A Chrysler absorveu a Simca do Brasil, e no período de 1967 a 1969 produziu a dupla Esplanada e Regente, ambos derivados do Chambord. Havia também uma interessante versão esportiva GTX, com câmbio de 4 marchas no assoalho, bancos dianteiros individuais etc.
Os 3 modelos até que vendiam bem, considerando-se que eram bem defasados diante dos novos rivais (Ford Gálaxie e Chevrolet Opala), mas a montadora norte-americana lançou sua própria linha de carros de passeio em 1969, começando pelo Dodge Dart sedan (4 portas).
Pouco maior que o Opala e menor que o Gálaxie, o Dart fez sucesso e deu origem a uma versão Cupê 2 portas, uma esportiva-básica (SE) e as luxuosas versões esportivas LS e R/T.
Em 1973 surgiu o pequeno Dodge 1800 e sua versão melhorada, Polara, em 1976.
Finalmente, em 1979 o Dart deu origem aos luxuosos Le Baron (sedan), Magnum (cupê) e o R/T, e a linha Polara ganhou a luxuosa versão GLS.
Sob controle da VW a partir de 1979, e diante dos preços cada vez maiores do petróleo e seus derivados, em 1981 a marca desapareceria de forma melancólica do mercado nacional.
Interessante observar que a Chrysler até cogitou o lançamento de versões station wagon (peruas) tanto do Dart quanto do Polara, mas nenhuma delas chegou até o consumidor.
Como o brasileiro é muito habilidoso e criativo, logo surgiram diversas versões artesanais, de fundo de quintal. Algumas até serviram como carro funerário ...
Vasculhando meu acervo de fotografias, encontrei diversas fotos de peruas Dodge Dart, algumas com resultados interessantes, e que compartilho aqui com vocês:
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