terça-feira, 2 de janeiro de 2024

FORD VERSAILLES & ROYALE

Para enfrentar os problemas econômicos vividos pelo Brasil e Argentina, as montadoras Ford e a Volkswagen se uniram em 1986 para gerar a AUTOLATINA, que previa intercâmbios de tecnologias e até modelos inteiros.

Em 1990 surgiu o Volkswagen Apollo, sedan de 2 portas clonado a partir do Ford Verona. Era mais caro, mais potente e requintado.

Em julho de 1991 surgiu o VERSAILLES, clone do VW Santana remodelado meses antes. O Versailles era lançado como modelo 1992 para suceder o veterano Del Rey, à época incapaz de competir com o renovado Chevrolet Monza e o estreante Fiat Tempra.


As poucas diferenças externas do Versailles em relação ao VW Santana se concentravam nas colunas "C", pintadas na cor preto fosco. Na versão 2 portas o acabamento inferior do vidro lateral traseiro era mais perpendicular. Os faróis do Versailles eram diferentes dos do Santana. A grade dianteira era quase toda fechada e pintada na mesma cor da carroceria. Tinha o logo oval da Ford fixado no centro e na extremidade inferior um pequeno filete para a refrigeração do motor. 

As lanternas traseiras, trapezoidais, tinham acabamento diferente nos para-lamas traseiros e eram unidas no centro da nova tampa traseira por uma régua de acrílico. A placa traseira ficava alojada em um nicho entre as lanternas. Na cabine o acabamento era mais caprichado e conservador, além do estofamento com espuma de menor densidade, característica dos carros Ford. O painel de instrumentos era novo e as bordas do painel arredondadas.


O Versailles era oferecido nas versões GL e Ghia, com as motorizações AP 1800 e 2000 (álcool e a gasolina), com 2 portas ou 4 portas. Na versão GL ele podia ser equipado com ambas as motorizações (álcool e gasolina), mas a versão Ghia era oferecida exclusivamente com o motor AP 2.0i a gasolina. A versão Ghia era luxuosa e recheada de equipamentos de conforto e segurança, como teto solar elétrico (a partir de 1994), câmbio automático e inéditos freios ABS.

Sem dúvida o Versailles era um Santana melhorado, mas o tradicional cliente Ford não se convenceu a comprar um produto genuinamente VW. E a concorrência do Chevrolet Monza e do Fiat Tempra conteve as vendas do clone da Ford.

Mesmo com o fim da Autolatina (1987-1995), diversas modificações externas foram aplicadas ao último Versailles. A dianteira recebeu uma grade de refrigeração maior, com formato oval, comum em outros Ford à época.  


As lanternas traseiras foram redesenhadas e a parte afixada na tampa traseira ficou bem estreita. O painel e o suporte da placa traseira também foram redesenhados, e um aerofólio foi acrescentado à parte superior da tampa do porta-malas.

Em 1997 o Versaillles estava fora de linha e para o seu lugar foi escalado um projeto genuíno Ford, mais moderno e atraente: o Mondeo.

ROYALE

A Royale foi a versão perua do Versailles. Ela nada mais era que uma Volkswagen Quantum com um “toque Ford”.

A dianteira da perua Royale era idêntica à do sedan Versailles. A coluna “C” e as extremidades da tampa traseira eram pintadas em preto fosco. A exemplo do sedan, as lanternas traseiras eram horizontais (verticais na Quantum) e unidas pela mesma régua de acrílico. O acabamento interno era o mesmo do sedan.


Inicialmente a AUTOLATINA produziu a Ford Royale com uma inédita carroceria 2 portas (no mesmo perfil da extinta Belina), ficando a versão 4 portas reservada à Volkswagen Quantum. Azar da Ford. Em 1990, com a abertura do mercado automotivo, o brasileiro começou a comparar os modelos nacionais ao importados e finalmente enxergou mais vantagens em adquirir automóveis com 4 portas – principalmente os sedans e as peruas. Isso impediu que as vendas iniciais da Royale 2 portas deslanchassem, o que foi amenizado com a chegada da versão 4 portas mais adiante. Havia as versões GL 1.8/1.8i (2 e 4 portas), GL 2.0/2.0i (2 e 4 portas) e Ghia 2.0/2.0i (2 e 4 portas).

Na linha 1996 a Royale recebeu a mesma reestilização aplicada no Versailles, com o objetivo de adotar os novos padrões utilizado na Europa, como a grade oval. As lanternas traseiras e o nicho que abriga a plca traseira também foram redesenhados.

Em 1997 a Royale não era mais produzida e foi sucedida pelo Mondeo Wagon.

Observação: o sedan Versailles e a sua versão perua Royale não eram produzidos na fábrica da Ford, mas sim na da Volkswagen de São Bernardo do Campo/SP. A fábrica da Ford, situada no mesmo município, produzia três modelos da Volkswagen: os sedan Apollo e Logus, e o hatch Pointer.

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