quarta-feira, 11 de setembro de 2019

WILLYS/FORD ITAMARATY (1966 a 1971) - E CADASTRO NACIONAL

Para enfrentar o elegante Simca CHAMBORD e o FNM 2000 (antigo JK), em 1966 a Willys lançou uma versão luxuosa do Aero 2600.
Para se destacar do modelo que lhe deu origem, batizou-o (inteligentemente) com o nome ITAMARATY (o mesmo nome do palácio que abrigava o Ministério das Relações Exteriores). Logo se tornou o sonho de consumo da classe média-alta da época.
Para se diferenciar do Aero 2600, o ITAMARATY ganhou uma nova grade do motor, totalmente cromada, com faroletes redondos e lentes na cor amarela. 
A traseira recebeu novas e elegantes lanternas horizontais, com frisos cromados em toda sua extensão. No interior, estofamentos em couro e painel de jacarandá, além de materiais antitérmicos e anti-acústicos, deixaram-no ainda mais silencioso. O dínamo deu lugar ao alternador (mais leve e eficiente), e o modelo recebeu novos pistões, anéis, buchas de mancal etc, ficando mais suave e eficiente. O ar condicionado era um importante opcional, embora caro. Era, de fato, um luxo!
Em 1967 a capacidade do motor passou de 2600 para 3.014 cm3, com carburador de corpo único, subindo a potência para 132 HP. A velocidade máxima aumentou e passou a  ser de bons 155 Km/h. Além disso, recebeu nova grade do motor, formada por uma barra horizontal frisada com o medalhão aplicado no centro, faroletes retangulares, lanternas traseiras com maior área luminosa (luzes de ré agora rentes à placa), novos frisos laterais e logo "Itamaraty" aplicado nas colunas C.
Na lista de opcionais o Itamaraty adicionou o teto de vinil e o ar condicionado - foi o primeiro automóvel brasileiro a contar com essa opção de fábrica.
Em abril de 1967 o mercado recebeu com espanto a notícia de que a Willys-Overland do Brasil - que produzia a maior e mais diversificada linha de veículos de passeio e de uso misto, do Brasil - seria absorvida pela Ford. A Kaiser americana aproveitou uma conjuntura favorável e se desfez de suas fábricas de automóveis. O Gálaxie (lançado em abril de 1967) fazia sucesso, mas era um automóvel grande, caro, e de baixo volume de vendas. Os sedans médios Aero e Itamaraty atendiam às necessidades de famílias e a oferta de um carro menor e econômico estava em gestação na Willys (seria o Corcel, lançado em 1968).
A partir de 1968 o sedan passou a se chamar FORD ITAMARATY e, em 1969, recebeu discretíssimo redesenho da grade dianteira, novos limpadores do pára-brisa e novas calotas. Na parte mecânica, o motor, virabrequim e eixo traseiro foram reforçados e as juntas de vedação aprimoradas. O disco de embreagem ficou mais resistente e o carro recebeu freios do Gálaxie (maiores e mais eficientes). A fixação dos amortecedores foi modificada para proporcionar ainda mais conforto e estabilidade, e o eixo traseiro ganhou maior diâmetro. Os motores passaram a declarar potências de 130 hp (motor 2600) e 140 hp (motor 3000). Do Ford vieram o acabamento acolchoado do painel, as palhetas dos limpadores com maior área de varredura e novo trinco do porta-malas. Para baixar custos e situar os modelos num patamar abaixo do Gálaxie, o jacarandá foi substituído por plásticos com padrão imitando madeira.
Algumas pequenas alterações foram realizadas nos modelos da derradeira linha 1971: “olhos de gato” retangulares nos para-lamas traseiros, faroletes na cor âmbar e calotas do Gálaxie básico. 
Diante da concorrência do Dodge Dart, do Chevrolet Opala e do Gálaxie, o Itamaraty deixou de ser produzido em agosto de 1971, seguido do Aero no mês seguinte. 
Foram produzidos, ao todo, 17.216 Itamaratys (1966-1971).

PRODUÇÃO DE AERO E ITAMARATY (1960 A 1971):

CADASTRO NACIONAL DE ITAMARATY
 
Placas (cinzas, pretas ou Mercosul): AAA 0651 – ABT 7839 – ACI 6064 – AEQ 6308 – AFQ 2818 - AFR 1966 – AFV 7461 – AGE 7582 - AGG 7582 - AGJ 3932 – AHF 1968 – AHF 3264 – AHI 1581 - AHM 2040 – AHN 0610 - AHO 7140 – AHO 8868 - AII 2950 – AIL 3264 – AIP 2873 – AIT 1968 – AIT 8466 – AJB 5369 - AJU 1966 - AMY 1966 - ANP 1967 – APO 1970 – ARO 1971 – AVO 1705 – AWI 1969 – AWY 1966 - AZH 1971 – BAM 1968 – BAW 1967 - BDN 1967 - BIE 1967 – BJI 5397 - BJJ 1966 - BJK 3238 – BJL 3820 – BKP 8481 – BLK 5967 - BMI 1966 - BMK 6258 – BPP 0268 - BPV 6868 – BQE 3871 - BQI 1969 – BQR 1968 - BQR 5692 – BQV 3526 – BUF 3624 - BUU 5213 - CCC 2777 – CGD 1968 – CGG 1970 – CIA 0305 – CKA 1968 – CKG1786 – CLN 4656 – CMD 1967 - CMO 7090 – CPD 1967 – CQK 5706 – CQR 5694 - CQZ 6573 – CRA 2366 – CRD 1967 – CRE 0361 – CRU 5380 - CSN 6848 – CSS 2484 – CTD 1966 – CTH 0069 - CVC 0744 – CVC 1966 - CVH 7164 - CVJ 4681 - CVM 1966 - CVU 5344 - CWQ 2803 – CXG 2389 - CYC 1966 – CYE C6223 - CYF 6168 – CYS 3270 - DAE 1968 – DAX 6691 – DCH 8294 - DBI 7993 – DCW 1970 - DDM 2169 – DEJ 3837 – DES 0906 - DFL 1967 – DFW 1966 – DLR 3639 – DME 1970 – DQT 3966 – DUK 1967 - DZD 1970 - EAE 1896 – EFZ 1970 – EJT 1970 – EMJ 1967 – EXO 1966 - EYE 1967 - EYY 1966 - EZL 1967 – FIT 1968 – FKC 1967 - FOR 7070 – FWR 1966 – FXN 1969 – GER 1968 – GFJ 1970 – GGR 0835 - GGT 1966 – GJN 1968 – GKQ 0451 – GKT 1001 – GLB0279 - GLM 4596 – GLP 1971 - GLX 5117 – GMC 9374 – GMJ 4112 - GMQ 3224 - GNG 1966 – GNI 6174 - GNP 9183 – GOW 1776 - GPR 4897 – GPU 3280 - GQN 4499 – GNJ 6736 - GRB 7035 – GRG 1422 – GRG 1967 – GRM 8370 – GRB 1969 - GRT 1969 – GSJ 8627 – GSP 1166 – GSP 1968 – GTR 8052 - GUE 1967 – GUH 1808 - GUS 6886 – GUZ 3656 - GWF 0407 - GWF 2629 – GWK 0375 - GWL 7662 – GWM 9780 – GWS 2651 - GWX 3109 – GXK 4367 - GXK 8812 – GXP 3813 – GXP 9756 – GZD 7827 – GZG 7346 - HAD 1971 – HAM 1182 - HAT 1839 – HCQ 6113 – HDD 3463 – HGU 1967 – HQZ 1634 - HRC 1967 - HSE 1969 -  HVQ 6377 – IBR 5845 – ICI 5890 – ICJ 5912 – ICO 0297 - ICX 4861 – IDF 3354 -  IDK3354 - IFR 5976 – IFY 2471 – IGE 4641 – IGW 8574 – IHM 9822 - IHU 2783 - IHX 1968 – IHZ 0254 – IIW 9685 - IJB 3670 - IJE 0175 – IJG 9484 - IJO 1968 – IKD 2236 – IKR 5656 - IKR 9461 – ILM 4368 – ITM1967 – IWK 6520 - IWV1552 - IXX 1969 – JED 9229 – JES 4459 – JFA 7948 - JNS 8085 – JWF 8549 - KCI 3838 – KCO 1967 - KGF 9782 – KGJ 6324 – KPS 0381 - KQA 8551 – KSB 9421 - KSG 6486 - KSK 1975 – KSP 0652 – KSY 1202 - KSZ 0277 – KTN 8666 – LDK 0840 – LDN 5938 - LDN 8977 - LDQ 5004 - LDT 6566 – LDV 1743 – LIB 2996 –- LVP 2545 - LXW 1842 - LYZ 8544 – LZF 2634 – LZT 0728 – LZT 4078 – MAA 2021 – MAO 1967 – MAR 3350 - MCJ 1968 - MFM 1968 - MGY 1971 – MQA 8162 - MXY 0808 – NGZ 1968 – PFP 4418 – PYA 5018 - QNB8724.

Total: 244 exemplares

Última atualização em 11 de maio de 2022.

Um comentário:

  1. Estou vendendo minha Itamaraty 1966, em perfeito estado.
    silvio_hein@hotmail.com

    ResponderExcluir