sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

20 de janeiro - DIA NACIONAL DO FUSCA

Hoje é o comemorado em todo o Brasil o DIA NACIONAL DO FUSCA (58 anos!). Quem não conhece ou não possui histórias para contar envolvendo o simpático sedan de 2 portas?
Ele foi produzido pela Volkswagen em diversos países, por décadas, e as muitas atualizações não o descaracterizaram totalmente (ao contrário do que outras montadoras fizeram e fazem com seus carros, como o Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Fiesta e outros - cujas gerações atuais nada tem a ver com as das épocas de seus lançamentos).
O carro foi desenvolvido na Alemanha, na década de 1930, mas teve sua produção interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Em 1949, os primeiros exemplares  importados chegaram ao país. Eram resistentes e muito econômicos em comparação com as enormes banheiras norteamericanas, e logo conquistaram o coração do consumidor brasileiro. 
Aqui, mais de 3 milhões de unidades  foram produzidas na fábrica da VW em São Bernardo do Campo/SP, nos períodos de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996
Mesmo defasado tecnologicamente, aqui ele massacrou o maior rival (Renault Dauphine/Gordini - 1959 a 1968) e foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para outro carro da marca, o Gol, que por sua vez foi por 27 anos o carro nacional mais vendido.
No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003. O último exemplar saiu da fábrica mexicana de Puebla. 

FUSCA ALEMÃO 1959 À VENDA, EM BRASÍLIA:

 
 
Tratar: (61) 99966-3442 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

FORD GALAXIE CONVERSÍVEL

Os fãs brasileiros do enorme Galaxie e suas variações LTD e Landau (1967-1983) devem lamentar o fato de a Ford ter se limitado a produzir a versão sedan 4 portas. 
As reestilizações da frente e da traseira nunca afetaram a parte central do carro e talvez aí resida o grande "enigma" que cerca o modelo.
Tudo bem que a Chrysler fez o mesmo com o arquirrival Dodge (Dart e demais variações), empregando o mesmo artifício de redesenhar apenas as partes frontal e traseira. Mas é fato que existiram Dodges com estilo cupê (2 portas) e sedan (4 portas). O Charger ainda tinha uma interessante rabeta na capota que o tornava ainda mais exclusivo.
A Ford chegou a cogitar o lançamento de uma perua Galaxie, mas o protótipo limitou-se à produção de uma versão ambulância, que ainda existe nos dias de hoje - e muito bem preservada. Mas a versão Cupê 2 portas e também conversível jamais foram oferecidas no Brasil, razão pela qual o Galaxie acabou rotulado como "carro de Dirigente".
No Brasil - terra de criativos lanterneiros - surgem aqui e ali algumas versões artesanais do Galaxie conversível, que compartilho aqui com vocês: