sábado, 15 de janeiro de 2022

AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE SE ACOMODAR O PNEU-ESTEPE NO VEÍCULO

 
O primeiro carro totalmente produzido no Brasil foi o Romi-Isetta (acima), estranho e simpático veículo ultracompacto, em formato de “ovo”. De origem italiana, tinha uma única porta, na dianteira; rodas traseiras tão juntas que pareciam uma; minúsculo motor localizado após o encosto do banco; painel de instrumentos acoplado à porta dianteira; alavanca das marchas localizada à esquerda do motorista, e outras peculiaridades. Quanto ao pneu sobressalente, muitos pensam que ficava sob o assento do banco, mas na verdade ele fica atrás do encosto do banco.

Achou estranho? Saiba que outros modelos se valeram dessa solução, como versões antigas da VW Kombi e o esportivo Dardo, entre outros.

I - MODELOS COM MOTOR NA DIANTEIRA

Nesta configuração mecânica, normalmente o pneu reserva ficava acomodado no cofre traseiro, em diversos pontos de ancoragem:

1) em pé, rente ao painel interno dos para-lamas: Aero-Willys, Itamaraty, Executivo e Rural; Simca Chambord e versões Rally, Profissional, Esplanada e Regente; Ford Corcel e Belina; Chevrolet Chevette Sedan, Marajó, Opala, Caravan, Veraneio e Amazonas.  

No caso do esportivo Santa Matilde, o estepe ficava meio inclinado, pois havia pouca distância livre do assoalho até a tampa do porta-malas.

 

Acima, estepes do Aero Willys 1960/62 e da Rural.

Abaixo, do Simca Chambord e do Chrysler Esplanada.

Abaixo, dos Ford Corcel e Belina.

Abaixo, os Chevrolet Chevette, Marajó, Opala, Caravan, Veraneio e Amazonas.



Abaixo, o estepe do fora-de-série Santa Matilde, meio inclinado.


2) deitado no assoalho: DKW Belcar/Vemaguet/Fissore 1964/1965; VW Passat; Simca Jangada; FNM JK; linha Dodge Dart/Charger e R/T com tanque menor e 1800/Polara; Chevrolet Chevette hatch; Maverick.

No caso dos esportivos Brasinca Uirapuru/GT 4200, DKW Malzoni e Puma GTB, o estepe ficava deitado mas não embutido, roubando espaço livre. A exemplo desses, o GTX (versão esportiva do Esplanada) tinha pneus tão grandes que o estepe não cabia no nicho original e por isso também acabou na horizontal.

 
Acima, o estepe dos DKW Belcar e Vemaguet.

Abaixo, o do DKW Fissore 1964/1965 e o do VW Passat.

 

Abaixo, o estepe do Simca Jangada e do FNM JK.


Abaixo, os estepes do Dodges Dart/Charger (tanque pequeno) e 1800/Polara.


Abaixo, o Chevrolet Chevette hatch e o Ford Maverick.

Abaixo, os estepes do Brasinca Uirapuru/4200GT, do DKW Malzoni

do Puma GTB e do Chrysler GTX.

 

3) sobre o eixo traseiro: Ford Galaxie/LTD/Landau e linha Dodge Dart/Charger/Magnum/Le Baron e R/T (com tanque de 107 litros).


4) rente ao encosto do banco traseiro: DKW Fissore 1966/1967 (abaixo):


5) embutido no painel fixo traseiro entre as lanternas traseiras: Gurgel BR 800 (abaixo e à esquerda, com acesso por fora) e Gurgel Supermini (com acesso pela cabine).

 
O pneus estepe também poderia ser fixado na parte externa do para-lama traseiro, como nos Jeep mais antigos, abaixo:


O pneu estepe podia ficar na vertical, rente ao para-choque traseiro, em modelos tão distintos quanto o luxuoso Simca Presidénce e o rústico jipe DKW Candango, abaixo:

No caso do “fora-de-série” Concorde (abaixo), os dois pneus de reserva ficavam alojados em pé, apoiados nos dois estribos laterais.


Excepcionalmente o estepe ficava no cofre dianteiro, junto ao motor – caso da “família” Fiat 147 (hatch, perua Panorama, picape City, furgão Fiorino e Oggi) e, posteriormente, dos primeiros modelos Volkswagen Gol/Saveiro com motor BX refrigerado a ar.


II - MODELOS COM MOTOR NA TRASEIRA

Nesta configuração mecânica normalmente o pneu reserva era instalado no cofre dianteiro. 

É o caso do VW Fusca e seus derivados (1600 4 portas, Variant, TL, SP2, Karman-Ghia) e, também, do fora-de-série MP Lafer (a tampa traseira tem um ressalto, mas apenas no MG original ela abrigava o pneu estepe).

 

Acima, os estepes dos VW Fusca, SP2, TL e Variant II.

Abaixo, o pneu estepe do fora-de-série MP Lafer.


O utilitário VW Kombi, quando adaptada para “motor home”, tinha o estepe fixado rente ao para-choque dianteiro, entre os faróis. Confira abaixo:


Em antigas versões da Kombi o estepe foi inicialmente posicionado junto ao motor, podendo ser deitado, numa bandeja acima dele, ou em pé, rente ao para-lama traseiro. Vide abaixo:

 


Depois o estepe da Kombi migrou para um nicho atrás do encosto do banco dianteiro. Vide abaixo:


Nas Kombis mais recentes o estepe foi posicionado acima do cofre do motor, mas dentro da cabine. Vide abaixo:


No caso da Kombi picape (abaixo), o pneu reserva ocupa um nicho na parte central da carroceria, com acesso lateral. 


No esportivo “fora de série” Bianco (abaixo) o estepe fica alojado no cofre traseiro, atrás do motor VW refrigerado a ar. 

Em um exemplar modificado do esportivo Puma GTE (abaixo) o pneu reserva acabou posicionado na vertical, e à direita do motor VW AP...


No caso dos modelos Willys Interlagos o estepe ficava deitado no cofre dianteiro, mas nos Dauphine/Gordini ele fica numa bandeja sob o assoalho do cofre dianteiro, com acesso por uma portinhola no centro do para-choque dianteiro.

 

Finalmente, em alguns modelos Gurgel (Carajás e Xavante), abaixo, o estepe ficava em um nicho na tampa do porta-malas dianteiro.


III - MODELO COM MOTOR CENTRAL

O esportivo fora-de-série Dardo tinha motor Fiat instalado na parte central da carroceria e, com isso, oferecia dois porta-malas – um na dianteira e outro na traseira. Mas o pneu reserva não ficava nesses espaços e, sim, atrás do encosto do banco do carona...

 

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