A montadora alemã DKW foi fundada em 1916 pelo dinamarquês Jorge Skafte Rasmussen, e começou produzindo os "carros de energia a vapor" - ou "Dampf Kraft Wagen". Daí se originou a sigla DKW.
Anos mais tarde desenvolveu um motor de 2 tempos que ficou conhecido como “Das Kleine Wunder”, que significa “A Pequena Maravilha”.
Em 1931 a DKW lançou seu primeiro automóvel movido a gasolina: o FRONT - com motor 2 tempos e tração dianteira.
Na esteira da grande depressão de 1930, a DKW acabou associando-se à AUDI, HORCH e WANDERER em 1932, formando a conhecida AUTO UNION, cujo símbolo são 4 argolas entrelaçadas, atualmente utilizado pela AUDI.
A argola mais à esquerda representa a Audi; a segunda representa a DKW; a terceira a Horch e a da extremidade direita representa a Wanderer. As 4 empresas continuaram razoavelmente autônomas logo após a fusão, inclusive utilizando suas próprias marcas comerciais. Quando a DKW passou a fazer parte da Auto Union, seus símbolos sempre apareceram juntos.
Em 1945 foi fundada a Distribuidora de Automóveis Studebaker, no bairro do Ipiranga/SP. Ela montava carros de passeio, caminhões e tratores das marcas Studebaker, Scania-Vabis, Kenworth, Massey-Harris e Ferguson.
Em 1952, com a importação de automóveis e caminhões começando a ser restringida em face da grave crise cambial do Governo Vargas e, também, pela crise financeira por que passava a Studebaker nos EUA, a Distribuidora de Automóveis Studebaker e a empresa ELIT – Equipamentos para Lavoura e Máquinas Agrícolas (que também importava os Massey canadenses) se fundiram e deram origem à VEMAG – “Veículos e Máquinas Agrícolas S/A”.
Em 19/11/1956 a VEMAG lançou o veículo que conquistou o Certificado nº 1 da GEIA, o “DKW-VEMAG UNIVERSAL”, baseada na perua Sonderklasse Kombiwagen Universal F-91 (fabricada na Alemanha de 1953 a 1955). Não custa lembrar que o primeiro carro nacional, lançado dois meses antes, foi a pequena Romi-Isetta...
A transmissão e a suspensão da F-91 eram alemãs, mas o índice de nacionalização do carro era de incríveis 54,3%.
A grade do motor lhe renderia o apelido “risadinha” (o Toyota Etios, lançado em 2012, deve ter buscado inspiração nela...). A 1ª marcha ainda não era sincronizada. As lanternas traseiras eram pequenas e redondas. A porta traseira era repartida ao meio, e se abriam no sentido vertical.
Em 1957 essa camioneta sofreu pequenas alterações, como o desenho das portas traseiras, que abriam verticalmente para os lados e passaram a abrir horizontalmente em duas folhas, uma delas abrindo-se para cima e a outra, para baixo.
Em 1958 a VEMAG passou a fabricar um sedan e uma camioneta baseados na família F-94, mais moderna que a F-91.
No segundo semestre a perua “DKW-Vemag Universal” daria a vez a uma camioneta mais moderna (foto acima), derivada do F-94 alemão, com grande índice de nacionalização. Inicialmente se chamava “DKW-VEMAG” e, a exemplo do sedã, era equipada com um motor de 900 cm³.
A partir de 1959 a Vemag adotaria um "motor 1000" mais potente, com exatos 981cc e 44 cv de potência (ou 50 HP), em substituição ao antigo, de 896cc e 38 cv.
Em 1960 as rodas do sedã e da perua passariam a ter oito furos, já que os freios eram bastante exigidos, em parte pelo uso da roda-livre.
Em 1961 a perua “DKW-Vemag" seria renomeada como VEMAGUET. Os para-choques seriam redesenhados e ficariam mais eficientes e elegantes. O modelo também ganharia novas calotas.
Em 1962 a Vemaguet passaria a usar as lanternas traseiras na posição horizontal, enquanto a tampa do porta-malas perderia os frisos verticais cromados.
A Vemaguet daria origem a uma versão popular chamada CAIÇARA (foto abaixo) cuja porta traseira abria lateralmente e mantinha as lanternas na antiga disposição vertical. O para-choque traseiro também era o antigo, bi-partido. O dianteiro era o mesmo usado até 1960.
Despida de frisos e forrações internas, a CAIÇARA seria comercializada em apenas 2 opções de cores: bege e azul claro, com o acabamento interior em plástico vermelho.
O mercado rejeitaria a Caiçara (apenas 1.173 compradores, contra 16 mil Vemaguets).
No mesmo ano a Vemag tinha projetado o FURGOMAG (foto abaixo), uma Vemaguet sem janelas e sem o banco traseiro, mas a proposta acabaria sendo engavetada.
Interessante observar que o mercado de caminhonetes compactas só surgiria dezoito anos mais tarde, com o Fiat Fiorino...
Em 1963 a Vemag tentaria vender carros na Europa, mas não daria certo.
A recusa da AUTO UNION em prestar auxílio financeiro faria com que a Vemag decidisse retirar os “4 círculos” do logo frontal, sobre o capô do motor.
Em
1964 a 2ª série da perua Vemaguet (e também do sedan Belcar) passaria a se chamar
"1001", e ficaria marcada por alterar o sentido de abertura das portas
dianteiras, que deixariam de ser "suicidas", passando a abrir para
trás. Mais funcionais, sem dúvida, porém menos "charmosas" que as da 1ª série, abaixo:
O estilo de pintura "saia-e-blusa" deixaria definitivamente de ser oferecido.
Com o Brasil em crise política e econômica, a Vemag relançaria uma Vemaguet popular, renomeada como PRACINHA. Desta vez contaria com financiamento especial da Caixa Econômica Federal para alavancar as vendas. Ao contrário da Caiçara, a porta traseira abria como o da Vemaguet “normal”.
Em 1965 o "Lubrimat" (mecanismo que misturava automaticamente o óleo à gasolina – com 1 litro de óleo podia-se rodar até 1.000 Km) passaria a ser item de série em toda a linha de veículos.
A “Caiçara” ressuscitaria apenas para dar origem a 99 unidades, contra 624 Pracinhas – provavelmente para desovar peças em estoque.
Nesse ano seria lançada a linha "Rio", em homenagem à então capital federal, que aniversariava.
Em maio de 1966 a Vemag lançaria o Belcar e a Vemaguet “S” (ambos com motor de 60 HP, do Fissore). A Pracinha deixaria de ser produzida.
No fim do ano seria lançada a renovada e derradeira "linha 1967" com faróis duplos nas dianteiras do Belcar e da Vemaguet, além de nova grade dianteira e novos para-choques. A Vemaguet ganharia lanternas traseiras maiores e envolventes (também aplicadas no Fissore).
O sistema elétrico de toda a linha DKW passaria de 6 para 12 volts e os carros ganhariam o mais eficiente alternador no lugar do dínamo. O diferencial ficaria mais “longo”, passando a 4,7 k de redução, e com isso melhoraria um pouco as velocidades máximas, sem alterar a aceleração. Seria o canto do cisne” e o melhor F94 já produzido no mundo.
Em dezembro de 1967 a Volkswagen encerraria a produção dos valentes DKW.
Ao todo, 115.009 unidades foram produzidas (de 1956 a 1967). Mas em 1968 ainda seriam comercializados 3.514 carros que existiam no estoque...
CADASTRO NACIONAL DE VEMAGUET
Placas cinza, pretas ou Mercosul: AAA7395 – AAH2575 – AAI1967 - AAM6125 – AAS1965 - ABH6767 - ABX9141 - ACH2547 – ADA0714 - ADQ6932 – AFK6E98 - AGJ8372 – AGL3878 - AGY4953 – AHU5707 – AHY1F78 – AHY3B78 - AIH8509 – AIP3301 – AJE 3219 - AJE4426 – AJE9080 – AJI3910 - AKB4256 – AKC2757 – AKH6617 - AKV5031 – AKW1965 – ALM1967 – ARN1967 - ATE1964 - ATQ1480 – AVC1967 - AVE1967 – AVT1960 – BET 1967 - BFC6195 – BGO2963 - BHJ0333 - BIB2306 – BII2097 - BIZ1962 – BJF5941 - BKC9201 – BKP1840 – BKT7965 – BLC1967 - BLI2189 - BLZ2266 – BNY0776 – BPX8949 - BPX9847 – BRB6318 – BRI1964 – BSC9152 – BSY1483 - BUN2845 - BVA8043 – BXL1203 - CBG1890 – CBJ4802 – CBW9829 - CDK1631 – CDU1966 - CEH4756 – CEN2E38 - CEP5902 – CGH7933 – CGI1967 - CGZ1965 – CEP6494 - CHJ4450 – CHJ5J69 - CIL0671 – CIW1961 – CJT9881/CJT9I81 - CKY1964 - CLZ4084 – CMX9207 - CNE0067 – CNP1693 – CNP7E37 - CNY1967 – COK1631 – COL1960 – CPC2258 - CPZ1965 – CQT0421 – CQV7427 - CRP4968 – CRS9792 – CRV1964 - CRW4724 – CSM0338 - CSP1966 – CSQ5227 - CSQ5539 – CTQ7367 – CTU9018 - CVB9906 – CVE0963 – CVH9833 - CVT1050 – CWL0614/CWL0G14 - CXC1962 – CXC5062 – CXE6387 - CXI5551 – CXM6993 – CXR1357 – CXT4310 - CYD0067 - CYF7969 – CYT8231 – CYV8864 - CZG1956 – CZH1962 – CZI1463 – CZI4052 - CZQ9612 – CZU4964 - DAI1231 – DAU8661 - DAW5437 – DAW7564 - DBG1990 – DBG2758 - DBG3431 – DBI2497 - DBI7689 – DBX3667 - DCQ6445 - DCX9472 – DGL0575 - DFJ2038 - DHF1234 – DIJ2684 – DIR9F61 - DJA1960 – DKD1967 – DKK1965 – DKP1963 - DKQ7852 – DKT2166 – DKV1965 –– DKW0670 – DKW0767 – DKW1333 – DKW1961 – DKW3067 – DKW6961 - DKW6700 – DKW6767 – DKW7333 – DMD5821 – DSD1080 – DVE1J67 - EAS5663 - EDE1967 – EDU9847 – EDW1967 – EIX1964 – EJF1964 - ERD958 - EWM2368 – FDM0E67 - FJP1962 – FKV1966 – FRF1964 - FRM1959 – FTT1967 - FXQ1961 – GBJ1966 – GCV1967 - GCY1967 – GKK3415 – GKM2209 – GKT0J08 - GLA2951 - GLA9478 - GLD6188 - GLF1964 – GLQ4655 – GLX8107 – GMN1928 - GMN1961 - GNB1547 - GNB4772 - GNN9531 – GNO1962 - GNW1857 - GNX8865 – GOP1963 – GOX6651 – GPG8701 – GPL2240 - GPR5514 - GQB4311 - GRB1965 – GRG3799 – GRJ1957 – GRX7775 - GRX9189 – GRX9231 – GRY6259 - GRY9180 – GRZ3498 - GSC7741/GSC7H41 - GSG9467 – GSY5729 – GSY5915 - GTB7583 – GTK3053 - GTR1194 – GTT3752 – GTX3053 - GUB5887 – GUF7782 - GVB1967 – GVI1965 – GVR3561 – GVS1110 – GVW5285 – GWC7462 – GWF1077 – GWH1966 - GWH8797 – GWL4170 - GWL6988 - GWM7690 – GWO0538 - GWZ1958 - GXC6552 – GXI6759 - GXJ2024 – GXJ7754/GXJ7H54 – GXK7904 - GXP0043 – GZE9810 – HCA1958 – HFG1965 – HFR4C65 - HLD7561 – HLT5I77 - HMP1453 – HMS0211 - HTC5828 – HVB4604 - HVQ1967 – HWU9603 - HZH1961 – IBT1810 – ICR5152 - IDB1831 – IDH2887 – IDI3390 - IDO8449 – IEC0791 – IEC2180 - IEI7684 – IEP9038 - IES7810 – IFB1962 – IFC3147 - IFE8730 - IFV7909 – IFZ2300 – IGR5576 - IGR7908 – IGX2G79 - IHD0713 - IHE9965 – IHG5503 - IHL3366 - IHN4146 – IHN7658 – IHO0B78 - IHS1120 - IHU6183 – IHV5790 – IHV7548 – IIA6058 - IIC0924 – IIE6714 – IIF2756 – III1509 - IIJ0106 – IIJ9488 - IIP0596 – IIP7604 – IIQ5441 – IIR5107 – IIS5940 - IIU9793 - IIW9123 – IIX9134 - IJE3214 – IJM5298 - IKC5703 - IKF2353 – IKK2918 – ILU3269 - IMA1967 – INV9209 - IPX1966 - IRF0848 – IYV2D85 - IZU1I45 - JAO1961 - JAS1967 – JAU1965 - JDP7820 – JDY 7028 - JEI1967 – JEK7843 – JFA8640 – JFD0833 – JFF5801 – JFJ 1228 - JFP1962 – JFQ2643 – JFS2285 - JGB3778 – JGI7255/JGI7C55 - JGO6448 - JGP1963 – JIN1966 – JJV1967/JJV1J67 - JKQ7919 – JWH2043 - KBF8862 – KBR8777 - KFK5977 – KJI8460 - KPS0222 - KSB1188 – KSC1962 – KSN0880 - KSV6431 – KTC0509 - KTJ0391 – KTK1313 - KTO9256 - KTR2117 – KTT3830 – KUG5B06 - KUP5505 – KVA5598 – LDN4389 – LDR0869 – LDW3226 - LDW4958 - LEN8953 – LZS7638 - LZY9436 – MAE 1842 - MAE2441 – MAQ7184 – MAS1966 – MAW8572 – MAY1397 - MBA8556 – MBD1965 – MBJ1059 - MBJ7526 - MBQ4937/MBQ4J37 – MBQ5917 - MIA5790 – MIJ2384 - MLV1965 – MTM9114 – NFI5141 - OGT4749 - PBR1918 - PXN8891
Total: 376 exemplares
Última atualização em 2 de novembro de 2024
Faltou a minha 1965 primeira série GMU 9353
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