O texto abaixo é baseado em matéria publicada na Revista Mecânica Popular (Edição de Fev/1963), com alguns enxertos a partir do livro DKW – A GRANDE HISTÓRIA DA PEQUENA MARAVILHA, págs. 248 a 251.
Abaixo, o Moldex MB no III
Salão do Automóvel, em 1962.
Trata-se de um carro esportivo,
desenhado e projetado especialmente para o chassi do Belcar, da Vemag.
Seu desenhista se chama
Roberto Eugenio Stieler e o grande animador da construção é Rodolfo Rivolta que
é, também, o seu maior admirador.
Foi mais um ano de trabalho
árduo, amplamente recompensado pelo grande sucesso obtido agora no III Salão,
onde o Moldex se transformou, juntamente com o DKW Fissore, o Aero Willys 2600 e a SIMCA Jangada, numa das maiores atrações para o público.
O QUE É MOLDEX
Utilizando os componentes
mecânicos do Vemag 1000, o Moldex é um carro esportivo, construído de Fiberglas
(fibra de vidro).
Pesando cerca de 150 quilos a
menos do que o Belcar e com centro de gravidade mais baixo, logicamente oferece
um melhor desempenho e mais estabilidade.
PARTE ESTÉTICA
Nós, pessoalmente, gostamos do
estilo e das linhas do carro.
INTERIOR
O volante é de aço inoxidável
e madeira, idêntico aos usados nos carros de corrida. O sistema de direção era
da Volkswagen.
À esquerda do painel, uma
pequena alavanca controla o pisca-pisca. À direita, em frente ao banco do
acompanhante, está situado o porta-luvas (com chave), dentro do qual fica a
tranca do cofre do motor, proporcionando assim maior segurança contra roubos.
O espelho retrovisor é do tipo
de duas posições, uma para noite e outra para o dia. Na coluna da porta do lado
da direção, que é a porta que tem chave (achamos que deveria ter chave nas duas
portas), está colocada uma alavanca que abre a tampa do porta-malas. Entre os
bancos traseiros existe, também, uma divisão contendo um cinzeiro e uma caixa
para guardar pequenos objetos.
O Moldex possui, ainda, um tanque-extra,
colocado entre o porta-malas e os assentos traseiros, por baixo da caixa onde
fica oculta a capota de nylon. Este tanque-extra proporciona um maior raio de
ação ao carro, que pode fazer a viagem Rio-São Paulo sem reabastecer (capacidade
de cada tanque: 40 litros – total: 80 litros).
O Moldex será entregue aos
seus compradores com uma capota de nylon perfeitamente escamoteável, e uma de
plástico rígido, comumente chamada de "hardtop", que pode ser
colocada e retirada com facilidade.
CARACTERÍSTICAS
PRODUÇÃO E PREÇOS
Espera a Moldex poder iniciar
a produção de seus carros e sua venda ao público, no próximo mês de abril
(1963). O preço do encarroçamento dos carros é calculado em aproximadamente
Cr$1.700.000,00, ao qual deverá ser acrescentado o preço do chassi e motor
Vemag. O preço total do carro será de Cr$2.600.000,00, quando produzido
normalmente. Os protótipos apresentados ao público no III Salão estão passando,
ainda, pelos últimos retoques. Quando estiver pronto, publicaremos um teste
completo do carro, com o seu desempenho e focalizando suas principais
características".
Notas do editor:
1 - O Moldex MB foi o 1º
automóvel brasileiro fabricado com carroceria em fibra de vidro (o 2º foi
Willys Interlagos e o 3º foi o GT Malzoni).
2 - O MB não “vingou” por
diversas razões: era caro (custava o dobro de um sedan Belcar); a capota dura "não encaixava bem" (deficiência do ferramental para fazer os moldes); e estilo
conflitante (dianteira à la Pininfarina e traseira com para-lamas e teto
lembrando os Beutler suíços); apresentava falhas de acabamento (rugosidades e
ondulações na carroceria de fibra, cuja técnica de construção ainda não era
totalmente dominada).
3 - foram expostos no III
Salão do Automóvel 2 modelos: 1 conversível branco com estofamento preto; e
outro, também conversível mas na cor preta, acompanhado de uma capota rígida
removível, fixada por presilhas, com estofamento vermelho.
4 - Estima-se que 3 unidades
foram construídas.
5 - A sigla MB significa “Mecânica Brasileira” – Moldex era o nome da empresa que o produzia.
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