segunda-feira, 6 de julho de 2015

PICAPE E CAMINHONETE DKW


 
Acima, a primeira perua DKW, de 1956
PRIMEIRO CARRO NACIONAL

Pelos critérios da GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), o Romi-Isetta não foi considerado um “carro” porque só tinha uma porta (dianteira) e 2 lugares. Assim, em 19/11/1956 coube à VEMAG a primazia de lançar o primeiro veículo nacional, o “DKW-VEMAG UNIVERSAL”, baseado na perua Sonderklasse Kombiwagen Universal F-91 (fabricada na Alemanha de 1953 a 1955). De 1956 até meados de 1959 foi usado um motor de 896cc e 38 cv de potência pela norma DIN (alemã). Depois passou a 981cc e 44 cv (mas aí a fábrica divulgava a potência como 50 HP (sistema SAE, americano)... A transmissão e a suspensão da F-91 eram alemãs, mas o índice de nacionalização do carro era de incríveis 54,3%. A grade do motor ajudou a dar-lhe o apelido de “risadinha” (o Toyota Etios, lançado em 2012, deve ter buscado inspiração nela...). A 1ª marcha não era sincronizada e as lanternas traseiras eram pequenas e redondas. A porta traseira era repartida ao meio no sentido vertical. Em 1957 essa camioneta sofreu pequenas alterações, como o desenho das portas traseiras, que abriam verticalmente para os lados e passaram a abrir horizontalmente em duas folhas, uma delas abrindo-se para cima e a outra, para baixo. Em 1958 a VEMAG passou a fabricar um sedan e uma camioneta baseados na família F-94, mais moderna que a F-91. No segundo semestre a perua “DKW-Vemag Universal” deu vez a uma camioneta mais moderna, derivada do F-94 alemão, com grande índice de nacionalização. Inicialmente se chamou “DKW-VEMAG” e, a exemplo do sedã, era equipada com um motor de 900 cm³. A partir de 1959 a Vemag adotou para toda a linha um motor 1000 mais potente, com exatos 981cc e 44 cv de potência (ou 50 HP), em substituição ao antigo, de 896cc e parcos 38 cv. Em 1961 a perua foi renomeada como VEMAGUET. Em 1964 a 2ª série passou a se chamar "1001", e ficou marcada por alterar o sentido de abertura das portas dianteiras, que deixaram de ser "suicidas", passando a abrir para trás. Em 1965 o Lubrimat (mecanismo que misturava automaticamente o óleo à gasolina – com 1 litro de óleo podia-se rodar até 1.000 Km) passou a ser item de série em toda a linha de veículos. Em maio de 1966 foi lançada a Vemaguet “S” (com motor de 60 HP, do Fissore). No fim do ano foi lançada a renovada linha 1967 para o Belcar e a Vemaguet, que receberam faróis duplos, nova grade dianteira e novos para-choques. As lanternas traseiras ficaram maiores e envolventes. O sistema elétrico passou de 6 para 12 volts e foi equipado com alternador em lugar do dínamo. O diferencial voltou a ser mais “longo”, passando a 4,7 k de redução, e possibilitou aumentar um pouco as velocidades máximas sem alterar a aceleração. Foi o canto do cisne” e o melhor F94 já produzido no mundo. Em dezembro de 1967 a Volkswagen encerrou a produção dos valentes DKW (ao todo, 115.009 unidades foram produzidas – de 1956 a 1967). Mas em 1968 ainda foram comercializados 3.514 carros que existiam no estoque...
Confira esta matéria completa acessando o histórico do blog - canto superior direito, mês de set/2014.

PICAPE DKW
Alguém já viu ou teve a oportunidade de ver uma picape ou uma caminhonete derivada da perua Vemaguet? A ideia não é de todo má, como veremos adiante. 
A Vemag não chegou a produzir essas versões.
Pesquisando na internet, encontra-se uma incrível quantidade e variedade de Vemaguetes modificadas...

O espaço da caçamba parece ser suficiente para transportar cargas, mas se a finalidade da transformação era ter apenas um veículo "diferente", o objetivo certamente foi alcançado, com base nas fotos a seguir:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    
 

4 comentários:

  1. Gostei das pick ups DKW. Algumas ficaram bem bacanas, como aquela 1967 amarela que parece bem feita. Já outras nota-se perfeitamente que foram feitas
    lááááááá no fundo quintal. Será que não tem por aí pick up de Gordini??
    Abraços do primo Dorian

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria !

    A foto lá no início da postagem, lá em cima, que mostra a primeira perua DKW fabricada no Brasil, aquela azul com bancos vermelhos, esse é o exemplar que pertence ao jornalista Flavio Gomes, não é ?

    Gostaria de convidá-los a conhecerem meus blogs:

    http://brasiliavermelha.blogspot.com

    http://viajandopelomundodaimaginacao.blogspot.com.br

    Abraço !

    ResponderExcluir
  3. Tio Lulu, fico contente por visitar meu blog e deixar seu comentário. Vou visitar seu blog "com calma" e depois deixarei minhas impressões.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Primo Dorian... acho que uima picape Gordini seria um horror...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir