Acima, a primeira perua DKW, de 1956
PRIMEIRO CARRO NACIONAL
Pelos critérios da GEIA (Grupo
Executivo da Indústria Automobilística), o Romi-Isetta não foi considerado um
“carro” porque só tinha uma porta (dianteira) e 2 lugares. Assim, em 19/11/1956
coube à VEMAG a primazia de lançar o primeiro veículo nacional, o “DKW-VEMAG UNIVERSAL”, baseado na perua
Sonderklasse Kombiwagen Universal F-91 (fabricada na Alemanha de 1953 a 1955). De
1956 até meados de 1959 foi usado um motor de 896cc e 38 cv de potência pela
norma DIN (alemã). Depois passou a 981cc e 44 cv (mas aí a fábrica divulgava a
potência como 50 HP (sistema SAE, americano)... A transmissão e a suspensão da
F-91 eram alemãs, mas o índice de nacionalização do carro era de incríveis
54,3%. A grade do motor ajudou a dar-lhe o apelido de “risadinha” (o Toyota
Etios, lançado em 2012, deve ter buscado inspiração nela...). A 1ª marcha não
era sincronizada e as lanternas traseiras eram pequenas e redondas. A porta
traseira era repartida ao meio no sentido vertical. Em 1957 essa camioneta
sofreu pequenas alterações, como o desenho das portas traseiras, que abriam
verticalmente para os lados e passaram a abrir horizontalmente em duas folhas,
uma delas abrindo-se para cima e a outra, para baixo. Em 1958 a VEMAG passou a
fabricar um sedan e uma camioneta baseados na família F-94, mais moderna que a
F-91. No segundo semestre a perua “DKW-Vemag Universal” deu vez a uma camioneta
mais moderna, derivada do F-94 alemão, com grande índice de nacionalização.
Inicialmente se chamou “DKW-VEMAG”
e, a exemplo do sedã, era equipada com um motor de 900 cm³. A partir de 1959 a
Vemag adotou para toda a linha um motor 1000 mais potente, com exatos 981cc e
44 cv de potência (ou 50 HP), em substituição ao antigo, de 896cc e parcos 38
cv. Em 1961 a perua foi renomeada como VEMAGUET.
Em 1964 a 2ª série passou a se chamar "1001", e ficou marcada por
alterar o sentido de abertura das portas dianteiras, que deixaram de ser
"suicidas", passando a abrir para trás. Em 1965 o Lubrimat (mecanismo
que misturava automaticamente o óleo à gasolina – com 1 litro de óleo podia-se
rodar até 1.000 Km) passou a ser item de série em toda a linha de veículos. Em
maio de 1966 foi lançada a Vemaguet “S” (com motor de 60 HP, do Fissore). No
fim do ano foi lançada a renovada linha 1967 para o Belcar e a Vemaguet, que
receberam faróis duplos, nova grade dianteira e novos para-choques. As
lanternas traseiras ficaram maiores e envolventes. O sistema elétrico passou de
6 para 12 volts e foi equipado com alternador em lugar do dínamo. O diferencial
voltou a ser mais “longo”, passando a 4,7 k de redução, e possibilitou aumentar
um pouco as velocidades máximas sem alterar a aceleração. Foi o canto do cisne”
e o melhor F94 já produzido no mundo. Em dezembro de 1967 a Volkswagen encerrou
a produção dos valentes DKW (ao todo, 115.009 unidades foram produzidas – de
1956 a 1967). Mas em 1968 ainda foram comercializados 3.514 carros que existiam
no estoque...
Confira esta matéria completa acessando o histórico do blog - canto superior direito, mês de set/2014.
PICAPE DKW
Alguém já viu ou teve a oportunidade de ver uma picape ou uma caminhonete derivada da perua Vemaguet? A ideia não é de todo má, como veremos adiante.
A Vemag não chegou a produzir essas versões.
Pesquisando na internet, encontra-se uma incrível quantidade e variedade de Vemaguetes modificadas...
O espaço da caçamba parece ser suficiente para transportar cargas, mas se a finalidade da transformação era ter apenas um veículo "diferente", o objetivo certamente foi alcançado, com base nas fotos a seguir:
A Vemag não chegou a produzir essas versões.
Pesquisando na internet, encontra-se uma incrível quantidade e variedade de Vemaguetes modificadas...
O espaço da caçamba parece ser suficiente para transportar cargas, mas se a finalidade da transformação era ter apenas um veículo "diferente", o objetivo certamente foi alcançado, com base nas fotos a seguir:
Gostei das pick ups DKW. Algumas ficaram bem bacanas, como aquela 1967 amarela que parece bem feita. Já outras nota-se perfeitamente que foram feitas
ResponderExcluirlááááááá no fundo quintal. Será que não tem por aí pick up de Gordini??
Abraços do primo Dorian
Excelente matéria !
ResponderExcluirA foto lá no início da postagem, lá em cima, que mostra a primeira perua DKW fabricada no Brasil, aquela azul com bancos vermelhos, esse é o exemplar que pertence ao jornalista Flavio Gomes, não é ?
Gostaria de convidá-los a conhecerem meus blogs:
http://brasiliavermelha.blogspot.com
http://viajandopelomundodaimaginacao.blogspot.com.br
Abraço !
Tio Lulu, fico contente por visitar meu blog e deixar seu comentário. Vou visitar seu blog "com calma" e depois deixarei minhas impressões.
ResponderExcluirAbração.
Primo Dorian... acho que uima picape Gordini seria um horror...rsrsrsrsrs
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