Em setembro de 2014 - vide HISTÓRICO DO BLOG (canto superior direito) publiquei matéria sobre os valentes DKW, aqui produzidos desde 1956 e que foram evoluindo e diversificando a linha até 1967, quando foi absorvida e liquidada pela Volkswagen, não por acaso a sua maior concorrente.
A VEMAG (Veículo e Máquinas Agrícolas) produziu no Brasil, sob licença, modelos da alemã DKW que se destacavam pela robustez e pelo inusitado motor de 2 tempos e 3 cilindros, com o óleo misturado à gasolina - o que explica a fumaça azul que saía do escapamento...
A linha "nacional" era composta por uma perua 2 portas (Vemaguet), um sedan 4 portas (Belcar), um sedan 2 portas para concorrer no segmento premium (Fissore) e um jipe com tração 4x4 ou 4x2 (Candango).
Assim que deixaram de ser produzidos, em 1967, os DKW foram perdendo valor (à exceção da perua, que até experimentou uma valorização no mercado de usados). À rejeição seguiu-se o esquecimento, até que os colecionadores passaram a se organizar em clubes e a compartilhar peças e dicas de manutenção. Atualmente existem empresas especializadas na recuperação e confecção de peças, o que torna possível remontar um DKW e deixá-lo praticamente como novo.
Mas nem todos os proprietários pensam em devolver as características originais, enveredando pelo quase sempre tortuoso caminho da "personalização". Alguns poucos exemplares ficam bem interessantes - como por exemplo a picape derivada da Vemaguet. Há alguns exercícios de imaginação, que você confere a seguir.
Clique nas fotos para ampliá-las!
ABAIXO, UMA COLETÂNEA DE BELCAR CONVERSÍVEL
AGORA, É A VEZ DA PERUA VEMAGUET:
NEM O CANDANGO ESCAPOU...
Em outra oportunidade publicarei uma coletânea de versões artesanais de outros veículos DKW (Fissore perua, picape, 4 portas, tuning ou Limousine) e alguns Belcar com 2 portas, limousine, tunados, de corrida etc.
Não percam!
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