Na década de 1960 o Brasil teve alguns carros memoráveis
com propostas esportivas, tais como o Karmann-Ghia (Cupê e Conversível), Willys
Interlagos, Brasinca Uirapuru, Puma (inicialmente com motor DKW e depois com
motor VW 1.600 a ar) etc.
A VW via as vendas crescentes da Puma com certo despeito:
afinal, o esportivo por ela produzido (Puma GT) usava a mecânica de um produto
seu, combinada com uma leve carroceria de fibra-de-vidro. Mas o Karmann-Ghia não
era páreo para o Puma GT. Mesmo o lançamento do Karmann TC não empolgou o público.
Foi quando a VW decidiu produzir um esportivo arrojado e moderno, que fosse
melhor que o Puma. A subsidiária da Volkswagen no Brasil sob a presidência de
Rudolf Leiding era bastante independente da matriz alemã (e o sucesso de sua
gestão, aqui, habilitou-o à presidência da matriz). Em 1969 ele autorizou o
início do projeto de um carro esportivo inteiramente feito no país. Em junho de 1972 foi
lançado o SP (que seria uma homenagem a São Paulo, estado onde foi idealizado e
produzido). Ele foi oferecido nas versões SP1 (1.584 cc e 65 cv) e SP2 (1.678
cc e 75 cv). A maioria dos revendedores recebeu o primeiro carro em julho de
1972, e foi um inegável sucesso. No exterior, a consagração veio quando a
conceituada revista alemã Hobby anunciou-o como “O Volkswagen mais bonito do
mundo". Outra publicação, a Car & Driver, norte-americana, sugeriu
à matriz da VW que o modelo fosse produzido em escala mundial!O SP2 foi produzido apenas até fevereiro de 1976, num total de 10.205 unidades, sendo que 670 deles foram exportados.
Confira a matéria completa sobre o SP2 aqui:http://carrosnacionaisantigos.blogspot.com.br/2015/01/
Confira a matéria completa sobre o SP2 aqui:http://carrosnacionaisantigos.blogspot.com.br/2015/01/
Apesar da crescente valorização dos SP2 remanescentes, sempre há quem produza uma versão "personalizada". Quase sempre bem sucedidos... em arruinar um projeto genial. Mas as releituras feitas por alguns designers brasileiros prometem bons resultados.
SP2 CONVERSÍVEL OU CABRIOLET:
SP2 ANABOLIZADO
SP2 COM DNA DE GOL E GOLF
SP2 COM BOCÃO E CAPÔ TIGRÃO
SP2 SEM NOÇÃO
SP2 - SAUDÁVEIS RELEITURAS
CLIQUE NAS FOTOS ACIMA PARA AMPLIÁ-LAS
Olá Adriano, teria algum email que poderia entrar em contato, contigo seria a respeito de detalhes sobre os VW dos anos 70. A respeito plaqueta de carroceria e alguns códigos. Grato.
ResponderExcluirGiovanni "Diermelho 68"
Administrador do Fórum Fusca Brasil
Olá, meu e-mail é aeferreira@hotmail.com .
ResponderExcluirAbraço!
Não achei seu comentário do SP2
ResponderExcluir