Em
1960 – um ano após o lançamento do sedan compacto Dauphine (produzido sob
licença da Renault) – a Willys Overlando do Brasil lançou por aqui o AERO, um elegante sedan de 4
portas e tamanho médio-grande (nos EUA era considerado compacto).
Aqui
ele quase recebeu o nome “BRASÍLIA”, mas quem acabou adotando esse nome foi a
Volkswagen, no modelo hatch de 1973 - e que foi um sucesso de vendas.
Os modelos 1960 e 1961 tinham discretas pestanas nas molduras cromadas dos faróis (esse detalhe ficou mais acentuado no modelo 1963).
Abaixo,
detalhe da nada discreta fechadura da tampa do porta-malas, com grossa moldura cromada. O o
friso cromado que percorria a lateral do carro tinha formato de "Z", dividindo a pintura da
carroceria em duas cores no velho estilo "saia-e-blusa".
O
Aero foi apresentado ao público brasileiro em 25 de março de 1960, com 60% das
peças produzidas pela matriz norte-americana.
Curiosamente,
suas linhas arredondadas o assemelhavam ao Dauphine (projeto da Renault), mas
ele derivava do modelo norteamericano Wing, com detalhes do modelo Custom -
como a imensa grade cromada do motor, além de lanternas e frisos. Por isso
ficou conhecido como “Aero-bolha”.
A
frente se destacava pela grossa grade cromada e a traseira tinha para-lamas com
discreto rabo de peixe.
As
lanternas tinham grossa moldura cromada e na parte inferior havia uma lente
incolor sugerindo a luz de ré, mas ele não oferecia esse recurso.
O
porta-malas era amplo (460 litros), mas o estepe posicionado na vertical, no canto direito,
roubava precioso espaço das bagagens.
Os
bancos, com assentos altos, eram autênticos sofás, e ofereciam boa visibilidade
para o motorista, que tinha à frente um volante cujas generosas dimensões
“amenizavam” o peso da direção.
O
painel, todo metálico, era pintado e tinha apenas um instrumento (redondo) à
frente do motorista.
O
câmbio tinha a alavanca fixada na coluna e engatava apenas 3 marchas para a frente (1ª marcha
não sincronizada) mais a ré.
O sedan pesava 1.440kg e usava o mesmo conjunto mecânico do Jipe Universal (motor de 6 cilindros em linha, de 2.638cm3, que desenvolvia 90 cavalos).
A velocidade máxima alcançava modestos 120
km/h, indo de 0 a 100km/h em 17,8 segundos. O consumo médio de 7 km/l - marca
até boa para a época. Afinal, o Aero nada mais era que um
“jipe de gravata”...
Mas
nem tudo eram flores: a embreagem trepidava e os freios eram duros, sujeitos a
falhas e com trajetória errática.
As
suspensões eram firmes, mas o carro era instável.
Comparado
ao Simca Chambord, a primeira fornada do Aero era muito simplória, mas a
fábrica trabalhou ligeiro para torná-lo um sedan cada vez melhor, além de
confiável.
Consta
que em 1960 os engenheiros da Willys começaram a esboçar uma versão perua (que
nunca existiu nos Estados Unidos), e que aqui se chamaria “CACIQUE”. O plano
foi abandonado.
Em 1961 apenas novas cores foram acrescentadas ao catálogo.
As
discretas pestanas das molduras cromadas dos faróis também sumiram.
O
banco traseiro teve o assento rebaixado, de forma a aumentar o espaço livre
para a cabeça dos ocupantes (esse problema seria resolvido de forma mais
satisfatória no modelo 1963, que tinha teto "retangular" e nova
carroceria).
O
painel de instrumentos ganhou forro almofadado e um cinzeiro no alto.
Mecanicamente,
a linha 62 incorporou novos freios “duo-servo” nas 4 rodas. Também foram
efetuadas alterações no sistema de escapamento e no freio-de-mão.
Para
fechar o ano com chave-de-ouro o índice de nacionalização atingiu 100% - um recorde para aqueles tempos e a prova de
que a Willys Overland do Brasil não estava para brincadeira. A renovada linha
1963 estreou em Paris.
CADASTRO NACIONAL
Placas cinzas, pretas ou Mercosul: AAP 9010 – ABV 0754 - ACF 3961 - ACO 1965 – ADN 1589 – AEB 0282 - AEG 1961 – AEH3401/AEH3E01 - AER0062 - AER 1611 – AES 0661 - AEW 1961- AGW 1961 - AHH 3217 - AIS 1961 - AIT 5683 - AMY 0472 - ANO 1961 – BAH 1960 - BCF 1961 – BJQ 8660 - BKN 6501 - BPG 4251 - BSU 9340 – BTD 3549 - BUK 3326 – BUZ1J62 - BVX 7462 – CAX 7230 – CHJ6575 – CNB 4741 - CNG 1962 – COC 1962 - CQA 2913 – CRD 1961 - CRR 6662 – CRU 1962 – CSS 3259 - CTI 1962/CTI1J62 – CVZ 1961 – CVZ3J45 - CWE 4804 - CXE 1660 - CXN 1962 - CYZ 1961 – CZV 3945 - DAL 1961 - DAZ 1960 - DAZ 8562 – DBE 0090 – DDF1903 - DEE 1962 – DEH 7990 – DHH 1841 - DMP 5708 – DPG1962 – DUF 1961 - DUZ 1962 – EEN 1962 – ERD 1961 - FHT 1962 - FZD 1961 – GCF 1961 - GNV 3155 - GKY 3188 – GLA 5104 - GLH 1962 - GLX 1962 – GNI 8900 - GNT 1962 – GPG 4444 - GPJ 1055 - GRG 6982 - GTA 5031 – GTR 2237 - GUV 9495 – GWM 5293 - GWO 7748 – GXC 1579 - GXG 2285 – GXJ 8650 – HDX 1960 - HDY 1960 - HIG 6937 - HOT 0296 - HSP 1962 - ICM 4838 – ICO 1960 – IDX 6126 – IDY 9016 - IEJ8993 - IEK4102 – IFC 0575 - IFT 1849 – IGR 2924 – IHL 1962 - IHL 5319 - IHL 5388 - IHS 1970 – III 8736 - IIW 8141 - IIY 9692 - IJA 2940 - IJC 0988 - IJM 2657 – IJR 1385 - IKN2453 - ILO 1115 – INI 7517 - IOT 1961 – IUJ 7423 – IUU 4067 - IWO 1962 - JAL 1961 – JCO1960 - JEI 0003 – JTP 5388 - KGH 7328 – KLV 1960 - KLV 1963 - KSK 0151 - KSQ 0105 – KSS 2911 - KSW 8891 – KTB 9572 - KTG 0669 – LDC 3043 - LDJ 8572/LDJ8F72 – LDK9419 - LDL 5255 – LDO 5802 – LDW 5580 - LHY 9516 - LIC 9524 - LJE 7554 - LJO 9839 – LQL 5060 - LVK 5687 - LXK 9593 - LXS 7017 – LYL 1950 – LZE 7235/LZE7C35 - LZI 2699 - LZP 5588 - LZQ 8486 - LZS 1960 - MAR 1962 - MAW 1962 - MAZ 4624 - MCV 1560 – MUT 7358 - MZA 1962 - NFQ 6637 - NID 1962 – PUJ 0498 – PUT1D62.
Total = 156 exemplares
Última atualização em 29 de outubro de 2024.
Álbum de fotos aqui: http://www.pinterest.com/aeferreira/aero-willys-1960-1962/
Nenhum comentário:
Postar um comentário