visto uma oração como esta. No meu tempo de serviço militar não havia nada disso. Devia ser, acredito eu, uma particularidade do quartel onde seu amigo serviu. Servi na CCS do 62 Bi de Joinville e cuidava de um Jipe e, acho que era de 1966. Um grande abraço. Dorian.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, primo... são essas diferenças que tornam este país tão interessante. Em outras localidades deve haver outras "orações" do gênero. No seu quartel mesmo deve existir alguma. Puxe pela memória que, de repente, surge algo bem interessante para divulgarmos aqui. Abraço forte em todos daí.

    ResponderExcluir
  3. Centelha nos anéis ficou puxado...

    ResponderExcluir
  4. Nos Batalhões de Infantaria de Selva, existe a Oração do Guerreiro de Selva. É pois, perfeitamente admissível que cada quadro no Exército, também possa ter a sua oração peculiar!

    ResponderExcluir