Acima, a "nossa" Rural até 1959
(clique nas fotos para ampliá-las)
Em julho de 1956 a Willys Overland do Brasil
lançou a RURAL (idêntica ao modelo americano), equipada com a mesma mecânica do
Jipe.
Pesando 1.522 kg, podia transportar até 420 kg de
carga. A velocidade máxima era de 117km/h (baixa mas compatível com a proposta) e o veterano motor 6 cilindros acelerava de 0 a
100 km/h em 21,5 segundos.
Bastante espaçosa, a Rural acomodava bem até seis pessoas.
Um terceiro banco opcional podia acomodar mais três pessoas em condições
precárias.


Em 1964 a Rural ganhou novo estofamento, frisos
e grades brilhantes, assentos ajustáveis, suspensão mais macia e
aperfeiçoamentos mecânicos.
Em 1965 (como o jipe Universal) o câmbio
recebeu sincronização em todas as marchas. Suspensões dianteiras independentes
deram-lhe maior conforto e estabilidade.
O alternador passou a ser oferecido
opcionalmente.
De quebra, o utilitário ganhou um termostato para "regular a temperatura do
motor e garantir partidas mais rápidas".
A rural ganhou e a inscrição
"FORD" na tampa traseira e parte dos instrumentos do painel do Aero 2600. Acima e à direita, detalhe do
teto, que fica mais largo rumo à traseira.
Em 1967 - ano em que a Willys foi absorvida
pela Ford - novo câmbio sincronizado de 4 marchas para a versão 4x2, enquanto a
versão com tração integral (4x4) continuou com câmbio de 3 marchas.
No fim da década de 60 a Rural a Ford
disponibilizou o novo motor de 3.000cm3 e dupla carburação (140 cavalos), além
de um terceiro banco (opcional) no lugar reservado às bagagens.
Na década de 70 a versão 4x2 passou a ser a
mais vendida, dando a Rural um perfil mais urbano, “de família”, oferecendo o
veterano sistema de tração integral como opcional.
Em 1975 o o veterano motor 6 cilindros cedeu a vez ao moderno motor 4 cilindros,
2.300 cm3 e 91 cavalos, que também era oferecido para o Maverick.
Com vendas cada vez mais baixas, a Rural saiu
de linha em 1977 e os exemplares sobreviventes mantiveram o valor e continuam
sendo amplamente usados nas zonas rurais e exibidos nos encontros de carros
antigos como "relíquias".
Muito boa matéria
ResponderExcluirMuito boa matéria
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