WILLYS/FORD
RURAL
Acima, a "nossa" Rural até 1959
Em julho de 1956 a Willys Overland do Brasil lançou a RURAL (idêntica ao modelo americano), equipada com a mesma mecânica do Jipe.
Em 1960 o modelo aqui vendido foi reestilizado e logo se transformou em um interessante veículo urbano, mas que oferecia bom desempenho em estradas ruins.
Em 1965 (como o jipe Universal) o câmbio recebeu sincronização em todas as marchas. Suspensões dianteiras independentes deram-lhe maior conforto e estabilidade.
Em 1966 a novidade era, na versão de luxo, a nova grade do motor, semelhante à do Aero.
De quebra, o utilitário ganhou
um termostato para "regular a temperatura do motor e garantir partidas
mais rápidas".
A rural ganhou e a inscrição
"FORD" na tampa traseira e parte dos instrumentos do painel do Aero
2600. Abaixo, detalhe do teto, que fica mais largo rumo à traseira.
Em 1967 - ano em que a Willys foi absorvida pela Ford - o modelo ganhou novo câmbio sincronizado de 4 marchas para a versão 4x2, enquanto a versão com tração integral (4x4) continuou com câmbio de 3 marchas.
No fim da década de 60 a Rural
a Ford disponibilizou o novo motor de 3.000cm3 e dupla carburação (140
cavalos), além de um terceiro banco (opcional) no lugar reservado às bagagens.
Na década de 70 a versão 4x2 passou a ser a mais vendida, dando a Rural um perfil mais urbano, “de família”, oferecendo o veterano sistema de tração integral como opcional.
Em 1975 o o veterano motor 6 cilindros cedeu a vez ao moderno motor 4 cilindros, 2.300 cm3 e 91 cavalos, que também era oferecido para o Maverick.
Com vendas cada vez mais baixas, a Rural saiu de linha em 1977 e os exemplares sobreviventes preservaram o valor e continuam sendo amplamente usados nas zonas rurais e exibidos nos encontros de carros antigos como "relíquias".
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