A Willys Overland do Brasil - WOB foi fundada
em 26 de abril de 1952, com capital de 50 milhões de cruzeiros e acionistas
brasileiros (maioria) e americanos.
As atividades foram iniciadas em 1954, apenas
montando os jipes willys americanos (que vinham para cá prontos, mas
desmontados), comercializando-os com o nome “JIPE UNIVERSAL”.
Bastante adequado (e eficiente) para as
precárias estradas brasileiras, ele vinha com tração integral e motor 4
cilindros F-134 Hurricane, 2.150 dm3, que rendia apenas 73 hp.
Em 1957 o Jeep passou a ser produzido no Brasil
com um índice de nacionalização de 80%.
A partir de 1959 ele passou a usar um motor nacional, de 6 cilindros, 2.638 cm3 e 90 cavalos de potência, que era fundido em Taubaté/SP.
Ele era oferecido com tração em 2 ou nas 4 rodas e
a transmissão era sempre de três marchas, com redução.
Ele vencia os mais difíceis terrenos e superava
inclinações de mais de 70%. Para o Brasil-rural da década de 50, era o veículo que conseguia chegar "a qualquer lugar".

Essa reestilização foi exclusiva para os veículos brasileiros.
Em 1961 a WOB lançou a PICK-UP JEEP, que mais
tarde foi renomeada para F-75 (vide matéria mais adiante, neste blog).
Em 1962 surgiram outras duas versões, os (CJ-6)
M-101 de duas e quatro portas, com maior capacidade de carga (montado sobre o
chassi da Rural), chamado popularmanente de "JIPÃO" ou
"BERNARDÃO".
Em 1966 o Jeep (apelidado no Nordeste de
"CHAPÉU-DE-COURO") passou a ser montado também em Jaboatão,
Pernambuco, onde estava a primeira fábrica de automóveis do Nordeste, a
Willys-Nordeste, que também fabricou a Rural e Pick-up Jeep.
Acima, o painel minimalista, Abaixo, detalhe do estepe pendurado na lateral.
O valente Jeep permaneceu em produção até 1983,
equipado com o moderno, eficiente e mais econômico motor Ford 4 cilindros, do
Maverick.
Infelizmente saiu de produção - se permanecesse em linha,
certamente teria compradores interessados por muitos anos...
CONTINUA...
Muito boa matéria
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