segunda-feira, 11 de junho de 2018

FORD GALAXIE E LANDAU STATION WAGON

A linha Galaxie/LTD/Landau foi produzida de 1967 a 1983. 
Quando estreou no Brasil no fim da década de 1960 o Ford Galaxie era, sem sombra de dúvida, o maior e melhor carro nacional. Grande, espaçoso, macio, silencioso, bonito, moderno, robusto... eram adjetivos que seis anos mais tarde seriam ofuscados com a crise do petróleo. Aí, seu maior defeito (consumo elevado) acabou prevalecendo sobre as demais qualidades. Ainda assim, apesar da crise que vitimou os V8 no Brasil, dezenas de milhares desse carrão foram vendidas, e poderiam ter sido ainda mais se a Ford tivesse oferecido outras versões além do sedan 4 portas. Afinal, nos EUA o modelo foi oferecido com 2 portas, conversível e station wagon (perua).  
A Ford do Brasil chegou a construir uma perua (foto ao lado) visando a sua utilização como ambulância, mas - a exemplo do que aconteceu com a perua Simca Jangada - o projeto também não vingou. Esse segmento foi muito bem atendido pela Chevrolet Veraneio...
O fato é que, em um país carente de novidades por conta da proibição de importações de veículos até o começo da década de 1990, muitas peruas Galaxie foram construídas artesanalmente, mas a maioria foi utilizada no serviço funerário, e não como ambulância...

Confira a seleção abaixo (CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS):

 
 
 
 

2 comentários: