Durante a década de 1960 a indústria nacional de automóveis ainda engatinhava e os fabricantes utilizavam os resultados obtidos nas pistas de corridas como instrumento de marketing. Já era evidente a paixão do brasileiro por automóvel.
A
DKW-Vemag concorria com um sedan Belcar modificado (chassi encurtado, depenado
para ficar mais leve, motor envenenado etc.) e obtinha bons resultados com ele.
Mas o modelo ainda era muito pesado. Foi então que Jorge Lettry (do
departamento de competições da Vemag), Genaro (Rino) Malzoni (que produzia
carrocerias personalizadas e as montava em chassis existentes), Anísio Campos
(designer e piloto), entre outros criaram em 1962 um pequeno protótipo
esportivo em metal, com desenho de inspiração italiana: o MALZONI.
O “Malzoni I” (fotos abaixo) era um cupê 3 volumes, com capacidade para 4 pessoas.
O primeiro Malzoni tinha proporções bem equilibradas e visual atraente. Nos para-lamas dianteiros havia grades de ventilação e o vidro traseiro, envolvente, proporcionava ótima visibilidade. Ele utilizava chassis e mecânica DKW 2 tempos, 3 cilindros e 981 cm3 (usado pela Vemag) e carroceria em plástico e fibra-de-vidro. Foi usado o chassi do DKW Belcar porque era reforçado e tinha comportamento esportivo – e era possível comprá-lo sem que a carroceria viesse junta. A tração dianteira e a suspensão ajudavam a conferir uma estabilidade excepcional ao conjunto. O câmbio de 4 marchas à frente, sincronizadas, e uma à ré, ficava no assoalho, com embreagem de um único disco seco e com roda livre idêntica a dos veículos da Vemag, acionada por cabo sob o painel. As relações de redução são 3,82; 2,22; 1,31 e 0,915 para 1. A relação da ré é 4,58:1 e a do diferencial é de 5,14:1.
Em
1964 surgiu o "Malzoni II",
que logo ganharia o nome "GT
Malzoni". O protótipo também foi construído em aço e a dianteira lembrava
um, pequeno “buldogue”. Os faróis redondos e encaixados remetiam ao Triumph
Spitfire e o vidro traseiro adotava o estilo das berlinetas.
As
primeiras unidades do Puma GT (ou Puma DKW) foram produzidas com carroceria
metálica, mas para continuar a produzi-las assim seriam necessárias caras
prensas ou recorrer a empresas especializadas, como a Karmann – o que deixaria
seu preço ainda mais proibitivo. Para se ter uma ideia, o Puma GT custava o
equivalente a um Willys Itamaraty – o carro “top de linha” da Willys!
No
tanque de combustível do esportivo cabem 45 litros, incluindo 8 litros para
reserva. No reservatório do Lubrimat cabem pouco menos de 2 litros. A caixa de
câmbio tem capacidade para 2,5 litros, sendo 2,25 litros no reabastecimento. O
sistema de arrefecimento comporta cerca de 8 litros de água. A velocidade
máxima estimada era de bons 145 km/h e o consumo de igualmente bons 11,43 km/l.
Em
resumo: existiram 4 modelos do
Malzoni GT.
O
Malzoni I
foi o primeiro fabricado por Rino Malzoni. Foi alvo do teste da Revista Quatro
Rodas, então denominado como "DKW-Vemag GT".
O
Malzoni II
por sua vez era uma berlineta com formas mais aerodinâmicas e mais apropriadas
para pistas de competição.
O
Malzoni III
era uma evolução desse segundo modelo, também em aço, e serviu como molde para
as fôrmas do modelo em fiberglass, o Malzoni IV. Este último, com o tempo, foi
denominado como Malzoni
GT (também testado pela Revista Quatro Rodas) e deu origem ao Puma
ainda com motor DKW.
No salão do Automóvel de 1966 foi exibido o Puma GT. A empresa Lumimari, posteriormente renomeada para Puma Veículos e Motores Ltda., foi criada para produzir o veículo.
No
primeiro ano, 125 unidades foram produzidas, segundo a Anfavea. Mas a absorção
da Vemag pela VW, em 1967, e o fim da produção dos motores DKW, obrigaram a
Puma a produzir um novo esportivo (Puma GT 1500 ou Puma VW), com carroceria em
fibra-de-vidro e design inspirado no Lamborghini Miura 12 cilindros (desenhado
por Franco Scaglione). A mecânica agora era a VW 1500, refrigerada a ar e
instalada na traseira. A tração também passou a ser traseira. Mas essa já é
outra história...
O total de Malzoni e Puma produzidos com mecânica DKW é de
cerca de 170 unidades.
CADASTRO DE GT MALZONI – PUMA DKW
Total: 49 exemplares
Última atualização em 24 de maio de 2024.
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