quinta-feira, 2 de novembro de 2017

VW SP2 - MODELOS PERSONALIZADOS

Na década de 1960 o Brasil teve alguns carros memoráveis com propostas esportivas, tais como o Karmann-Ghia (Cupê e Conversível), Willys Interlagos, Brasinca Uirapuru, Puma (inicialmente com motor DKW e depois com motor VW 1.600 a ar) etc.
A VW via as vendas crescentes da Puma com certo despeito: afinal, o esportivo por ela produzido (Puma GT) usava a mecânica de um produto seu, combinada com uma leve carroceria de fibra-de-vidro. Mas o Karmann-Ghia não era páreo para o Puma GT. Mesmo o lançamento do Karmann TC não empolgou o público. Foi quando a VW decidiu produzir um esportivo arrojado e moderno, que fosse melhor que o Puma. A subsidiária da Volkswagen no Brasil sob a presidência de Rudolf Leiding era bastante independente da matriz alemã (e o sucesso de sua gestão, aqui, habilitou-o à presidência da matriz). Em 1969 ele autorizou o início do projeto de um carro esportivo inteiramente feito no país. Em junho de 1972 foi lançado o SP (que seria uma homenagem a São Paulo, estado onde foi idealizado e produzido). Ele foi oferecido nas versões SP1 (1.584 cc e 65 cv) e SP2 (1.678 cc e 75 cv). A maioria dos revendedores recebeu o primeiro carro em julho de 1972, e foi um inegável sucesso. No exterior, a consagração veio quando a conceituada revista alemã Hobby anunciou-o como “O Volkswagen mais bonito do mundo". Outra publicação, a Car & Driver, norte-americana, sugeriu à matriz da VW que o modelo fosse produzido em escala mundial!O SP2 foi produzido apenas até fevereiro de 1976, num total de 10.205 unidades, sendo que 670 deles foram exportados. 
Confira a matéria completa sobre o SP2 aqui:http://carrosnacionaisantigos.blogspot.com.br/2015/01/
Apesar da crescente valorização dos SP2 remanescentes, sempre há quem produza uma versão "personalizada". Quase sempre bem sucedidos... em arruinar um projeto genial. Mas as releituras feitas por alguns designers brasileiros prometem bons resultados.
SP2 CONVERSÍVEL OU CABRIOLET:
 
 SP2 ANABOLIZADO 

SP2  COM DNA DE GOL E GOLF
 SP2  COM BOCÃO E CAPÔ TIGRÃO
 
 SP2  SEM NOÇÃO

 SP2  - SAUDÁVEIS RELEITURAS


CLIQUE NAS FOTOS ACIMA PARA AMPLIÁ-LAS

3 comentários:

  1. Olá Adriano, teria algum email que poderia entrar em contato, contigo seria a respeito de detalhes sobre os VW dos anos 70. A respeito plaqueta de carroceria e alguns códigos. Grato.

    Giovanni "Diermelho 68"
    Administrador do Fórum Fusca Brasil

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu e-mail é aeferreira@hotmail.com .
    Abraço!

    ResponderExcluir